Sem dúvida nenhuma nós podemos dizer que a Fórmula 1 é um esportes automobilísticos mais populares do mundo, conquistando milhares ou milhões de fãs por todo o planeta.
Fato curioso é que muitos imaginam apenas marcas de cunho esportivo nesta categoria de automobilismo, mas não é isso que acontece. Na realidade, também existem marcas consideradas mais “convencionais” que participam da Fórmula 1, logicamente dirigidas por suas divisões ou equipes esportivas.
E então, você sabe quais marcas de carro participam da F1? Descubra isso agora!
Mercedes-AMG
AMG é a divisão esportiva da Mercedes-Benz, conhecida pela alta performance em diversos carros de rua, inclusive vendidos no Brasil.
A Mercedes-AMG pertence ao grupo Daimler e foi fundada em 1967 como uma preparadora dos modelos da Mercedes, que acabou comprando-a totalmente em 2005, após ter adquirido parte das ações em 1999.
A primeira disputa na Fórmula 1 ocorreu em 1954, já com vitória. Em seguida após a temporada de 1955, abandonou o campeonato e voltou à disputa apenas em 1994, com equipe própria em 2010.
Principais Pilotos
O principal piloto da marca é o britânico Lewis Hamilton, de 37 anos, que atualmente faz companhia ao também britânico George Russell, de 24. Antigamente, pilotos alemães como o Nico Rosberg e o Michael Schumacher também disputavam o título através da montadora alemã Mercedes.
Scuderia Ferrari
Fundada em 1929, a Scuderia Ferrari é simplesmente a construtora (nome dado às marcas da categoria) mais famosa da Fórmula 1, sendo também a mais antiga presente nessa categoria.
Durante algum tempo se envolveu em escândalos por direcionar ordens para Rubinho Barrichello e Felipe Massa cederem a vitória aos seus parceiros de equipe, Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente.
Principais Pilotos
Atualmente, o monegasco (nascido em Mônaco) Charles Leclerc, de 24 anos, e o espanhol Carlos Sainz Jr, de 27, disputam o título através da Ferrari. No passado, o austríaco Niki Lauda (falecido em 2019) e o francês Alain Prost também marcaram a divisão esportiva da montadora italiana.
Schumacher também passou pela Ferrari, assim como os brasileiros Rubinho Barrichello e Felipe Massa.
McLaren
A equipe foi fundada em 1963, estreando na Fórmula 1 após 3 anos. Seu fundador, o neozelandês Bruce McLaren, também era piloto da construtora, mas infelizmente faleceu tragicamente em um acidente no circuito de Goodwood, localizado no Reino Unido.
Principais Pilotos
Um dos pilotos mais icônicos que já passaram pela história da marca inglesa é o brasileiro Ayrton Senna, que posteriormente recebeu uma homenagem da montadora, quando fez um carro superesportivo com seu nome, chamado de McLaren Senna.
O brasileiro Emerson Fittipaldi também já participou da equipe, assim como o francês Alain Prost, o finlandês Mika Häkkinen e o britânico James Hunt. Na temporada de 2022, o britânico Lando Norris, de 22 anos, e o australiano Daniel Ricciardo, de 32, representam a construtora.
Aston Martin
A montadora inglesa também participa da Fórmula 1 até hoje, começando seus trabalhos em 1959. Porém, essa trajetória inicial durou pouco, saindo de cena após a temporada de 1960. Depois de se tornar parceira da Red Bull em 2016, seu retorno como equipe foi anunciado apenas em 2020, para a temporada 2021.
Justamente por ter pouco tempo de competição, a Aston Martin ainda não venceu nenhum título.
Principais Pilotos
Os pilotos que mais marcaram a carreira da marca foram o britânico Roy Salvadori e o icônico norte-americano Carroll Shelby. Para a temporada de 2022, o alemão Sebastian Vettel, de 34 anos, e o canadense Lance Stroll, de 23 anos, foram escolhidos para integrarem a equipe.
Alfa Romeo
A história da Alfa Romeo na Fórmula 1 começou lá em 1950, já ganhando seu primeiro título, com a segunda vitória no ano seguinte. Porém, entre 1952 e 1977 a marca deixou de disputar a corrida, retornando apenas na temporada de 1978, saindo novamente em 1985.
Após isso, sua volta foi ocorrer apenas em 2018, em parceria com a Sauber, então com o nome “Alfa Romeo Sauber F1 Team”. Como equipe seu retorno aconteceu apenas em 2019, quando a Sauber foi rebatizada de “Alfa Romeo Racing”.
Principais Pilotos
O primeiro título foi conquistado pelo italiano Giuseppe Farina, mas outros pilotos como o argentino Juan Manuel Fangio e o italiano Luigi Fagioli também marcaram a história da equipe.
Para a temporada de 2022, o finlandês Valtteri Bottas (32 anos) e o chinês Guanyu Zhou (22 anos) foram convocados para disputarem a vitória.
Alpine
A Renault/Alpine estreou na Fórmula 1 em 1977, sendo pioneira ao utilizar um motor turbo em seu carro. Primeiramente ela disputou a corrida até 1985, nos anos seguintes ofertando motores para diversas equipes, voltando a concorrer apenas em 2002, depois de comprar a Benetton e então durando até 2011.
Neste mesmo ano passou a se chamar Lotus Renault, fruto de uma parceria das marcas. Entre 2012 e 2015 foi substituída pela Lotus F1 Team, e voltou à F1 em dezembro de 2015 (quando comprou a Lotus) usando o nome Renault novamente até 2020, o qual foi trocado novamente para Alpine na temporada de 2021.
Principais Pilotos
Na temporada atual, a equipe da Alpine é composta pelo espanhol Fernando Alonso (40 anos) e pelo francês Esteban Ocon, de 25 anos.
Anteriormente, os seguintes pilotos também já passaram pela equipe: o alemão Nelson Piquet Jr, o australiano Daniel Ricciardo, o francês Jean-Pierre Jabouille e o também francês Alain Prost.
Outras Montadoras
Embora atualmente não estejam presentes, outras marcas de carro já participaram da Fórmula 1, veja:
- Maserati: ela esteve presente no primeiro Grande Prêmio da Fórmula 1, deixando de fazer parte da modalidade em 1960.
- Porsche: a trajetória da montadora alemã foi feita entre 1958 a 1964, e desde então, nunca retornou à F1 como equipe.
- Lamborghini: como equipe a montadora de esportivos não obteve um bom resultado em 1991, mas participou entre 1990 e 1993 como fornecedora de motores.
- Lotus: sua estreia ocorreu em 1958, e acabou deixando a Fórmula 1 em 1994, retornando apenas em 2010 e saindo novamente em 2015.