A manutenção é fundamental para prolongar a vida útil do automóvel e garantir o seu bom funcionamento. Saiba quais peças precisam revisadas periodicamente e quando realizar essa manutenção para não ter problemas inesperados.
A longo prazo, as revisões preventivas se mostram uma forma de economizar dinheiro e garantir a segurança de todos que utilizam o veículo, além de tornar o trânsito, como um todo, mais seguro.
Qual a diferença entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva?
A manutenção preventiva e corretiva são os tipos mais comuns de manutenção nos automóveis, e a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. A manutenção preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo impede o funcionamento adequado do veículo. Em uma linguagem mais simples, é quando o carro já parou e você precisa arrumar para que volte a funcionar.
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é aquela feita de maneira a prevenir problemas. Em geral, são ações que ajudam a aumentar a vida útil dos equipamentos, como revisão dos sistemas e equipamentos, lubrificação, calibrações e outros procedimentos indicados pelos fabricantes.
Essa é uma manutenção programada, ou seja, ela é realizada seguindo um cronograma e acontece independentemente de problemas aparentes. Sua principal vantagem é que ajuda a reduzir a chance de problemas inesperados, diminuindo os custos relacionados à reposição de peças e componentes, além das chances de o carro parar.
Por outro lado, como a manutenção preventiva ocorre mesmo que não há danos nos equipamentos, muitas pessoas acabam optando por não realizá-la, por acreditarem que é um gasto desnecessário.
O que é manutenção corretiva?
A manutenção corretiva é aquela que busca corrigir os problemas ou falhas em que os itens já tenham apresentado problemas. Por isso, ela é uma manutenção não programada e, na maioria das vezes, envolve ações mais drásticas, como substituição de peças e componentes danificados ou extremamente desgastados.
Esse tipo de manutenção tem um custo muito mais elevado se comparada à manutenção preventiva. Pois deixar uma peça chegar a um ponto que pare de funcionar, pode comprometer outros componentes interdependentes aumentando ainda mais o custo de reparo. A melhor forma de evitar é manutenção corretiva é através da manutenção preditiva.
O que é manutenção preditiva?
A manutenção preditiva atua de forma semelhante à preventiva, o que diferencia uma da outra é a maneira como as ações são sistematizadas. Na preventiva, o cronograma de ações é feito baseado em períodos, já na preditiva, as ações de manutenção são baseadas na inspeção sistemática e na observação frequente das modificações dos parâmetros ou condições de desempenho dos equipamentos.
Assim, a manutenção preditiva consegue identificar o momento certo de realizar determinada ação impedindo que o equipamento venha a sofrer com danos que paralisem seu funcionamento e adiando as ações de manutenção corretiva.
Justamente por isso, ela é a que mais economiza, porque as ações apenas ocorrem no tempo certo, sem gastos desnecessários de recursos.
Por que fazer a manutenção automotiva?
Um carro que passa pela revisão periódica é uma máquina muito mais segura, tanto para os passageiros quanto para pedestres e outros carros que estejam transitando pela rua.
A falha mecânica ou elétrica de um veículo pode colocar várias pessoas em condições de perigo, e algumas dessas situações podem acabar acontecendo em momentos críticos, como durante uma viagem ou em uma ultrapassagem na estrada.
Trocar uma peça que precisa de manutenção pode evitar problemas ainda maiores. Itens baratos podem causar um verdadeiro estrago se não estiverem funcionando de acordo.
Em geral, durante uma revisão automotiva, o responsável passa por todos os sistemas do carro, revisando peça por peça. As principais são:
- Ar-condicionado;
- Bateria;
- Cabos elétricos;
- Câmbio;
- Embreagem;
- Filtro de ar;
- Filtro de combustível;
- Fios;
- Freios;
- Iluminação (faróis e lanternas);
- Motor;
- Pneus,
- Radiador;
- Sistema de arrefecimento;
- Sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis, etc.);
- Suspensão;
- Velas.
Por que fazer uma revisão automotiva antes de viajar?
Os motoristas que realizam manutenções automotivas periódicas em seus carros contam com a tranquilidade de saber que podem viajar, a princípio, sem grandes preocupações.
No caso de quem vai fazer uma longa viagem, o mais recomendado é levar o automóvel até uma oficina, de preferência, com antecedência (já que alguns serviços podem demorar). Há a possibilidade de alguma peça precisar de troca, e a nova vir de outra cidade, o que demanda a espera pelo produto, e isso pode atrasar os planos da viagem.
Desta forma, para evitar desencontro de agendas, a manutenção automotiva deve ser programada dias antes da data de viagem e deve feita sempre com profissionais de confiança.
Por que ficar de olho na quilometragem?
Além de realizar a revisão antes de viajar, outra medida para saber que está chegando a hora da manutenção é ficar de olho na quilometragem do carro, ou seja, na quantidade de quilômetros que o carro já rodou.
Nos casos mais comuns, as revisões automotivas devem ser feitas assim que o veículo marcar 10 mil quilômetros rodados. A partir dessa marca, o processo de manutenção passa a ser um pouco mais complexo, já que quanto maior for a distância percorrida, mais cuidados o carro demandará.
Quando o assunto é manutenção automotiva, é fundamental salientar que mesmo motoristas que não rodam muito precisarão investir em revisões. Há casos em que não utilizar o veículo causa exatamente o efeito rebote, ou seja, com o carro muito tempo parado, começam a surgir problemas específicos.
Em todo caso, ainda que o motorista não tenha andado 10 mil quilômetros com o veículo, é fundamental realizar uma revisão automotiva a cada ano.
Confira os tempos médios de troca das principais peças dos carros:
Item ou serviço | Quando trocar |
Alinhamento dos pneus | 10 a 20 mil km |
Correia do alternador | Junto com a correia dentada |
Correia do compressor do ar-condicionado | Junto com a correia dentada |
Correia dentada | 40 mil a 100 mil km, média de 60 mil km |
Correia poly-v (bomba d’água) | Junto com a correia dentada |
Filtro de ar | Junto com a troca de óleo |
Filtro de cabine (antipólen) | Uma vez ao ano |
Filtro de combustível | 20 mil km |
Filtro de óleo | Sempre que trocar o óleo |
Fluido das transmissões | 60 a 100 mil km ou 2 a 4 anos |
Fluido de freio (óleo do freio) | Seis meses a um ano |
Limpeza do ar condicionado | Uma vez ao ano |
Limpeza do sistema de arrefecimento | Quando trocar o líquido de arrefecimento |
Líquido de arrefecimento | A cada dois anos |
Óleo lubrificante | A cada 5 mil a 15 mil km (de acordo com o carro e tipo de uso) |
Pneus | Validade de 5 anos |
Velas | Podem variar de 15 mil a 100 mil km |
E quando você for comprar um carro usado ou seminovo é importante prestar atenção na questão da manutenção, se o modelo tem um histórico bom de manutenções. Na Karvi existem milhares de seminovos certificados que passam por uma certificação mecânica de mais de 280 itens, e tem garantia de 1 ano para total tranquilidade do comprador.