Se você procura um bom SUV (Sport Utility Vehicle), sabe qual modelo comprar? Listamos 5 boas opções de compra para 2022 tanto do segmento de compactos como do segmento de médios.
Tabela com preços dos melhores SUV do Brasil
Modelo | Preços | Segmento | Destaques |
Jeep Commander | Entre R$199.990 e R$279.990 | Médio – 7 Lugares | Motorização turbo flex e turbo diesel, espaço interno, tração 4×4 com reduzida, equipamentos e acabamento. |
Hyundai Creta | Entre R$107.490 e R$146.990 | Compacto | Tecnologia, acabamento e equipamentos. |
Jeep Compass | Entre R$146.990 e R$226.990 | Médio – 5 Lugares | Tração 4×4, motorização turbo flex ou turbo diesel, desempenho e equipamentos. |
Volkswagen Nivus | Entre R$104.060 e R$120.690 | Compacto | Design, tecnologia e equipamentos. |
Volkswagen Tiguan Allspace | R$236.090 | Médio – 7 Lugares | Desempenho, equipamentos, segurança e tração AWD. |
É importante ressaltar que a ordem da lista não condiz com um ranking, ou seja, não define um melhor e um pior entre os 5 modelos citados.
1 – Jeep Commander
Recém lançado no Brasil, o Commander é o mais novo SUV da Jeep. Baseado no irmão menor Compass, ele ostenta um ótimo espaço interno e capacidade para o transporte de até 7 passageiros.
Assim como qualquer veículo vendido no Brasil, seus preços são altos, porém bons quando comparados com a concorrência.
Oferecido nas versões de topo Limited e Overland, ele parte de R$199.990 utilizando o motor 1.3 turbo que rende potência máxima de 185cv com etanol e 180cv com gasolina, com torque de 27,5 kgfm.
A partir de R$259.990 ele passa a ser equipado com a motorização diesel de 170cv e 38,7 kgfm, acompanhado da tração 4×4 com reduzida e do seletor de terrenos. Suas versões entregam uma boa relação de custo-benefício, principalmente nas duas configurações flex.
Principais equipamentos: Versão Overland entrega rodas de liga-leve R19, teto-solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos, porta-malas com abertura automática e sensor de presença.
O veículo também conta com um sistema de conectividade Adventure Intelligence Plus, faróis full LED, painel de instrumentos digital de 10,1”, chave presencial, carregador de celular por indução e 7 airbags.
O carro também possui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, farol alto automático e Park Assist (estacionamento automático).
2 – Hyundai Creta
Apesar do visual bastante polêmico, o novo Hyundai Creta chegou trazendo muito mais equipamentos e refinamento que sua linha anterior.
A versão de entrada do modelo custa R$96.490, mas ainda pertence à geração antiga e utiliza motor 1.6 Gamma.
A nova geração parte dos R$107.490, e passa a incluir o motor 1.0 turbo Kappa, que rende potência máxima de 120cv e torque de 17,5 kgfm, ambos com qualquer combustível.
Na opção mais cara Ultimate, a montadora sul-coreana optou por manter o 2.0 aspirado que era utilizado anteriormente, porém com algumas melhorias. Agora chamado de SmartStream, ele rende 167cv com etanol e 157cv com gasolina, com torque de 20,6 kgfm e 19,2 kgfm, respectivamente.
Além do bom acabamento principalmente visualmente, tecnologia é o que mais chama atenção no modelo, principalmente nas duas versões mais caras, a Platinum 1.0T e a Ultimate 2.0.
Principais equipamentos: A alternativa mais cara engloba itens como carregador de celular por indução, ar-condicionado digital, chave presencial, teto-solar panorâmico, banco do motorista com resfriamento e painel de instrumentos digital de 7”.
O carro também possui modos de condução, freio de estacionamento eletrônico, câmera 360°, 6 airbags, frenagem autônoma de emergência, câmeras de monitoramento do ponto cego, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, faróis em LED e etc.
3 – Jeep Compass
O SUV médio da Jeep traz os mesmos atributos do irmão maior Commander, já que os dois compartilham praticamente o mesmo projeto.
O Compass traz apenas 5 lugares, mas também é ofertado com ótimos equipamentos, além das boas motorizações turbo flex e turbo diesel.
Assim como no modelo maior da marca americana, o 1.3 T270 rende 185cv com etanol e 180cv com gasolina. No 2.0 TD350, o que muda é o torque, de 3 kgfm a menos no Compass (35,7 kgfm).
Por um preço muito mais acessível, partindo de R$206.990, a versão Longitude Diesel também entrega tração nas quatro rodas com reduzida e o seletor de terrenos.
Principais equipamentos: A versão mais cara disponível com motor flex é a Série S, que inclui abertura automática do porta-malas, ar-condicionado digital dual-zone e frenagem automática de emergência.
Bancos dianteiros elétricos, farol alto automático, faróis em LED, sensor de ponto cego, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, rodas de liga-leve R19, 7 airbags, sistema de som Beats, teto-solar panorâmico e etc.
4 – Volkswagen Nivus
Apesar de não ser uma novidade muito recente, o Volkswagen Nivus continua sendo uma boa opção no mercado de crossovers compactos, popularmente conhecidos como SUVs compactos.
Apesar do acabamento ruim pela faixa de preço, o modelo oferece bom conjunto mecânico e bons equipamentos.
O motor é o 1.0 200TSI, que rende torque máximo de 20,4 kgfm com qualquer combustível e potência máxima de 128cv no etanol, passando para 116cv na gasolina. O desempenho e o consumo agradam, embora não sejam excelentes.
Tecnologia também é um ponto positivo do alemão, que fica mais presente na configuração de topo Highline, vendida por R$120.690. A Comfortline possui preço inicial de R$104.060 e possui exatamente o mesmo conjunto mecânico, diferenciando-se apenas pela lista de equipamentos.
Principais equipamentos: Versão Highline entrega piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, chave presencial, 6 airbags, ar-condicionado digital e lanternas traseiras em LED.
O carro também possui assistente de partida em rampas, painel de instrumentos digital de 10,25”, carregador de celular por indução, câmera de ré, retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt-down, faróis full LED, central multimídia de 10”, faróis de neblina em LED e etc.
5 – Volkswagen Tiguan Allspace
A montadora alemã está atuando cada vez mais forte no segmento de SUVs compactos. Se o Nivus merece destaque sendo o SUV mais barato da Volkswagen, o Tiguan Allspace merece ser mencionado sendo o mais caro de toda a linha de crossovers da marca.
Sua lista de equipamentos também é muito farta, porém o que mais chama atenção no modelo é o desempenho excelente, algo raro nesse segmento.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8s e atinge velocidade máxima de 223 km/h! Para isso ele é equipado como motor 2.0 350TSI de 220cv e 35,7 kgfm, consumindo somente gasolina e trabalhando junto com uma tração integral sob demanda, chamada de 4Motion.
Além de toda a esportividade, o modelo ainda oferece 7 lugares com bom espaço interno, alto nível de segurança e uma lista de equipamentos mais que completa.
Principais equipamentos: 6 airbags, abertura automática do porta-malas, bancos dianteiros elétricos com aquecimento, ar-condicionado digital tri-zone, sistema de permanência em faixa, carregador de celular por indução, piloto automático adaptativo.
O veículo também possui frenagem autônoma de emergência, faróis full LED, freio de estacionamento elétrico, iluminação ambiente, painel de instrumentos digital de 10,25”, sistema de som Dynaudio, central multimídia de 8” e etc.
Conclusão
Esse segmento é cada vez mais buscado, portanto ele cresce frequentemente. Em 2022 ainda teremos novos lançamentos, como por exemplo o Fiat Pulse, que concorrerá com o Volkswagen Nivus, e o Jeep Renegade turbo, que deverá corrigir o problema de desempenho e consumo da motorização flex atual.
Há muitos SUVs bons no mercado automotivo brasileiro, e estes são 5 que merecem destaque por entregarem um bom custo-benefício em relação a categoria!