Mesmo com um segmento que não vive seus melhores dias, o Brasil ainda é um dos maiores mercados de automóveis do mundo.
E isso é mostrado pela lista dos carros mais vendidos da história da indústria automobilística nacional até hoje. Nessa lista foi considerada a soma total de forma aproximada das vendas dos carros pelo nome, independente de versões de ano ou opcionais.
10 carros mais vendidos do Brasil
1º Volkswagen Gol
Foram cerca de 6,9 milhões de unidades, em um período de 1980 até hoje. O Gol foi um grande marco e até hoje é um fenômeno de vendas mundial. Foi lançado em 1980 no projeto BX, ele coleciona mais de 8 milhões de unidades produzidas em todo o país.
Desde então, cerca de três gerações e muitas remodelações ocorreram. O custo de manutenção é baixo e a mecânica é simples e assertivo
2º Fiat Uno
Foram cerca de 3,2 milhões de unidades, em um período de 1984 a 2021. Primeiro projeto global italiano a ser oferecido no Brasil. Foi um grande rival do Gol por décadas. Possui a manutenção barata, mecânica simples e com baixo custo e mesmo sendo compacto, é extremamente eficiente. Garantindo um espaço interno razoável.
3º Volkswagen Fusca
Cerca de 3 milhões de unidades, em um período de 1959 a 1996. Durante muito tempo só se via Fusca nas ruas brasileiras, possuía uma mecânica simples e robusta. Mesmo com o passar do tempo o Fusca continuou muito querido pelas pessoas, como consequência conseguimos encontrar muitos pelo mercado.
4º Fiat Palio
Cerca de 2,5 milhões de unidades, em um período de 1996 a 2017. Chegou no Brasil no ano de 1996 para concorrer no segmento de compactos e rapidamente tornou-se um dos veículos mais vendidos no Brasil. Entre as qualidades, está o ótimo custo benefício, ergonomia eficiente, variedade e suspensão.
5º Chevrolet Celta
Cerca de 1,7 milhões de unidades vendidas, em um período de 15 anos. A GM constatou a necessidade de expandir sua linha de compactos e lançou um modelo de entrada. Foi o primeiro veículo a ter opção de venda pela internet e durante os 15 anos ficou no pódio de veículos mais vendidos do país, disputando com Gol e Palio. Foi substituído pelo Onix.
6º Chevrolet Chevette
Cerca de 1,6 milhões de unidades, nos anos de 1973 a 1993. Tornou-se um dos carros mais vendidos do país em todos os tempos. Carro de entrada e mais acessível da marca no Brasil, o Chevette também caiu nas graças do mercado com sua mecânica robusta.
Com motor 1.4 e tração traseira, ainda era dotado de um câmbio, considerado de engates fáceis. Nesta primeira fase teve também variante hatch e no fim da vida o fraco motor 1.0.
7º Chevrolet Corsa Sedã/Classic
Foram 1,5 milhões de unidades, nos anos de 1995 a 2016. O bom custo-benefício fez a primeira geração conviver com a segunda. O Corsa Sedan II foi lançado em 2002 e a GM mudou o nome do antigo com o “sobrenome” Classic. Dois anos depois passou a ser chamado apenas de Classic.
Com o fim do motor 1.6, passou a ser o sedã mais barato da marca no país. Devido ao custo benefício, o Classic durou mais que a segunda geração do Corsa Sedan, que se despediu em 2012. O velho sedã dos anos 1990 ainda passou por uma reestilização e ganhou airbag duplo e freios ABS na linha 2013, antes de deixar de ser produzido, em 2016.
8º Volkswagen Kombi
Produziu cerca de 1,5 milhões de unidades, em um período de 1950 a 2013. A Kombi era um veículo robusto, versátil e de baixo custo. Possuía a capacidade de carga de até 1 tonelada e não houveram automóveis para competir com ela em seus 60 anos de vida útil no país.
O motor 1.2 de 36 cv de potência ainda era importado. Só em 1967 o modelo começaria a ter o motor 1.5 de 52 cv. Passou tam´bém pelo 1.6 com injeção eletrônica e se despediu usando o 1.4 flex resfriado a água.
9º Ford Corcel
Foram 1,3 milhões de unidades vendidas entre 1969 a 1985. Um carro quatro portas, com um motor 1.3, além de possuir um bom espaço interno, o nível de acabamento chamou a atenção.
A primeira fase do Corcel durou até 1977 e assinalou mais de 650 mil unidades emplacadas. A segunda geração (Corcel II) tinha design mais moderno e dimensões maiores, em apenas 10 meses vendeu mais de 100 mil unidades.
10º Ford Fiesta
Com 1,2 milhões de unidades em um período de mais de 20 anos. Em 1995 o Fiesta apareceu no País como um projeto da Ford Europeia na terceira geração. Entre várias gerações, motores e versões o hatch permaneceu até 2019, quando deixou de ser produzido e a Ford fechou a fábrica de São Bernardo do Campo (SP).