Como os preços e as opções de mercado mudam com frequência, sempre existe a dúvida de qual carro comprar, e para te ajudar nessa tarefa nós montamos uma lista com os melhores (ou um dos) carros de cada segmento, geralmente aquele com a melhor relação entre custo e benefício.
Entretanto, antes de começar vale ressaltar que o fato de um certo carro não ser citado nessa lista não significa que ele seja uma opção ruim no mercado, já que o melhor carro para você depende de seus gostos e necessidades, por exemplo: uma picape cabine simples não conseguiria atender uma família grande, enquanto uma minivan provavelmente cumpriria isso com maestria.
Por outro lado, uma camionete desse tipo pode ser extremamente útil para quem trabalha com o veículo e precisa carregar bastante carga na caçamba.
O importante é você saber qual categoria é a mais adequada para você! Confira abaixo nossa lista.
Hatch Subcompacto
Renault Kwid
Embora ainda traga consigo o título de carro 0km mais barato de todo o país, o Renault Kwid perdeu sua versão mais básica quando ganhou um novo facelift, que o deixou muito mais moderno e também mais equipado.
Esse ganho de itens de série fez com que ele ficasse mais completo que o seu único concorrente direto, Fiat Mobi, em praticamente todos os quesitos. Podemos destacar, por exemplo, o DRL em LED para todas as versões, sistema start-stop, rodas de liga-leve, lanternas traseiras em LED, 4 airbags e câmera de ré.
Em relação ao modelo italiano, o Renault também leva vantagem no menor consumo de combustível e no porta-malas mais espaçoso, além do visual mais moderno.
Ficha técnica Renault Kwid
- Motores: 1.0 flex aspirado – 71cv e 10 kgfm.
- Transmissões: MT5.
- Preços: Entre R$59.090 e R$66.790.
Hatch Compacto
Hyundai HB20
Você não estará errado ao considerar as versões mais caras do HB20 como atuantes no segmento de hatches compactos-premium, mas as alternativas mais básicas acabam disputando em uma proposta mais acessível, sobretudo a Sense 1.0 Manual das fotos abaixo.
Mesmo assim ela consegue ser uma configuração relativamente completa considerando que se trata da mais básica. Há itens como volante multifuncional, rádio com Bluetooth, 4 airbags, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração.
Sua motorização também é bastante eficiente, entregando um desempenho agradável e um bom consumo de combustível. Com isso o HB20 se torna um carro bem gostoso de dirigir.
Ficha técnica Hyundai HB200
- Motores: 1.0 flex aspirado – 80cv e 10,2 kgfm / 1.0 turbo flex – 120cv e 17,5 kgfm.
- Transmissões: MT5, MT6 ou AT6.
- Preços: Entre R$70.690 e R$104.690.
Sedan Compacto
Fiat Cronos
O Cronos passava pela mesma questão que o Hyundai HB20, já que suas versões mais caras eram consideradas premium na categoria de sedans compactos. Porém, com a descontinuação do motor 1.8 aspirado, as alternativas mais refinadas deixaram de existir temporariamente.
A configuração mais interessante do Fiat é a S-Design, que segue com a mesma motorização das outras mas se destaca pelo design exclusivo com detalhes escurecidos e pela lista de itens de série mais extensa, trazendo até mesmo ar-condicionado digital e chave presencial, que se juntam a outros equipamentos como rodas de liga-leve R15, faróis de neblina, retrovisores elétricos com função tilt-down e repetidores de seta, câmera de ré e etc.
O conjunto mecânico também é bastante agradável considerando a proporção entre desempenho e baixo consumo.
Ficha técnica Fiat Cronos
Motores: 1.3 flex aspirado – 109cv e 14,2 kgfm.
Transmissões: MT5.
Preços: Entre R$80.325 e R$90.340.
Hatch Compacto-Premium
Honda City Hatch
O novo Honda City Hatch chegou para substituir o Fit, e está fazendo isso muito bem, já que traz muita tecnologia e modernidade a mais, além de upgrades no conjunto mecânico, segurança, conectividade, acabamento e conforto.
O modelo da montadora japonesa pode não agradar quem gosta de uma motorização mais apimentada e com desempenho empolgante, como os motores turbos. Todavia, o novo propulsor 1.5 aspirado garante um bom consumo e conforto ao trafegar, aliado ao câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável).
Entre os hatches compactos-premium atuais o City pode ser considerado um dos melhores, se destacando também pela modularidade dos bancos, sistema chamado de Magic Seat.
Ficha técnica Honda City Hatch
- Motores: 1.5 flex aspirado – 126cv e 15,8 kgfm.
- Transmissões: CVT – 7.
- Preços: Entre R$112.100 e R$120.300.
SUV/Crossover Compacto
Hyundai Creta
Uma das melhores opções deste segmento é o Hyundai Creta, pois embora traga um visual muito polêmico que divide opiniões, ele pode ser compensado pelo alto nível de tecnologia e segurança que o modelo possui nessa nova geração, entregando também um acabamento muito agradável visualmente, transmitindo uma ampla sensação de refinamento.
Seu conjunto mecânico evoluiu em comparação ao Creta antigo, mas ainda fica devendo melhores condições de desempenho e consumo, embora esteja longe de ser desagradável.
O espaço interno é bom, mas o grande destaque fica por conta dos recursos de condução semiautônoma, além do sistema de conectividade avançada e outros itens bastante modernos.
Ficha técnica Hyundai Creta
- Motores: 1.6 flex aspirado – 130cv e 16,5 kgfm (Antiga geração) / 1.0 turbo flex – 120cv e 17,5 kgfm / 2.0 flex aspirado – 167cv e 20,6 kgfm.
- Transmissões: AT6.
- Preços: R$104.390 (Antiga geração) / Entre R$115.490 e R$160.690.
Jeep Renegade
Decidimos citar dois modelos nessa categoria, afinal, existem muitos SUVs/Crossovers Compactos no mercado brasileiro.
O Renegade era duramente criticado por conta de sua motorização flex ultrapassada (1.8 E.TorQ), mas ao receber este facelift mais recente, passou a ser equipado com um propulsor 1.3 turbo em todas as versões, eliminando a opção do diesel que existia anteriormente. Ainda assim ele conta com tração 4×4 nas configurações de topo, algo exclusivo dentro de sua categoria.
A lista de equipamentos agora ficou bem extensa, trazendo recursos de condução semiautônoma desde a versão de entrada. Repetindo as características anteriores que já davam certo (como o design robusto, o bom acabamento e a tração 4×4) e adicionando a nova motorização, o Jeep Renegade é uma das melhores opções atuais entre a concorrência.
Ficha técnica Jeep Renegade
- Motores: 1.3 turbo flex – 185cv e 27,5 kgfm.
- Transmissões: AT6 ou AT9.
- Preços: Entre R$123.908 e R$164.136.
Picape Média
Ford Ranger
Mesmo que não receba grandes atualizações há algum tempo, a Ford sabe posicionar muito bem a Ranger com versões destinadas a cada tipo diferente de público, e 4 delas merecem destaque: a Black é voltada ao uso urbano e conta apenas com tração 4×2 (embora o motor seja diesel), a Storm traz o motor da versão de topo e uma personalização off-road, enquanto a FX4 entrega os mesmos aspectos, porém com mais equipamentos e refinamento.
Por último mas não menos importante, há a Limited, que atua no topo da gama e traz vários recursos de condução semiautônoma.
Visando tantos públicos diferentes, já que também existem outras versões além das citadas, fica difícil mencionar outra picape média a não ser a Ford Ranger.
Sua motorização ainda entrega bons números, e a suspensão é bem calibrada para ofertar um ótimo conforto considerando ser uma picape.
Ficha técnica Ford Ranger
Motores: 2.2 turbo diesel – 160cv e 39,3 kgfm / 3.2 turbo diesel – 200cv e 47,9 kgfm.
Transmissões: MT6 ou AT6.
Preços: Entre R$209.320 e R$313.590.
SUV/Crossover Médio
Jeep Compass
Assim como o Renegade, seu “irmão menor”, o Jeep Compass é uma excelente alternativa dentro de sua categoria de SUVs/Crossovers Médios.
A ideia de projeto é praticamente a mesma do compacto, trazendo inclusive o mesmo motor sob o capô das configurações flex. No mais os pontos positivos se repetem, como o acabamento, equipamentos, design, desempenho e conforto, logicamente sendo mais refinado em diversos quesitos, além do porte mais avantajado, garantindo um melhor espaço interno.
Não é atoa que o Compass é o carro mais vendido do segmento, afinal seu custo-benefício é realmente muito bom. E se o cliente optar por um SUV Médio com motor a diesel e tração 4×4, ele passa a ser a única opção disponível.
Ficha técnica Jeep Renegade
- Motores: 1.3 turbo flex – 185cv e 27,5 kgfm / 2.0 turbo diesel – 170cv e 35,7 kgfm.
- Transmissões: AT6 ou AT9.
- Preços: Entre R$161.472 e R$233.200.
Lançamentos Futuros
Chevrolet Equinox
O Equinox atua no mercado automotivo brasileiro há um bom tempo, mas já está ficando um pouco defasado na configuração atual. Justamente por esse motivo a Chevrolet havia anunciado o lançamento de um facelift para ele que chegaria até o final de 2021, algo que infelizmente foi adiado para este ano.
Em breve ele trará mudanças visuais, principalmente na dianteira, e uma adição de equipamentos de comodidade e conectividade. Contudo, a triste notícia é que o motor 2.0 turbo de 262cv ofertado inicialmente provavelmente continuará indisponível, restando apenas o 1.5 turbo de 172cv.
Citroën C3
A nova geração do Citroën C3, que agora fará parte de um segmento mais acessível, está prestes a iniciar suas vendas no Brasil, já que há alguns dias o Grupo Stellantis divulgou o início de sua fabricação em Porto Real, no Rio De Janeiro.
Confira nossa matéria mostrando todos os detalhes que já foram divulgados sobre o novo modelo da Citroën:
Jeep Compass 4XE
Também há pouco tempo a Stellantis confirmou a chegada ao Brasil de um Jeep 4XE, que indica a tração 4×4 em um modelo com propulsão elétrica.
Apesar de não ter confirmado exatamente qual de seus SUVs será o primeiro a receber essa motorização híbrida plug-in (que é recarregada na tomada), o próprio teaser divulgado pela montadora mostra diversas vezes o Compass.
De acordo com a Jeep, o lançamento deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, ou seja, até junho de 2022.
O conjunto mecânico contará com um motor elétrico de 60cv, alcançando 190cv ou 240cv ao total, a depender da versão. Provavelmente é a mais potente que desembarcará em nosso país, assumindo o posto de versão mais cara do modelo. Confira o teaser:
RAM 3500
Até o momento a RAM divulgou poucos detalhes sobre seu novo modelo, apenas confirmando sua chegada e divulgando um pequeno teaser.
Ao menos a motorização da RAM 3500 já foi divulgada: trata-se de um 6.7 Cummins turbodiesel de 377cv e 117,3 kgfm.
De acordo com a marca, a capacidade de carga chegará aos 1.752kg, ou seja, 664kg a mais que a RAM 2500, a maior picape oferecida atualmente no Brasil.
A capacidade de reboque também é mais generosa na 3500, com 9.021kg, o que significa 1.160kg a mais que sua “irmã menor”. Veja o teaser:
Volkswagen Tiguan Allspace
O Tiguan Allspace está temporariamente indisponível no Brasil faz alguns meses, e o mesmo deverá voltar a ser ofertado apenas em sua versão atualizada, que modificará ligeiramente o design, principalmente na dianteira.
É muito provável que o conjunto mecânico permaneça o mesmo, composto pelo motor 2.3 350TSI de 220cv e 35,7 kgfm, o qual trabalha juntamente com a transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, batizada de DSG.
Há ainda a tração integral 4Motion. Quando deixou de aparecer no site oficial da Volkswagen do Brasil, o Tiguan Allspace chegava próximo aos 250 mil reais em sua versão única com todos os opcionais, algo que indica um novo valor bem próximo aos 300 mil reais no modelo atualizado.
Peugeot 208
Atualmente criticado por ser equipado com um motor 1.6 aspirado mesmo na versão mais cara, o Peugeot 208 resolverá esse problema em breve, provavelmente ainda este ano.
O Grupo PSA (Peugeot e Citroën) agora faz parte do Grupo Stellantis (Fiat, Jeep, RAM, Dodge, Chrysler e Abarth), e por esse motivo ambos já começaram a compartilhar diversos pontos entre essas marcas.
Como o 1.6 THP da Peugeot é grande demais para o cofre de motor do 208, ele passará a ser equipado com o 1.0 T200 que estreou no Pulse, rendendo 130cv e 20,4 kgfm.
Honda HR-V
O HR-V já deixou de ser fabricado em nosso mercado de automóveis, atualmente sobrando apenas algumas unidades em estoque. Porém, uma nova geração será lançada este ano, de uma forma completamente diferente da atual, trazendo inclusive um visual ligeiramente coupé na traseira.
Quase nada foi revelado sobre o novo Honda, mas através do design é possível notar uma grande grade dianteira pintada na cor da carroceria, faróis full LED e lanternas traseiras interligadas.
A motorização também é um mistério, mas é possível que utilize o propulsor 1.5 turbo de 173cv e 22,4 kgfm, que já equipava o Civic e o HR-V nas versões Touring.
Conclusão
Estes são alguns dos principais segmentos de nosso mercado, onde mencionamos as (ou uma das) melhores opções de cada um deles. Esperamos que nossas escolhas tenham te ajudado a escolher seu próximo carro!