Modelo | Material | Vantagens |
Radical | Carreiras de aço e cabo de lona interior | Conforto, resistência e baixo consumo |
Diagonal | Lonas (de borracha, aço, nylon ou fibra de vidro) | Preço e durabilidade |
Se você está procurando por um novo conjunto de pneus, deve ter se deparado com a dúvida entre pneu radial ou pneu diagonal. Isso é de fato muito comum. Principalmente porque o consumidor quer saber todas as vantagens de comprar um produto e ainda ter a certeza que está levando qualidade e bom preço.
E quando se trata de pneus não é diferente. Até porque, você sabe, um jogo com 4 pneus não é nada barato… Mas nem é só preço que estamos falando. Afinal, o pneu é um item essencial para o funcionamento do veículo. Errar na compra significa menor segurança, maior gasto e possível “dor de cabeça”.
Pensando nisso, decidimos ajudar você a escolher o melhor tipo de pneu para o seu carro. E se você ainda tem dúvidas entre pneu radial e pneu diagonal, você verá no final do texto que esse é um dilema simples de ser resolvido.
Então vamos ao conteúdo!
O que é um pneu radial?
Um pneu radial apresenta camadas radiais transversais que funcionam na direção horizontal ao deslocamento. Isso garante menos aquecimento e um percurso mais suave.
Além disso, os pneus radiais são fabricados com as lonas colocadas radialmente, o que resulta em uma parede do pneu mais flexível.
Os pneus de tela diagonal são fabricados com as telas em disposição vertical, o que faz com que as paredes não sejam tão flexíveis. Mas vamos ver isso no outro tópico.
Pelo seu formato privilegiado, o pneu radial garante uma elevada aderência à estrada. Ele é construído para fornecer vida útil mais longa, bem como melhor dirigibilidade e durabilidade.
Por dentro, ele possui correias de aço que conferem rigidez, uma camada em espiral para maior durabilidade, uma parte lateral mais larga que protege o interior de choques e danos; sem abrir mão de flexibilidade, para proteger o interior e oferecer uma viagem confortável.
No geral, os pneus radiais também possuem em seu interior um cabo de lona, que é o corpo principal do pneu. Ele mantém melhor a pressão do ar e resiste bem a choques e instabilidades nas estradas.
E os pneus diagonais?
Os pneus diagonais são diferentes dos radiais principalmente por suas lonas interiores. A lona é uma camada dentro do pneu que pode ser construída com vários materiais, incluindo borracha, aço, nylon e fibra de vidro.
As camadas também podem consistir em uma combinação desses materiais. Depois que uma camada é colocada, outra camada é adicionada por cima. As lonas múltiplas oferecem versatilidade e durabilidade ao pneu, e essas lonas mudam com base no uso pretendido do pneu.
Os pneus diagonais possuem lonas que correm diagonalmente ao longo da largura do pneu. Essas camadas diagonais se cruzam sob a banda de rodagem e a parede lateral, indo de conta em conta.
A resistência ao solo com os pneus diagonais é menor devido à construção da lona em na posição vertical.
Quando os pneus diagonais foram desenvolvidos, o conforto de direção era muito mais uma preocupação com segurança ou economia. As pessoas geralmente dirigiam apenas curtas distâncias.
Além disso, o combustível era barato na época e a preocupação com o meio ambiente não era generalizada. Muitos anos depois, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos pneus radiais ultrapassaram a capacidade de desempenho dos pneus diagonais.
Mesmo assim, podemos dizer que os pneus diagonais são muito comuns hoje em dia, principalmente por serem mais baratos.
Preços dos pneus radiais e diagonais
Por terem uma estrutura interna mais robusta e serem mais usados no geral, os pneus radiais tendem a ter um preço mais elevado quando comparados aos modelos diagonais. Confira abaixo:
Modelo | Faixa de preço |
Pneus Radiais | Entre R$ 600 e R$ 1200 |
Pneus Diagonais | Entre R$ 250 e R$ 500 |
Diversos fatores podem contribuir para o preço dos pneus. Alguns deles são: tamanho, aro, modelo e marca. Por isso é importante pesquisar bem antes de adquirir o seu.
Pneu radial ou pneu diagonal?
Vamos ao veredito! Ambos pneus têm vantagens e desvantagens que precisam ser colocadas em uma “balança”.
Deu para perceber que, no geral, o pneu radial possui mais vantagens. Eles são mais flexíveis, duráveis e oferecem mais economia de combustível.
Porém, são mais caros. Eles não se dão tão bem quando o veículo está muito carregado e com peso elevado. Fora isso, seu desempenho é superior.
Os pneus radiais são melhores para veículos que se expõem mais a velocidades mais altas, pois absorvem o impacto de imperfeições na superfície da estrada.
A Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus, afirma que “os pneus diagonais são melhores para carros que viajam a velocidades moderadas, com motores de tamanho pequeno a médio e chassi flexível. Também são adequados para motos pesadas ou motos sobrecarregadas”.
No geral, deu para perceber maiores vantagens dos pneus radiais. Ainda assim, o uso dos pneus diagonais é justificado pelo tipo do carro. Para carros menores, talvez, usar um pneu radial – que é mais caro – pode ser uma desvantagem.
O que achou do texto? Aqui no blog da Karvi trazemos informação de qualidade para você, que é amante de carros!