A Stellantis, grupo que lidera quase 25% do mercado automotivo na América do Sul e detém gigantes como Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, realmente está entrando com tudo no universo elétrico.
Recentemente, a internet viralizou as primeiras fotos de um desses modelos, revelando a aparência do SUV que é o primeiro carro 100% elétrico da Jeep.
Os teasers já tinham começado a aparecer no começo deste ano, mas o lançamento do carro deve vir apenas no ano que vem, talvez ainda no 1º semestre.
Leia também: Jeep Commander tem reajustes de até R$ 11.870 e encosta nos R$ 307 mil
O Jeepster é um “Júnior“?
Embora o grupo já tenha experiência com soluções totalmente elétricas (como a do Peugeot e-2008), e a própria Jeep já conte com sistemas híbridos (como a Grand Cherokee 4xe e o Compass 4xe), é a primeira vez que esta se aventura no universo 100% elétrico.
O que também compõe a meta da Stellantis de se tornar completamente neutra de carbono até o ano de 2038. A própria RAM 1500, marca subsidiária da Fiat e parte do grupo, já foi confirmada em modelo elétrico para 2024 ou antes.
Seja como for, apesar de alguns flagras e das fotos já liberadas pela própria montadora, o novo Jeep 100% elétrico ainda não teve confirmação nem do seu nome.
Há rumores de que ele pode se chamar Jeepster. Internamente fala-se que ele está sendo chamado de “Project 516” ou mesmo de “Júnior”.
De fato, em termos de dimensões o modelo fica abaixo do Renegade, somando algo em torno de 4 metros de comprimento.
Leia mais: Jeep Wrangler 2022 chega mais tecnológico
A produção e o design
Tudo indica que a produção do novo Jeep ocorrerá na Polônia, em Tychy, e talvez também na Índia. Embora destinada a mercados do mundo todo, sua comercialização aqui no Brasil ainda é um suspense, e segundo boatos já teria sido até descartada.
Pelas fotos, a carroceria quadrada, os faróis retangulares (filete superior horizontal em LED nos dianteiros) e o design geral não fogem ao estilo da marca. Sem falar nas sete fendas da grade dianteira fechada, onde agora aparece um “e” azul, indicativo da solução elétrica.
Leia mais: Jeep Renegade e Compass ficam até R$ 6.790 mais caros
Eletrificação e motorização
Já que falamos sobre o Peugeot e-2008, sua plataforma e-CMP pode ser uma das soluções para a eletrificação do novo Jeep. A Citroën também já vem usando essa linha 100% elétrica, com bateria de 50 kWh e autonomia de 320 km (ciclo WLTP).
Outra possibilidade é a plataforma STLA Small, que chega a uma autonomia de 500 km. Aliás, ela suporta a tração integral (AWD), que já é uma marca da Jeep, ao passo que a CMP original não foi projetada para isso.
Mas ainda não há confirmação sobre qual das duas sairá, ou qual virá primeiro, dependendo do caso. Alguns dizem que se houver um novo Jeep 100% elétrico com tração integral, deve ser apenas em 2024.
Por fim, se nos basearmos no motor do Peugeot e-2008, estamos falando de algo em torno de 136 cv de potência e, de torque, 26,5 kgfm.
Leia mais: Jeep Commander: novas entregas só em 2023