É fundamental entender melhor quais são os custos de manutenção de um carro. Seja de um veículo que você já comprou, ou até mesmo antes de decidir pela compra.
Sem falar que há fatores mais recorrentes, como óleos e filtros. Mas também os mais esporádicos, como pneus, alinhamento, balanceamento e afins. Abaixo, você verifica em detalhes o que levar em conta para não ter imprevistos.
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Muito além do preço original do carro
O maior problema ao falar sobre os custos de manutenção de um carro, é que alguns gastos podem ser “ocultos”. Ou seja, eles podem não ser tão explícitos quanto o valor que se paga na aquisição do veículo, por exemplo.
Ou ainda, tão claros quanto o custo com combustível. No entanto, eles pesam no orçamento e acabam impactando toda sua economia. O que no médio e longo prazo pode prejudicar suas finanças, sejam elas individuais ou familiares.
Portanto, o primeiro passo antes de se comprometer é saber que o preço do próprio carro é só o primeiro passo. Então, ao decidir comprar um veículo, não leve em conta apenas esse gasto inicial. Se o automóvel for parcelado, aí o peso é maior ainda, naturalmente.
Mas mesmo que seja à vista, isso não vai evitar outros gastos. Os quais podem ser anuais, como seguro e certos reparos, impostos e taxas. Mensais, como manutenções, revisões periódicas ou depreciação. E diários, como combustível, lavagem, estacionamento e afins.
Os custos de manutenção do carro
Como vimos acima, os gastos gerados por um carro podem ser diários, mensais ou anuais. Quando falamos dos custos de manutenção especificamente, esses gastos se reduzem a variáveis menores.
Basicamente, entram na categoria “manutenção” os reparos. Além das revisões que não estão incluídas no que a fábrica cobre como garantia (quando se trata de carro novo). Para deixar esse custo claro, podemos pegar o exemplo do Chevrolet Onix 2022 1.0:
Revisão (Quilometragem) | Custo |
10.000 km | R$ 372 |
20.000 km | R$ 692 |
30.000 km | R$ 580 |
40.000 km | R$ 760 |
50.000 km | R$ 556 |
60.000 km | R$ 692 |
Total | R$ 3.652 |
Essa é a tabela de revisões da própria fábrica, portanto você pode (e deve) levá-la em conta antes de comprar. Considere também a versão do carro, como neste caso, em que falamos do 1.0 (aspirado). Já o Onix 1.0 Turbo teria números levemente alterados.
Agora, como entender melhor as demais manutenções que ficam além da revisão de fábrica? Naturalmente, elas variam consideravelmente de carro para carro. Basta considerar, por exemplo, a troca de pneus de um carro de entrada e um de luxo.
Então, para não se perder nesse meio, uma dica de ouro é listar os itens que exigem troca mais frequente. Como óleos, filtros e mangueiras. Depois já viriam itens com troca ou manutenção mais espaçada, como amortecedores, molas e afins.
Por fim, tome nota também dos próprios pneus. O que já permite listar também suspensão, alinhamento e balanceamento. Assim você terá um controle bem maior dos custos de manutenção do seu carro, concorda?