Por mais que atualmente essa busca seja menor, muitos consumidores optam por modelos com proposta esportiva, seja com alterações mecânicas ou apenas com retoques visuais que remetem à esportividade.
Com base nesse fator nós preparamos um ranking dos 8 modelos mais baratos do mercado brasileiro com proposta esportiva.
Regras para definição do ranking
Como os carros realmente esportivos são extremamente caros, listamos alguns modelos convencionais que contam com versões esportivas (Com alterações mecânicas) ou “esportivadas” (Somente com visual esportivo).
Confira então o ranking com 4 esportivos e 4 esportivados:
Modelo | Preço Inicial | Conjunto Mecânico |
Esportivos | ||
Renault Sandero R.S. | R$98.790. | 2.0 Aspirado MT6 |
Volkswagen Polo GTS | R$133.550. | 1.4 Turbo AT6 |
Volkswagen Virtus GTS | R$139.850. | 1.4 Turbo AT6 |
Volkswagen Jetta GLI | R$202.550. | 2.0 Turbo DSG – 6 |
Esportivados | ||
Chevrolet Onix RS | R$90.430. | 1.0 Turbo AT6 |
Hyundai HB20 Sport | R$93.690. | 1.0 Turbo AT6 |
Fiat Argo HGT | R$94.890. | 1.8 Aspirado AT6 |
Toyota Corolla GR-S | R$170.890. | 2.0 Aspirado CVT |
Esportivos
Começaremos falando daqueles que realmente possuem alterações mecânicas para entregar uma dirigibilidade mais esportiva.
Renault Sandero R.S.
O esportivo mais barato de todo mercado brasileiro é o Sandero! Essa configuração tem valor atual de R$98.790.
A versão R.S. ganha além de um visual apimentado, um motor exclusivo.
Ela utiliza o 2.0 aspirado, que rende potência máxima de 150cv com etanol e 145cv com gasolina, aos 5.750rpm. Já o torque é de 20,9 kgfm ou 20,2 kgfm, respectivamente, e é entregue em 4.000rpm.
O câmbio é manual de 6 marchas, algo que é muito raro atualmente em carros mais caros, já que os consumidores estão dando preferência para os automáticos.
No design é possível diferenciá-lo facilmente dos outros Sandero, pois conta com rodas de liga-leve exclusivas, retrovisores pintados em preto, adesivos laterais com o nome “Renault Sport”, aerofólio em preto, DRL alocado no para-choque dianteiro (Também exclusivo), grade dianteira com design exclusivo, saias laterais e elemento esportivo no para-choque traseiro.
Na cabine estão presentes os bancos únicos com detalhes em vermelho, volante com costura vermelha e logotipo R.S., soleiras “Renault Sport” e detalhes em vermelho para as saídas de ar e o painel de instrumentos.
Para proporcionar uma experiência ainda mais divertida, o Sandero R.S. é assinado pela divisão de performance Renault Sport, contando com acertos exclusivos nesse quesito.
Desempenho
0 a 100 km/h: 8s.
Velocidade Máxima: 202 km/h.
Volkswagen Polo GTS
Embora seja o segundo esportivo mais barato, sua diferença em relação ao Renault é de quase 35 mil reais! A versão GTS 1.4 250TSI Automática é a mais cara possível da linha Polo, custando R$133.550.
Também não é difícil reconhecer a versão esportiva do hatch, mas os mais leigos podem não notar as diferenças ao visualizar a traseira, já que ela traz mudanças mais sutis em relação às outras versões. Uma das mudanças mais visíveis é a saída dupla de escapamento com acabamento cromado, mas há também as exclusivas lanternas em LED, o aerofólio pintado em preto e um detalhe em “colmeia” na região inferior do para-choque.
A lateral traz os retrovisores pintados em preto e as rodas de liga-leve com design exclusivo, que são R17 na configuração original ou R18 quando equipado com um opcional.
A dianteira entrega a maior divergência, pois conta com faróis full LED com friso vermelho interligando-os, badge GTS e para-choque com design único em black piano.
O interior traz elementos discretos, com detalhes em vermelho no console central, nas saídas laterais do ar-condicionado e também no volante. O maior destaque fica por conta dos bancos com design próprio.
O motor utilizado é o muito conhecido na linha Volkswagen: 1.4 250TSI turbo de 150cv com qualquer combustível entre 1.500rpm e 4.000rpm. O torque chega aos 25,5 kgfm (G/E), disponível entre 1.500rpm e 3.800rpm.
A transmissão é a mesma de outras versões, automática convencional de 6 marchas.
Desempenho
0 a 100 km/h: 8,4s.
Velocidade Máxima: 207 km/h.
Volkswagen Virtus GTS
Quase todas as características do Polo estão presentes também no Virtus GTS. A grande diferença é o espaço interno e a capacidade maior no porta-malas, além do preço mais alto.
O design dianteiro é idêntico, enquanto a traseira é praticamente igual ao modelo “convencional”. As únicas alterações são o spoiler pintado em preto e dois detalhes nas extremidades do para-choque, também em black piano. Ao contrário do que acontece no Polo, as lanternas traseiras do Virtus não contemplam nenhuma luz em LED.
O conjunto mecânico é igual, assim como o interior.
O preço do Virtus GTS 1.4 250TSI automático é de R$139.850, R$6.300 a mais que o hatch.
Desempenho
0 a 100 km/h: 8,7s.
Velocidade Máxima: 210 km/h.
Volkswagen Jetta GLI
Outro Volkswagen! Nessa geração o Jetta já foi ofertado em algumas configurações diferentes, como a 250TSI, a Comfortline e a R-Line. Porém, atualmente a montadora alemã optou por vender apenas a mais cara GLI, que traz motorização exclusiva e proposta esportiva.
O motor é o ótimo 2.0 350TSI, turbo somente à gasolina que rende 230cv entre 4.700rpm e 6.200rpm, enquanto o torque atinge entre 1.500rpm e 4.600rpm, 35,7 kgfm.
O câmbio é automatizado de dupla embreagem com 6 marchas, apelidado pela Volkswagen de DSG.
O design contempla na dianteira, grade com acabamento preto e friso vermelho, badge GLI, faróis full LED (Com exceção da luz de seta) e para-choque exclusivo.
Já a traseira recebe apenas a dupla saída de escapamento separada e um singelo spoiler na cor da carroceria.
O Jetta GLI 2.0 350TSI DSG parte de R$202.550.
Desempenho
0 a 100 km/h: 6,8s.
Velocidade Máxima: 250 km/h.
Esportivados
Nós já vimos os carros esportivos mais baratos do Brasil, mas agora é o momento de conferir os esportivados mais acessíveis, que geralmente possuem valores mais baixos pela simplicidade na modificação.
Chevrolet Onix RS
O Onix RS é o esportivado mais em conta do mercado atual, mesmo que seu preço não seja muito baixo. A Chevrolet cobra por essa configuração RS 1.0 Turbo Automática, R$90.430.
Além de ser o mais acessível, é também o que entrega o visual mais distante das versões convencionais da linha, o que mostra um grande trabalho da montadora americana.
No visual, essas são as exclusividades: faróis e DRL com máscara negra, retrovisores e teto pintados em preto, grade dianteira com desenho exclusivo, saias laterais, símbolos da Chevrolet em preto, para-choque dianteiro remodelado, aerofólio exclusivo em preto e para-choque traseiro com detalhe único.
Em contrapartida, o lado de dentro do Onix RS fica devendo mais agressividade, já que conta apenas com simples detalhes em vermelho.
Infelizmente o motor é o mesmo de outras opções da gama, mas isso não significa que ele seja ruim. Embora o desempenho não seja tão negativo, o seu foco é o baixo consumo de combustível, fazendo com que o Onix seja um dos carros mais eficientes do Brasil.
Estamos falando de uma motorização 1.0 turbo de 116cv (E/G) aos 5.500rpm com torque de 16,8 kgfm no etanol e 16,3 kgfm na gasolina, entregues em apenas 2.000rpm! A transmissão é automática do tipo convencional com 6 velocidades.
Bem que a montadora poderia equipar o hatchback com o motor 1.2 turbo utilizado no irmão maior Tracker.
Desempenho
0 a 100 km/h: 10,1s.
Velocidade Máxima: 187 km/h.
Hyundai HB20 Sport
O Hyundai HB20 também é outro modelo que possui uma versão com pegada esportiva, mas limitada ao design mais apimentado.
Partindo dos R$93.690 na alternativa Sport 1.0 Turbo Automática, ele é o segundo esportivado mais barato oferecido atualmente em terras brasileiras.
No exterior nós podemos destacar os retrovisores pintados em black piano, o para-choque dianteiro com friso vermelho na região inferior, a grade em preto, as rodas de liga-leve com design exclusivo, o aerofólio em preto, as saias laterais e o elemento em vermelho no para-choque traseiro.
Na cabine os típicos acabamentos em vermelho também estão presentes, mas igualmente sutis, assim como no Chevrolet Onix.
O conjunto mecânico também não recebe alterações, continuando com o 1.0 TGDI, turbo de 120cv (E/G) em 6.000rpm e 17,5 kgfm (E/G) aos 1.500rpm.
O câmbio é automático de 6 marchas.
Desempenho
0 a 100 km/h: 10,7s.
Velocidade Máxima: 190 km/h.
Fiat Argo HGT
Se você gosta do Argo HGT 1.8, é melhor já encomendar o seu modelo em alguma concessionária da Fiat, pois além do preço que aumenta frequentemente, ele sairá de linha em breve!
É bem provável que a versão HGT ainda continue no catálogo do hatchback Argo, mas a motorização 1.8 utilizada atualmente deve ser descontinuada muito em breve, já que as novas normas de emissões que entrarão em vigor em 2022 deverão decretar o fim do velho 1.8 E.torQ!
O ponto positivo é que ele deve ser substituído por uma motorização muito mais eficiente, tanto no quesito consumo quanto no desempenho. Ele passará a ser equipado com o 1.0 turbo que estreou no Pulse.
De qualquer forma o 1.8 E.torQ ainda equipa alguns modelos da Fiat, rendendo potência máxima de 139cv (E) e 135cv (G) aos 5.750rpm. O torque máximo alcançado é de 19,3 kgfm (E) e 18,8 kgfm (G), em 3.750rpm.
Assim como Onix e HB20, o câmbio é automático de 6 marchas.
As alterações não param no design, pois a suspensão possui uma calibração específica. Porém, essa é a única mudança além do visual, que traz como destaque os apliques e uma faixa em preto no para-choque dianteiro, saída de escapamento e rodas de liga-leve com designs únicos, para-choque traseiro exclusivo, aerofólio em black piano, teto e retrovisores em preto e contorno de todo o carro em plástico preto.
O interior é um ponto forte do Argo, mas na configuração HGT só traz o painel com detalhe em vermelho como diferença.
Para estacionar um Argo HGT 1.8 Automático em sua garagem é preciso desembolsar R$94.890.
Desempenho
0 a 100 km/h: 10,4s.
Velocidade Máxima: 191 km/h.
Toyota Corolla GR-S
Por último, como carro mais caro entre os 4 esportivados mais acessíveis, encontramos o sedan médio da Toyota.
Como essas versões esportivadas estão ficando cada vez mais raras de encontrar, o Corolla GR-S é incrivelmente 76 mil reais mais caro que o Fiat Argo HGT! Isso significa que seu valor começa em R$170.890.
O visual externo entrega como exclusividade os dois para-choques com design exclusivo, spoiler traseiro pintado em preto, rodas de liga-leve com desenho próprio, retrovisores em black piano e badges com o nome da versão.
O interior conta com detalhes em vermelho nas costuras dos bancos, do volante e do painel, mas é bem parecido com outras versões.
O motor continua o mesmo 2.0 aspirado de 177cv (E) e 169cv (G), entregues em altos 6.600rpm. Enquanto isso o torque é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis, disponível em 4.400rpm.
A transmissão é automática do tipo CVT, e no Corolla simula 10 marchas.
Desempenho
0 a 100 km/h: 9,5s.
Velocidade Máxima: 205 km/h.
*Dados estimados, pois a Toyota não divulga os números oficiais.