Você está prestes a fazer o simulado do Detran? Chegou ao lugar certo. Para te ajudar separamos algumas das questões sobre placas de trânsito que mais caem nas provas para que você saiba o significado de cada uma delas e não erre nesse momento tão importante.
Placas de advertência
Você sabe para que elas servem?
Elas possuem a função de alertar os motoristas e pedestres sobre situação que podem ser perigosas na via. As placas de advertência são utilizadas em rodovias e vias urbanas, elas não causam multas aos condutores, pois possuem somente a intenção de avisar.
A sinalizações de advertência são apresentadas nas cores amarela e preta, porém, em caso de obra, ela possui o fundo laranja. Confira:
Questões sobre as placas de advertência:
É frequente a questão falando sobre essa placa. Então lembre-se, ela representa: “Curva acentuada a direita”.
A questão que apresenta essa imagem, questiona sobre o que se trata. Tal placa adverte ao condutor que existe uma depressão. Caso não saiba o que significa, essa placa trata de comunicar que em frente tem um desnível na estrada. Sendo assim, ao avistar esse informativo, reduza a velocidade para evitar acidentes.
Essa questão apresenta a placa com algumas opções que podem confundir, no entanto, é importante lembrar que se trata de um cruzamento de vias.
Placas de Regulamentação
Você sabe para que elas servem?
Elas possuem o intuito de informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou até mesmo as restrições no uso das vias. Diferente das placas de advertência, caso essas sejam desrespeitadas o condutor corre risco de receber penalização por infringir as leis de trânsito.
Questões sobre as placas de regulamentação:
Ao aparecer essas placas, é provável que o exercício solicite para que assinale a alternativa correta que apresenta a sequência de significados, ou seja, a primeira placa representa que é proibido retornar à direita, a segunda estacionamento regulamentado e a terceira trata-se de uma proibição de curvas a esquerda, ou seja, o condutor não pode virar para a esquerda naquele ponto da via.
A questão que abordar essa placa, normalmente tem como intuito que você informe o nome correto dessa placa e terá algumas informações que poderão te confundir. Porém, ela significa o comprimento máximo permitido.
A placa acima simboliza a “Curva à esquerda”, porém suas alternativas são parecidas o suficiente para que induza ao erro. Sendo assim, lembre-se de seu significado e não confunda com curva acentuada.
Placas de Indicação
Você sabe para que elas servem?
Essas placas são diferentes das outras, elas são divididas em grupos, mas de uma forma geral elas identificam as vias e os locais e auxilia os condutores sobre os percursos. Além disso, podem também ser educativas com avisos sobre os comportamentos adequados no trânsito e apresentar os locais onde possam ter serviços auxiliares mostrando a distância e direção e atrações turísticas.
Questões sobre as placas de indicação:
Normalmente as questões que envolvem essas placas são com base nos serviços auxiliares aos usuários. Entretanto, não tem um padrão das que mais caem nessa categoria, sendo assim, orientamos que verifique atentamente cada serviço apresentado, pois facilitará no momento de identificá-los.
Dicas gerais para as questões:
- Confira atentamente as imagens e classificações de cada placa.
- Se houver placas semelhantes, foquem nos detalhes e grave a diferença para não se confundir.
- Pense nas placas que viu durante os momentos em que trafegava por algum local.
- Lembre-se que as placas de regulamentação e advertências são nomeadas com códigos alfanuméricos. Normalmente as de regulamentação com a letra ‘R’ e as de advertência com a letra ‘A’.
- As placas de regulamentação possuem cores vermelhas e ao relacionar a cor com as punições, poderia lembrar que elas geram punições e as amarelas, poderiam expressar a ideia de atenção.
- Lembre-se de não confundir as placas de identificação com as de indicação.