Você sabia que no mercado já existem pneus à prova de furos? Você conhece o mecanismo de funcionamento desses produtos e como eles conseguem ser tão resistentes?
Não é segredo que as condições das estradas brasileiras não são as melhores. Nas cidades, também é comum a falta de manutenção do asfalto. Essas condições trazem perigos para a sua segurança, principalmente porque os pneus estão totalmente à mercê de estradas cheias de buracos.
Um pneu danificado é um custo a mais no seu orçamento familiar. Dependendo do seu carro, você terá que desembolsar no mínimo R$500,00 para trocar um pneu furado. Mas… e se existisse um pneu que realmente não fura e ainda por cima seu processo de fabricação é mais ecológico?
Vamos tratar exatamente sobre pneus, furos e vamos discutir quando esta novidade será lançada no mercado.
Lembre-se que na Karvi você encontra diversos modelos de carros. Visite nosso site!
Michelin Uptis: o futuro dos pneus
A Michelin foi a empresa que descobriu o formato ideal para a construção de pneus à prova de furos, o Michelin Uptis.
São pneus projetados para eliminar qualquer problema “relacionado ao ar”, como furos e vazamentos. Esse pneu sempre andará cheio. Ao mesmo tempo, eles se destinam a fornecer recursos de direção que são comparáveis aos de um pneu convencional.
Entre os vários avanços na elaboração do conceito do pneu sem ar, a descoberta veio com o desenvolvimento do composto de borracha e vidro. Quando aberto em fatias e visto de lado, a parte inferior da parede lateral mais próxima da roda é preenchida com pontos brancos cercados por borracha.
Esses pontos são as pontas dos “fios de vidro” que envolvem o pneu. Elas substituem as cintas de aço e os cabos de fibra encontrados em um pneu radial típico. O padrão distinto em forma de V lateral dos “raios” do pneu também difere bastante do modelo de pneu convencional.
Na verdade, a quantidade de material usado para criar o pneu à prova de furos é maior do que um pneu pneumático normal, mas é comparável a um pneu run-flat. No entanto, nesse caso, o run-flat precisaria ser substituído.
Com um pneu não pneumático como o Michelin Uptis, os furos simplesmente não afetam em nada o pneu – basta puxar o prego e pronto. Não há necessidade de troca de pneu ou de um pneu run-flat muito caro.
No fim das contas, com um pneu deste calibre, haverá menos desperdício criado com menos pneus estragados. É possível que, futuramente, esses pneus à prova de furos possam ser reformados ao invés de simplesmente trocados, como fazemos nos pneus comuns.
Pneus a prova de furos e mais seguros
A fabricante Michelin não afirma que os pneus Uptis são mais confortáveis que seus pneus convencionais. Por outro lado, ela reforça os benefícios de usar um pneu com altíssima resistência e maior segurança.
Mas por que os pneus Uptis são mais seguros? Como são à prova de furos, eles não correm o risco de estourar na estrada ou furar enquanto o carro está em alta velocidade. Mas não é só isso.
As paredes laterais desses pneus são mais rígidas, o que traz maior aderência junto ao solo. Com isso, as frenagens são mais assertivas e o condutor ganha maior segurança ao conduzir o veículo, inclusive em alta velocidade.
Na chuva, a segurança na direção também é maior. Com os sulcos mais largos, a água escoa com maior facilidade. E seu desgaste, como é muito menor, faz da direção em condições adversas se tornar fácil, inclusive em terreno off-road.
Quando esses pneus sem furos serão lançados?
A questão é: quando esses pneus estarão disponíveis no mercado? Tudo indica que teremos que esperar mais! A Chevrolet anunciou o interesse em colocar esse tipo de pneu a prova de furo em seus carros.
Grande parte dos testes já foram realizados e, pelo que parece, a montadora americana aprovou. Porém, antes de 2024 não haverá nenhum lançamento com este pneu a prova de furos
Mas ainda temos muitas questões a fazer sobre essa nova tecnologia lançada pela Michelin. O seu preço seria viável para a realidade brasileira? Os pneus convencionais já são caros o suficiente para o consumidor. Um produto como o Michelin Uptis teria qual valor no mercado?
Também tem a questão do conforto e da dirigibilidade. Uma coisa é testar esses pneus nas estradas dos Estados Unidos. Será que eles se adequam bem à realidade brasileira, com estradas cheias de buracos e outras condições adversas?
São questões que ainda não temos respostas. O mais importante de tudo é que esse tipo de novidade, quando possuem preços convidativos, agrada muito o consumidor que é apaixonado por carros.
E se você está buscando carros seminovos que tenham a garantia de modelos recém saídos da fábrica e que não apresentem problemas, confira nosso catálogo completo de veículos certificados clicando aqui.