Embora algumas categorias de sedans tenham perdido muitas vendas por culpa dos “SUVs”, um segmento ainda possui muito apreço por motoristas de todo o Brasil.
Ideais para quem necessita de um espaço interno um pouco mais generoso e de um porta-malas mais amplo, os sedans ainda se encaixam na proposta de muitos consumidores automotivos.
Para te ajudar a escolher um modelo, nós preparamos um guia de compra completo para que você possa conhecer todos os segmentos dessa categoria tão amada!
Confira abaixo!
Sedan Compacto
Fiat Cronos
No segmento de entrada entre os sedans, nós podemos destacar o Fiat Cronos, que recentemente teve sua gama de versões reduzida. Isso aconteceu pois as configurações mais caras utilizavam o motor 1.8 E.TorQ, que não pode mais ser ofertado em razão da nova lei de emissões de poluentes, que entrou em vigor este ano.
Com isso, somente as duas opções mais básicas estão sendo vendidas, chamadas de 1.3 Manual e Drive 1.3 Manual.
Além de ter um projeto relativamente moderno, o Cronos chama atenção pelo belo interior e pelo design refinado até mesmo na configuração mais básica, trazendo por exemplo, lanternas em LED na traseira.
O seu diferencial é entregar o motor 1.3 mesmo custando praticamente o mesmo que os concorrentes 1.0 aspirados, como Renault Logan e Volkswagen Voyage.
- Motores: 1.3 flex aspirado – 109cv e 14,2 kgfm.
- Transmissões: MT5.
- Preços: Entre R$82.490 e R$87.990.
Chevrolet Onix Plus
Na verdade o Onix Plus se enquadra como um sedan compacto-premium, mas suas versões mais básicas possuem preços muito competitivos, o que o faz entrar na briga com os compactos “convencionais”.
A alternativa mais básica é a LT 1.0 Manual, que já traz equipamentos como 6 airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado manual, volante multifuncional, limitador de velocidade, Hill Holder, central multimídia de 8” e etc.
O consumo de combustível também é um ponto muito forte do Chevrolet, devido ao eficiente conjunto mecânico que engloba uma transmissão manual de 6 velocidades.
- Motores: 1.0 flex aspirado – 82cv e 10,6 kgfm / 1.0 turbo flex – 116cv e 16,8 kgfm.
- Transmissões: MT6 ou AT6.
- Preço inicial: R$80.690.
Sedan Compacto-Premium
Volkswagen Virtus
Mesmo ainda sendo sedans compactos, modelos como Honda City, Toyota Yaris e Volkswagen Virtus pertencem à categoria premium, que é mais refinada e logicamente cobra mais por isso.
O integrante da montadora alemã ganha destaque pelo ótimo espaço interno, proporcionados pelo seu entre-eixos de 2,65m. Além disso, o espaço de 521L no porta-malas também está entre os maiores desse segmento.
O Virtus possui uma lista de equipamentos bem recheada, destacando o painel de instrumentos 100% digital, a central multimídia completa e também o conjunto geral de segurança, incluindo até mesmo uma frenagem automática pós colisão, com intenção de evitar um segundo acidente.
Um ponto que precisa melhorar no sedan é o acabamento, mas o conjunto mecânico merece elogios.
Na versão mais cara GTS, ele ainda traz um powertrain mais eficiente no quesito desempenho, além de um visual esportivado e equipamentos exclusivos, como faróis full LED, modos de condução e bancos esportivos.
- Motores: 1.6 flex aspirado – 117cv e 16,5 kgfm / 1.0 turbo flex – 128cv e 20,4 kgfm / 1.4 turbo flex – 150cv e 25,5 kgfm.
- Transmissões: MT5 ou AT6.
- Preços: Entre R$93.290 e R$144.150.
Chevrolet Onix Plus
Conforme dissemos anteriormente, as versões mais acessíveis do Onix Plus fazem parte de um segmento um pouco mais barato, enquanto as versões mais caras concorrem na categoria premium.
Seu porte não é muito grande como o do Virtus, já que seu porta-malas tem apenas 469L e o entre-eixos alcança os 2,60m. Todavia, é na lista de equipamentos que o modelo se destaca, oferecendo itens que são exclusivos no segmento desde a chegada de sua nova geração até o momento atual.
Estamos falando do estacionamento automático (Easy Park) e da internet 4G nativa através de um chip, mas ele também conta com faróis com projetor, carregador de celular por indução, lanternas traseiras em LED, ar-condicionado digital e etc.
Mesmo trazendo um motor turbo e uma transmissão automática nas versões de topo, ainda assim o Onix Plus consegue um consumo de combustível bem baixo, fazendo com que ele seja o mais econômico entre os rivais.
Motores: 1.0 flex aspirado – 82cv e 10,6 kgfm / 1.0 turbo flex – 116cv e 16,8 kgfm.
Transmissões: MT6 ou AT6.
Preço inicial: R$80.690.
Sedan Médio
Toyota Corolla
O Toyota Corolla é simplesmente o modelo mais vendido da categoria de sedans médios, e sempre com uma diferença de unidades muito grande em relação ao segundo colocado do ranking, o Honda Civic.
Sua comercialização continua sendo muito boa mesmo após a popularização dos SUVs, que foram responsáveis por diminuir bastante a oferta de hatches e sedans médios.
Realmente o modelo japonês conta com atributos suficientes para justificar todo o seu sucesso. O primeiro deles é a alta confiabilidade mecânica que a montadora entrega. Outro diferencial é ofertar configurações híbridas em sua gama, algo que nenhum rival ofertou até o momento.
A lista de equipamentos de segurança também é muito boa desde a versão de entrada, que já contempla o pacote Toyota Safety Sense, responsável por incluir itens como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, farol alto automático e sistema de permanência em faixa.
- Motores: 2.0 flex aspirado – 177cv e 21,4 kgfm / 1.8 flex aspirado + motores elétricos – 122cv e 14,5 kgfm (1.8) e 16,6 kgfm (Elétrico).
- Transmissões: CVT.
- Preços: Entre R$148.490 e R$187.190.
Sedan Grande
Honda Accord
Há alguns anos nós até tínhamos outros sedans grandes no mercado brasileiro, a exemplo de Ford Fusion, Volkswagen Passat e Toyota Camry. Porém, ao passar do tempo esses modelos foram saindo de linha e atualmente restou apenas o Honda Accord.
Além de pertencer a um segmento que fica cada vez menor, outro responsável pela ausência de vendas é o preço, já que o modelo tem valor que ultrapassa os 300 mil reais.
Depois de sua última atualização ele passou a ser ofertado apenas em uma configuração, agora utilizando motorização híbrida.
O sedan japonês ainda deve uma lista de equipamentos um pouco mais refinada, mas o consumo de combustível merece destaque e o acabamento é bom, assim como o conforto ao rodar.
- Motores: 2.0 flex aspirado + motores elétricos – 215cv e 17,8 kgfm (Combustão) e 32,1 kgfm (Elétrico).
- Transmissões: CVT.
- Preço: Atualmente indisponível no site oficial da Honda, mas o último registro indicava R$305.900.
Lançamentos de 2022
Volkswagen Virtus
Lançado em 2018 no Brasil, até hoje ele não sofreu nenhuma reestilização, embora sua lista de equipamentos tenha sido alterada com o passar do tempo.
Em abril do ano passado a Volkswagen apresentou mundialmente o novo Polo, que deve chegar este ano ao Brasil. Detalhes do Virtus não foram revelados, mas é muito provável que ele receba as mesmas atualizações que o hatch ganhou, principalmente no design.
A dianteira recebeu mais modificações, agora com a recente identidade da marca, composta pelo friso iluminado na grade que interliga os faróis.
Os motores provavelmente serão os mesmos: 1.6 aspirado, 1.0 turbo e 1.4 turbo.
Fiat Cronos
Você deve se lembrar que nós comentamos agora há pouco que o motor 1.8 E.torQ foi descontinuado da linha Fiat, o que acarretou a saída das versões mais caras do Cronos.
Provavelmente em breve o sedan da montadora italiana irá receber uma transmissão CVT para o atual motor 1.3 FireFly, ou seja, o mesmo conjunto mecânico que há disponível para o Pulse, o lançamento mais recente da marca em nosso mercado.
Por conta das novas regras de emissões, o motor ficou menos potente, agora com 107cv e 13,7 kgfm.
Além disso, no novo produto há a opção de motor 1.0 turbo, também aliado à transmissão continuamente variável (CVT). Nele, são até 130cv e 20,4 kgfm. É possível que o Cronos receba essa motorização, ao menos em 1 versão da linha.
BYD Han
A montadora chinesa BYD já está presente no mercado brasileiro, mas até o momento não oferta veículos de passeio, focando na produção de modelos comerciais, até mesmo ônibus.
Isso deve mudar em breve, já que ela trará dois modelos totalmente elétricos para serem vendidos por aqui. Um deles é o sedan Han, que emprega bastante luxo e equipamentos.
O modelo chegará para concorrer no segmento premium, custando cerca de R$430.000.
Seu conjunto de motores elétricos rende uma potência combinada de 494cv, com torque conjunto de 69,3 kgfm. Isso permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,9s, um número muito bom.
Um detalhe que chama bastante atenção é a central multimídia de 15,6”, que é capaz de alternar eletricamente entre a posição horizontal e vertical.
Honda Civic
Outra novidade esperada para 2022 é a nova geração do Honda Civic, que deixou de ser fabricado no Brasil há pouco tempo. Esse modelo mais novo não deverá ser produzido aqui, sendo vendido apenas através de importação oficial.
Ainda não se sabe como ele deverá ser ofertado em nosso país, mas provavelmente terá uma versão híbrida, com conjunto mecânico bem semelhante ao do Accord Hybrid, seu irmão maior que já faz parte do portfólio brasileiro de produtos da japonesa Honda.
Conclusão
Infelizmente os sedans estão perdendo seu espaço no mercado global, sobretudo no Brasil, onde cada vez mais consumidores migram para os veículos chamados de “SUVs” por serem um pouco mais altos e terem uma posição de dirigir mais elevada. Por conta disso, não são muitos lançamentos de sedans programados para este ano de 2022.