O primeiro passo é entender o que é a via, sendo assim, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, via é a superfície em que permite o trânsito de veículos, pessoas e animais, ou seja, toda a parte da pista, calçada, acostamento, canteiros e etc.
Além dessa classificação, a via pode receber inúmeras características, por sua localização em área urbana ou rural. A via urbana pode ser definida de inúmeras formas, porém a que viemos falar hoje é da via de trânsito rápido.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
O que é a via de trânsito rápido?
Essa definição de via, é caracterizada por ter acessos especiais que garantem o trânsito livre, nestes casos, não possuem interseções em nível, ou seja, não existem cruzamentos e não é permitido trânsito de pedestres no local.
Quais as velocidades da via de trânsito rápido?
De acordo com o CTB, em casos de falta de sinalização em uma via de trânsito rápido a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, já a velocidade mínima é de 40 km/h.
Exemplos de vias caracterizadas como trânsito rápido em SP e RJ
Para que consiga fixar ainda mais em cabeça essa questão de vias de trânsito rápido, trouxemos alguns exemplos para vocês.
Em São Paulo temos a pista expressa da Marginal Tietê e Pinheiros que auxilia paralelamente às outras vias. Porém, não é permitido o fluxo de motocicletas há alguns anos. Mas há pouco tempo o governo permitiu fazer um teste que foi até dia 13 de junho de 2022, com motos que possuem mais de 500 cilindradas. Algo que, no caso, já exclui a maior parte de motociclistas da frota paulista.
Porém, vale enfatizar que as motos só estão permitidas aos finais de semana (das 6h de sábado até 20h de domingo) e em feriados (das 6h até 20h).
Ao transitarmos pelo Rio de Janeiro, podemos encontrar mais vias de trânsito rápido, sendo elas: Aterro do Flamengo, Linha Vermelha e Amarela. Essas pistas no RJ possuem a velocidade entre 90km/h a 100km/h, fazendo com que o trânsito flua de forma rápida.