O mercado de hatches é bem grande em nosso país, pois muitas vezes eles são mais baratos que os outros segmentos.
A categorias de hatchbacks subcompactos, por exemplo, é responsável por trazer os dois carros 0km mais baratos do Brasil, sendo a porta de entrada para quem busca um veículo novo mas precisa gastar o mínimo possível.
Além desse nicho mais acessível, existem outros modelos mais caros e mais completos em diversos níveis de sofisticação. Para te ajudar a escolher um hatchback, confira um guia com pelo menos 1 modelo de cada segmento!
Hatch Subcompacto – Renault Kwid
Embora tenha uma construção simples até demais, o Renault Kwid ganha destaque por ser o carro 0km mais barato do Brasil na versão de entrada Life. O problema é que ela não possui praticamente nenhum item além do obrigatório por lei, então praticamente acaba sendo vendida apenas para frotistas.
A primeira opção da linha a entregar equipamentos mais interessantes é a Zen, que parte dos R$59.890. Além do preço relativamente atrativo no mercado de automóveis, o Kwid também ganha relevância pelo baixo consumo de combustível e pelo bom porta-malas mesmo sendo um subcompacto.
Ficha técnica do Renault Kwid
- Motores: 1.0 flex aspirado – 70cv e 9,8 kgfm.
- Transmissões: MT5.
- Preços: Entre R$48.790 e R$62.990.
Hatch Compacto – Hyundai HB20
O Hyundai HB20 briga no segmento de compactos-premium nas versões de topo, mas as mais básicas se enquadram entre as opções de hatches compactos.
A opção de entrada Sense possui detalhes de acabamento bem singelos, como rodas com calotas, e retrovisores e maçanetas sem pintura. Porém, o destaque é ofertar bons itens tecnológicos, como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, 4 airbags, rádio com Bluetooth e volante multifuncional.
Certamente a segunda versão, chamada de Vision, entrega um acabamento um pouco mais primoroso e mais equipamentos, mas a alternativa inicial pode ser uma ótima opção para quem está em busca de economizar.
Ficha técnica do Hyundai HB20
- Motores: 1.0 flex aspirado – 80cv e 10,2 kgfm / 1.0 turbo flex – 120cv e 17,5 kgfm.
- Transmissões: MT5, MT6 ou AT6.
- Preços: Entre R$67.390 e R$100.290.
Hatch Compacto Premium – Peugeot 208
É verdade que o Peugeot 208 decepcionou muitas pessoas em seu lançamento por ainda trazer um motor 1.6 aspirado, mas outras virtudes do modelo são muito convincentes e fazem com que ele mereça destaque neste guia, além de que ele deverá ganhar motor turbo no ano que vem.
Em sua versão mais cara Griffe o 208 traz equipamentos inéditos, como painel de instrumentos totalmente digital com tecnologia 3D, farol alto automático, teto panorâmico e reconhecimento de placas de trânsito.
Soma-se ao pacote os faróis full LED, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, sistema de permanência em faixa, 6 airbags e etc.
Mesmo com um porte relativamente pequeno, o hatch da Peugeot pode ser uma ótima opção de compra pelo custo-benefício, principalmente para quem faz questão de bastante tecnologia embarcada.
Vale lembrar ainda que o bônus que a montadora oferece na modalidade de e-commerce (Comércio eletrônico) pode chegar aos R$8.000 na alternativa de topo da gama.
Ficha técnica do Peugeot 208
- Motores: 1.6 flex aspirado – 118cv e 15,5 kgfm.
- Transmissões: MT5 ou AT6.
- Preços: Entre R$85.990 e R$107.990.
Hatch Médio – Chevrolet Onix
O Onix é um hatchback muito conhecido pelos brasileiros, afinal foi o carro mais vendido em nosso país durante muitos anos consecutivos.
Entre os seus pontos mais fortes, podemos destacar a boa relação entre custo e benefício, e o baixo consumo de combustível proporcionado pela motorização, seja ela aspirada ou turbo.
Como exclusividade a versão de topo Premier 2 entrega o Easy Park, nome que a Chevrolet dá ao sistema de estacionamento automático. Apesar de outros itens não serem exatamente exclusivos, eles também são muito bons, principalmente considerando o valor mais baixo que a maioria dos concorrentes.
Há por exemplo, faróis com projetor, carregador de celular por indução, central multimídia com sistema de concierge OnStar e internet nativa através de um chip, lanternas traseiras em LED, 6 airbags e etc.
Ficha técnica do Chevrolet Onix
- Motores: 1.0 flex aspirado – 82cv e 10,6 kgfm / 1.0 turbo flex – 116cv e 16,8 kgfm.
- Transmissões: MT6 ou AT6.
- Preços: Entre R$71.390 e R$100.240
Hatch Médio – Chevrolet Cruze Sport 6
Infelizmente o segmento de hatches médios foi se tornando cada vez mais raro aqui no Brasil, e atualmente, somente 1 modelo é ofertado. A única marca que ainda aposta nessa categoria é a Chevrolet, com o Cruze Sport6.
Até mesmo os sedans médios estão cada vez mais escassos, mas a diferença de vendas entre o Cruze hatchback e o sedan é muito grande. De acordo com a Fenabrave, de janeiro a novembro de 2021 foram 6.129 emplacamentos para o carro mais comprido e somente 1.664 unidades para o mais compacto.
Ao contrário do que costumava acontecer anteriormente, o Cruze Sport6 é ligeiramente mais caro que o sedan, mesmo com um porta-malas de capacidade bem mais reduzida.
Ficha técnica do Chevrolet Cruze Sport 6
- Motores: 1.4 turbo flex – 153cv e 24,5 kgfm.
- Transmissões: AT6.
- Preços: Entre R$130.400 e R$158.700.
Hatch Elétrico – Peugeot e-208
Os carros totalmente elétricos ainda são um pouco raros no Brasil, já que a estrutura de nosso país ainda não acomoda bem um número muito grande desse tipo de veículo, além de que eles ainda possuem um custo de aquisição muito alto por aqui.
Entretanto, esse mercado vem crescendo aos poucos e ultimamente têm recebido novidades mais constantes. O Peugeot e-208 é um deles, vendido em versão única no portfólio brasileiro da montadora francesa.
Seus aspectos são bem parecidos com os do 208 convencional, mas o elétrico adiciona alguns equipamentos mais sofisticados e pequenos detalhes no visual interno e externo.
Como dissemos anteriormente, esse tipo de carro ainda é muito caro, mas perante aos rivais ele conta com um bom custo-benefício.
Ficha técnica do Peugeot e-208
- Motores: elétrico – 136cv e 26,5 kgfm.
- Transmissões: AT1.
- Preços: R$244.990.
Hatchs lançamentos de 2022
Os segmentos que mais crescem são os de SUVs/Crossovers e picapes, mas também temos lançamentos de hatchbacks previstos para o ano que vem. Confira alguns deles!
Renault Kwid
Nós já citamos o Renault Kwid no começo deste guia, mas vale ressaltar que sua versão elétrica deve chegar em 2022.
Devido ao seu porte pequeno, já é de se esperar que ele seja um modelo mais acessível que os outros disponíveis no mercado, mas o que pode animar bastante os consumidores é a declaração da própria montadora francesa, onde afirmou que o Kwid será o carro elétrico mais barato do Brasil.
- Preço estimado do novo Renault Kwid: R$140.000.
Honda City Hatch
O City Hatch já foi revelado, mas seu lançamento oficial deve ocorrer apenas em março de 2022, portanto seus valores ainda não foram divulgados.
Como o sedan parte de R$108.300 e chega aos R$123.100, imagina-se que os preços do hatchback sejam bem próximos, possivelmente até um pouco mais baixos.
O City Hatch chegou para substituir o famoso Fit, que já estava bem defasado em relação aos concorrentes. A evolução está presente no visual, no refinamento, nos equipamentos e na motorização, embora ela ainda seja 1.5 aspirada.
Um de seus destaques é contemplar o pacote Honda Sensing, que inclui o piloto automático adaptativo (ACC), câmera de monitoramento de ponto cego, frenagem automática de emergência, farol alto automático e sistema de permanência em faixa.Motor: 1.5 flex aspirado – 126cv e 15,8 kgfm.
Citroën C3
A nova geração do Citroën C3 deve ser bem diferente da linha antiga, e uma das grandes novidades é que agora o design se inspira em um SUV, embora esteja bem longe de ser um.
Poucas informações foram reveladas até o momento, mas rumores apontam que a motorização pode ser a já conhecida 1.6 flex aspirada da linha Citroën, além do novo motor 1.0 turbo que estreou no Pulse.
A plataforma da nova geração é basicamente a mesma utilizada no Peugeot 208 (Chamada de CMP), porém mais simples.
Volkswagen Polo
O Volkswagen Polo também já é vendido em nosso país, neste caso desde 2017 nesta atual geração.
No ano que vem o modelo da montadora alemã deverá receber um facelift que o deixará com um design mais próximo de seu irmão maior Golf, que infelizmente já deixou o nosso mercado há algum tempo.
Essa atualização deve trazer os novos logotipos da montadora, faróis dianteiros e lanternas traseiras em LED, e também novos equipamentos, pois embora seja um modelo bem recheado atualmente, ele já está ficando para trás quando falamos de auxílios de condução como ACC, frenagem automática e etc.
Os motores provavelmente serão os mesmos já conhecidos atualmente: 1.0 turbo e 1.4 turbo.
Conclusão
Por mais que a moda do momento seja os SUVs e Crossovers, os hatches ainda possuem seu lugar no mercado, pelo menos por enquanto. Dizemos isso pois as montadoras já estão criando uma categoria de “SUVs” subcompactos, o que deixará esse estilo mais acessível e provavelmente roubará muitas vendas dos hatches.
Entretanto, um hatchback acaba sendo mais barato de produzir do que um SUV, o que significa que os segmentos mais acessíveis ainda devem trazer modelos desse tipo, mesmo que inspirados em um Sport Utility Vehicle.
Você pode conferir os preços e detalhes completos desses hatchbacks na Karvi. Oferecemos seminovos certificados que possuem garantia de um ano, para que você não tenha nenhuma preocupação com seu novo veículo.