O segmento de picapes cresce cada vez mais, assim como o dos SUVs, já que elas geralmente ofertam muita praticidade, robustez, capacidade off-road e dirigibilidade única.
Porém, atualmente existem 12 opções de camionetes em nosso mercado brasileiro, o que já causa grande dúvida em qual escolher, e essa tarefa deverá ficar anda mais difícil em 2022, quando modelos novos serão lançados.
Confira um guia com as melhores opções de cada segmento para te ajudar a decidir na aquisição!
Picape Compacta
Fiat Strada
Sem dúvidas podemos dizer que a Strada é líder absoluta em nosso mercado, inclusive se tornando o carro mais vendido no Brasil algumas vezes.
Com a nova geração que chegou no ano passado, a picape compacta da Fiat inaugurou a possibilidade de carroceria com quatro portas no segmento, ganhou novo motor em algumas versões, novo visual e novos equipamentos. Ela deve receber ainda uma versão com transmissão CVT, estratégia que deve aumentar ainda mais o seu sucesso.
Ideal para o uso no trabalho mas também entregando atributos condizentes com a proposta de lazer, ela é a melhor opção da categoria atualmente.
- Motores: 1.4 Fire – 88cv e 12,5 kgfm / 1.3 FireFly – 109cv e 14,2 kgfm.
- Preço: Entre R$87.190 e R$108.090.
Picapes Intermediárias
Fiat Toro
No segmento das intermediárias, composto atualmente somente pela Toro e pela Duster Oroch, a Fiat leva vantagem mais uma vez.
É verdade que a Toro é mais voltada para o conforto e o uso urbano, mas ela também consegue proporcionar uma certa comodidade em um leve off-road, já que possui versões com motorização a diesel e tração 4×4 na sua gama.
Repleta de equipamentos tecnológicos, em sua última atualização ela também ganhou retoques visuais e o novo motor 1.3 turbo.
Em comparação com a rival da Renault, a Toro ganha facilmente em acabamento, dimensões, conforto, segurança, motorização e equipamentos, mas vale lembrar que ela também é muito mais cara.
- Motores: 1.8 E.TorQ – 139cv e 19,3 kgfm / 1.3T T270 – 185cv e 27 kgfm / 2.0 Multijet Diesel – 170cv e 35,7 kgfm.
- Preço: Entre R$127.890 e R$203.390.
Picapes Médias
Como esse segmento possui o maior número de concorrentes, citaremos 2 modelos que melhor se consagram no comparativo atual.
Ford Ranger
A picape média da Ford é responsável por oferecer uma das melhores relações de custo benefício no mercado, principalmente nas versões Black e Storm. A primeira aposta no visual escurecido, como aponta o seu próprio nome.
Apesar dessa proposta, ela é muito interessante por custar quase o mesmo que as versões flex da concorrência entregando motorização a diesel.
A versão Limited, por exemplo, traz em sua lista de equipamentos alguns dos itens mais tecnológicos dessa categoria, como frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa, farol alto automático e piloto automático adaptativo.
- Motores: 2.2 Diesel – 160cv e 39,3 kgfm / 3.2 Diesel – 200cv e 47,9 kgfm.
- Preço: Entre R$199.590 e R$301.390.
Chevrolet S10
A Chevrolet S10 também possui um ótimo custo-benefício em praticamente todas as versões.
A representante da marca americana nessa categoria é boa em praticamente todos os quesitos, porém não é a melhor do segmento em praticamente nenhum. Isso pode parecer ruim, mas é justamente o que a deixa com bom custo-benefício, já que entrega um pouco de tudo.
Para tornar mais fácil a explicação: Ela tem uma boa potência, mas não é a maior do segmento. Ela tem bons equipamentos, mas não é a mais completa. Sua durabilidade é boa, mas também não é a melhor.
- Motores: 2.5 Flex – 206cv e 27,3 kgfm / 2.8 Diesel – 200cv e 51 kgfm.
- Preço: Entre R$179.690 e R$282.340.
Picapes Grandes
Como nesse segmento só estão presentes dois modelos, e ambos são da mesma marca, também citaremos 2 opções.
RAM 1500
A RAM 1500 entrega um pacote que pode ser considerado até melhor que o da irmã maior 2500, já que é dotada de mais luxo e desempenho, embora não traga motorização a diesel e uma boa capacidade de carga.
O desempenho é o melhor entre todas as picapes brasileiras, acelerando de 0 a 100 km/h em incríveis 6,4s. A velocidade máxima é limitada em 174 km/h.
Uma picape geralmente entrega muita robustez, alta capacidade off-road e grande capacidade de carga, mas essa não é exatamente a proposta da 1500. Com motorização flex e apenas 610kg de carga útil, ela foca em desempenho e luxo, além de se sair bem em um off-road mediano por conta da tração 4×4.
- Motores: 5.7 V8 Gasolina – 400cv e 56,7 kgfm.
- Preço: Entre R$429.990 e R$449.990.
RAM 2500
A única outra opção entre as picapes grandes também pertence à RAM. A 2500 atualmente é a maior camionete vendida oficialmente no Brasil, mas seu reinado de vendas pode terminar em breve, já que outros modelos semelhantes virão em 2022.
Ao contrário da irmã menor, a 2500 é mais voltada para o uso pesado, trazendo motorização a diesel, tração 4×4 e capacidade de carga definida em 1.088kg, número que apesar de muito próximo ao das picapes médias, é bem superior em relação aos 610kg da 1500.
Como é de se esperar, ela também dispõe de muitas tecnologias e de muito luxo, conquistando até mesmo quem não necessita de uma caçamba. A marca já lançou algumas edições especiais da RAM 2500 no Brasil, e uma delas era voltada aos consumidores que utilizam a picape para trafegar com reboques pesados.
Motores: 6.7 Diesel – 365cv e 110,7 kgfm.
Preço: R$427.990.
Lançamentos de 2022
Como dissemos anteriormente, 2022 será um ano repleto de novas picapes, sendo modelos inéditos ou atualizações de camionetes já vendidas por aqui. Confira algumas novidades:
Chevrolet Montana
Ainda não se sabe praticamente nada sobre a nova picape da Chevrolet, mas a montadora já confirmou que o nome será Montana, o mesmo recebido pela picape compacta que deixou de ser oferecida nesse ano.
Entretanto, a nova geração deverá ser completamente diferente da que nós já conhecemos.
A nova Montana deve atuar no mesmo segmento da Fiat Toro e certamente usará a mesma plataforma do irmão Tracker.
Ford Maverick
Assim como a Montana, a nova picape da Ford também utiliza um nome já conhecido no mundo automotivo, mas desta vez adotando o mesmo de um coupé (ou sedan). Com este nome retornando ao Brasil em forma de picape, a Ford pretende brigar também com a camionete da Fiat, já que ela vem fazendo um estrondoso sucesso desde seu lançamento
O visual da Maverick já foi revelado, afinal ela já é vendida nos Estados Unidos. Algumas unidades do modelo desembarcaram recentemente em terras brasileiras, que segundo a Ford, serão utilizadas para campanhas comerciais. A fabricante também confirmou que a primeira versão a ser oferecida será a Lariat FX4, uma alternativa de topo da gama.
A motorização provavelmente será a mesma do Bronco Sport, 2.0 Ecoboost (Turbo) de 240cv e 38 kgfm.
Nissan Frontier
A Frontier receberá uma atualização em breve, e por mais que sua reestilização não seja muito profunda, ela deverá elevar o nível da picape para que a briga com a concorrência seja mais empolgante, afinal ela acaba ficando entre as últimas posições do segmento todos os meses.
A motorização provavelmente será a mesma, sempre 2.3 turbodiesel ou biturbo diesel, com 160cv ou 190cv.
Chevrolet Silverado
Além da nova Montana, é possível que a Chevrolet traga também no ano que vem, a grandalhona Silverado. O modelo faz sucesso por aqui nas importações independentes, e provavelmente também será bem aceita quando for vendida oficialmente.
Ela já fez parte da linha Chevrolet no Brasil, e um executivo da General Motors (empresa dona da Chevrolet) confirmou sua vinda para cá.
Possivelmente ela será ofertada na configuração 1500, com motor 3.0 turbodiesel de 280cv e 62,9 kgfm. Com essa chegada o segmento de picapes grandes ficará maior, o que é um ponto positivo para o brasileiro que terá mais opções para escolher.
Ford F-150
Também para brigar com a RAM, a Ford deve iniciar a comercialização da F-150, modelo que também está presente em nosso país através de importações não oficiais (não são feitas pela montadora).
Ela deve ser importada dos Estados Unidos utilizando o motor 5.0 V8 à gasolina de 400cv e 55,2 kgfm.
Conclusão
Alguns outros modelos como Renault Alaskan e Peugeot Landtrek também são cogitados para o Brasil, mas a importação oficial ainda é incerta.
A Alaskan, por exemplo, chegou a ser exibida no Salão Do Automóvel de 2018, mas a montadora francesa desistiu do lançamento na época e até então ela não chegou oficialmente ao nosso país.
Como se trata de um segmento que apenas cresce, é natural que as marcas invistam cada vez mais nessa categoria, assim como fazem nos SUVs. Ter mais concorrentes em um determinado segmento garante uma melhor compra ao consumidor, que pode escolher o modelo que melhor te atende.