Independentemente da gravidade do acidente, ninguém está realmente preparado para ele. A qualquer momento, o motorista pode encontrar obstáculos na pista e/ou chuva forte, o que dificulta a aderência das rodas ao asfalto. Nesses momentos, o freio ABS pode ser a diferença entre um acidente acontecer ou não.
Em sistemas de frenagem tradicionais, a velocidade das rodas não é monitorada. Portanto, é necessário que o motorista controle a quantidade de força que exerce no pedal do freio para evitar o travamento das rodas e, ao mesmo tempo, aproveitar ao máximo o desempenho da frenagem. No entanto, em uma frenagem de emergência, o motorista exige muito do psicológico, o que dificulta o controle preciso do pedal.
O que é ABS?
O freio ABS (Antilock Braking System) ou sistema de frenagem antibloqueio criado pela Daimler e Bosch em 1978, tem como sua principal função evitar que as rodas travem durante frenagens bruscas para ajudar a reduzir acidentes ou, ao menos mitigar danos.
Com isso deve-se ficar atento ao painel do veículo, aonde o ABS é identificado por uma luz amarela que traz exatamente a sua sigla. Assim que ligar o carro e a luz acender e logo em seguida se apagar, significa que o sistema está em perfeito estado. Porém, caso essa luz mantenha-se acesa pode haver algum problema no sistema.
Como funciona o ABS?
Para isso, o sistema utiliza uma série de sensores nas rodas para monitorar a velocidade e transmitir esses dados à central de controle. Quando for detectada alguma indicação de que algo não está de acordo com o padrão pré-configurado, este controle funcionará, alterando individualmente a pressão enviada ao freio e evitando o travamento.
O que acontece quando o ABS funciona?
Em seu funcionamento, as principais características do ABS sentidas pelo motorista são a vibração do pedal do freio e o forte ruído do pedal. Portanto, se o pedal vibrar durante uma frenagem forte, não se assuste porque essa é uma característica de funcionamento do sistema. Se essa situação não acontecer, significa que o ABS não vai atuar porque a velocidade não é suficiente, mas ele continuará monitorando a velocidade das rodas mesmo assim.
Como devo fazer manutenção do freio ABS?
No entanto, o ABS tem um problema: sua manutenção requer especialistas. Recomendamos que não tente mexer sozinho nos freios do carro, pois mesmo trocar as pastilhas pode danificar alguns sensores ou deixar o sistema inoperante.
E quais são as principais vantagens desse sistema?
Comparado com os sistemas tradicionais, o ABS traz muitos benefícios – além do fato de que as rodas não travam. Um dos principais motivos é a redução do tempo de frenagem que, segundo os especialistas, pode ser reduzido em até 30%, o que é essencial no processo para desviar de obstáculos em uma manobra de emergência. Além disso, quando integrado com sistemas como o controle eletrônico de estabilidade (ESP), a possibilidade de escorregar nas curvas é bastante reduzida. Quando um carro não tem ABS, e entra numa situação de frenagem na qual as rodas estão travem, independente do movimento do volante, o veículo tende a se deslocar em linha reta, aumentando o espaço necessário pra frenagem e não permitindo que se desvie de um obstáculo.
Qual é a eficiência desse sistema?
Segundo levantamento do Instituto de Segurança Rodoviária (IIHS), instituto norte americano que avalia a segurança no trânsito, o sistema pode reduzir em até 37% os acidentes de trânsito. Pesquisa realizada pelo Instituto Avante Brasil constatou que o país ficou em quarto lugar no ranking de acidentes de trânsito. A taxa de mortalidade por 1.000 carros dirigidos é de 0,66. Qualquer ferramenta que ajude a reduzir o número de ocorrências é bem-vinda e vale a pena.
Os freios ABS são obrigatórios, por lei, no Brasil em todos os carros desde 2014, fato que ajudou a aumentar muito a segurança no trânsito nos últimos anos. O ABS é um item muito importante para ajudar a evitar que um acidente aconteça, e consequentemente, salvar vidas. Andando junto com as boas práticas ao volante e manutenções preventivas, podemos fazer o trânsito do nosso país cada vez melhor e deixar de fazer parte dos rankings negativos.
Quando você for comprar um carro 0km não precisa se preocupar que todos os modelos terão freios ABS, assim como se o modelo for 2014 ou mais novo. No caso de modelos de modelos mais antigos é bom ficar atento se ele oferece ou não os freios ABS. Na Karvi você acha o modelo ideal para você com todas as informações necessárias para sempre fazer a melhor compra.