Crossovers, popularmente chamados de SUVs compactos, fazem um grande sucesso em todos os mercados automotivos, inclusive no Brasil.
Entre diversos concorrentes do segmento existe a rivalidade, que disputa a escolha do consumidor. Confira com a gente o comparativo entre o Nissan Kicks e o Hyundai Creta.
Vendas de SUVs no Brasil
O mercado automotivo está embaralhado por efeitos da pandemia, mas como título de curiosidade, vamos analisar os modelos mais vendidos da categoria entre janeiro e agosto de 2021.
Ranking De Vendas de SUVs – Fenabrave
Marca | Modelo | Emplacamentos |
Jeep | Renegade | 54.170 |
Hyundai | Creta | 42.582 |
Volkswagen | T-Cross | 39.268 |
Chevrolet | Tracker | 28.662 |
Volkswagen | Nivus | 27.066 |
Nissan | Kicks | 25.152 |
Honda | HR-V | 24.962 |
O Hyundai é vice-líder da categoria atualmente, enquanto o Nissan fica na sexta posição, com diferença de 17.430 unidades vendidas entre os dois.
Versões, Preços e Equipamentos
Nissan Kicks
Modelo | Versão | Preço | Equipamentos |
Kicks | Sense 1.6 Manual | R$98.190 | Sensor crepuscular, ar-condicionado manual, ajuste de altura para o banco do motorista, volante multifuncional, direção elétrica, lanternas traseiras em LED, retrovisores elétricos, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e multimídia de 7”. |
Kicks | Sense 1.6 Xtronic | R$105.990 | Acrescenta transmissão CVT, piloto automático, rodas de liga-leve R16, câmera de ré, DRL em LED e sensor de estacionamento traseiro. |
Kicks | Advance 1.6 Xtronic | R$114.590 | Sense CVT + chave presencial, painel de instrumentos de 7”, retrovisor interno eletrocrômico, volante em couro, repetidores de seta em LED nos retrovisores, rodas de liga-leve R17 e central multimídia de 8”. |
Kicks | XPlay 1.6 Xtronic | R$122.990 | Série limitada baseada na Advance. |
Kicks | Exclusive 1.6 Xtronic | R$124.990 | Advance + bancos em couro, apoio de braço dianteiro, ar-condicionado digital, faróis dianteiros full LED, rebatimento elétrico dos retrovisores, câmera 360°, faróis de neblina em LED e sistema de som BOSE com 8 alto falantes. |
A Nissan lançou recentemente a versão XPlay, limitada a apenas 1.000 unidades e baseada na versão Advance CVT, porém com equipamentos e detalhes exclusivos. No design ela traz acabamentos em vermelho (Como o teto, retrovisores, costuras internas e etc) e rodas pintadas em preto.
De toda a linha, somente a configuração XPlay entrega carregador de celular por indução.
A série especial também presenteia os seus compradores com um NFT (Non Fungible Token), uma espécie de chave eletrônica criptográfica única, feita com base nos desenhos de esboço do Kicks.
Hyundai Creta
Modelo | Versão | Preço | Equipamentos |
Creta | Action 1.6 AT | R$96.490 | Rodas de liga-leve R16, sensor de pressão dos pneus, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado manual, direção elétrica, piloto automático, sistema start-stop, regulagem de altura do banco do motorista, volante multifuncional e rádio Bluetooth. |
Creta | Comfort 1.0T AT | R$107.490 | Adiciona 6 airbags, faróis com projetor, DRL em LED, multimídia de 8”, lanternas traseiras de LED e câmera de ré. |
Creta | Limited 1.0T AT | R$120.490 | Acrescenta rodas de liga-leve R17, sistema de conectividade BlueLink, faróis de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, chave presencial, volante em couro com paddle shifts e saídas de ar traseiras. |
Creta | Platinum 1.0T AT | R$135.490 | Limited + teto-solar panorâmico, bancos em couro marrom, banco do motorista com resfriamento, painel de instrumentos digital de 7”, modos de condução, freio de estacionamento elétrico, alerta de objetos no banco traseiro, central multimídia de 10,25”, câmera 360° e câmeras de monitoramento de ponto cego. |
Creta | Ultimate 2.0 AT | R$146.990 | Inclui também frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, rodas de liga-leve R18, interior com revestimento marrom e bege, faróis em LED, sensor de estacionamento dianteiro e detector de fadiga. |
É importante ressaltar que a versão de entrada Action 1.6 Automática é a única da gama montada sobre a geração antiga do Creta, antes de passar pela última atualização.
Ambos os modelos possuem boa lista de equipamentos. O Hyundai Creta é mais equipado nas duas versões de topo, porém elas são no mínimo R$10.500 mais caras que a configuração de topo do Kicks.
Ao comparar as alternativas com preços mais equivalentes (Creta Limited e Kicks Exclusive), encontramos uma vantagem para o Nissan ao entregar câmera 360°, faróis full LED, painel de instrumentos digital de 7” e sistema de som BOSE com 8 alto falantes, 2 deles integrados nos apoios de cabeça dianteiros. Em contrapartida, somente o Hyundai dispõe de saídas de ar traseiras, carregador do celular por indução e sistema de conectividade inteligente, chamado de BlueLink.
Se considerarmos a comparação entre o Kicks Exclusive e o Creta Ultimate, notamos uma boa vantagem para o sul-coreano nos equipamentos, entretanto R$22.000 mais caro.
Podemos concluir que em geral os dois modelos são bem equipados.
Conjunto Mecânico
O modelo japonês entrega apenas um motor com duas opções de transmissão, enquanto o sul-coreano disponibiliza 3 opções diferentes de motorização, mas sempre com câmbio automático.
Nissan Kicks
Modelo | Motor | Potência | Torque | Câmbio |
Kicks | 1.6 Aspirado | 114cv (E/G) aos 5.600rpm | 15,5 kgfm (E/G) aos 4.000rpm | MT5 ou CVT |
Hyundai Creta
Modelo | Motor | Potência | Torque | Câmbio |
Creta | 1.6 Aspirado | 130cv (E) e 123cv (G) aos 6.000rpm | 16,5 kgfm (E) e 16 kgfm (G) aos 4.500rpm | AT6 |
Creta | 1.0 Turbo | 120cv (E/G) aos 6.000rpm | 17,5 kgfm (E/G) aos 1.500rpm | AT6 |
Creta | 2.0 Aspirado | 167cv (E) e 157cv (G) aos 6.200rpm | 20,6 kgfm (E) e 19,2 kgfm (G) aos 4.700rpm | AT6 |
No conjunto mecânico, o Kicks ganha destaque apenas ao disponibilizar uma transmissão manual, mas somente na versão de entrada que é R$1.700 mais cara que a do Creta, que já utiliza o câmbio automático.
Vale lembrar também que o Hyundai é mais potente em todas as situações com qualquer um dos 3 motores, com vantagem mínima de 9cv (Motor 1.6 com gasolina) e vantagem máxima de 53cv (Motor 2.0 com etanol). O torque também é mais alto com qualquer propulsor, sendo no mínimo 0,5 kgfm e no máximo 5,1 kgfm maior.
O Creta também é o único a oferecer motor turbo, o que deixa explícita a sua vitória quando falamos de conjunto mecânico.
Desempenho
Avaliando o desempenho dos dois motores 1.6, o Nissan Kicks é mais rápido com qualquer uma das transmissões, seja manual ou Xtronic CVT. Todavia, o rival leva vantagem quando é equipado com o motor 1.0 turbo ou o 2.0 aspirado.
Nissan Kicks
Modelo | Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
Kicks | 1.6 Manual | 11,3s | 173 km/h |
Kicks | 1.6 CVT | 11,8s | 175 km/h |
Hyundai Creta
Modelo | Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
Creta | 1.6 AT | 12s | 172 km/h |
Creta | 1.0T AT | 11,5s | 180 km/h |
Creta | 2.0 AT | 9,3s | 190 km/h |
Consumo
Hyundai Creta
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
1.6 AT | 7,1 km/l (E) e 10,1 km/l (G) | 8,2 km/l (E) e 11,3 km/l (G) |
1.0T AT | 8,3 km/l (E) e 11,6 km/l (G) | 8,7 km/l (E) e 12 km/l (G) |
2.0 AT | 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G) | 8,7 km/l (E) e 12,4 km/l (G) |
Nissan Kicks
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
1.6 Manual | 7,8 km/l (E) e 10,9 km/l (G) | 8,9 km/l (E) e 12,7 km/l (G) |
1.6 CVT | 7,6 km/l (E) e 11,3 km/l (G) | 9,3 km/l (E) e 13,6 km/l (G) |
Segundo informam os números divulgados pelo Inmetro, o Kicks manual é mais econômico que o Creta 1.6 automático, o que é já era esperado, pois geralmente a transmissão automática realmente consome mais combustível. Porém, o modelo supera o rival também quando equipado com transmissão automática (CVT no caso do Kicks).
Com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o Hyundai é mais econômico na cidade, embora consuma mais que o Kicks Xtronic em trajeto rodoviário.
Como prova de que o 1.6 Gamma do Creta não é muito eficiente no quesito consumo, basta ver que o 2.0 SmartStream é mais econômico, mesmo rodando em percurso urbano.
Exterior
Neste ponto a vitória do Nissan Kicks é certa, pois o Hyundai Creta entrega um visual polêmico mal visto por parte dos consumidores, enquanto o japonês causa um fenômeno contrário, com design que agrada a maioria dos clientes.
Apesar de não ter recebido uma nova geração, o representante da Nissan ganhou um facelift em 2021, onde passou a ter um visual mais moderno.
Em nova geração, o integrante da Hyundai adotou linhas bastante ousadas, principalmente no conjunto de iluminação dianteiro e traseiro.
Interior
Por dentro os dois concorrentes são bem acabados, com utilização de materiais agradáveis principalmente nas opções mais caras.
O Creta Ultimate possui uma pequena vantagem por oferecer mais refinamento visual, fazendo jus ao valor mais alto.
Mas, ao comparar as versões Limited e Exclusive (Mais próximas em questão de preços), o Kicks é superior por entregar mais regiões revestidas em couro.
Imagem – Nissan Kicks Exclusive.
Dimensões
Como o Hyundai Creta Action ainda pertence à geração antiga, seus números são um pouco diferentes.
Dimensões | Nissan Kicks | Novo Hyundai Creta | Hyundai Creta Action |
Comprimento | 4,31m | 4,30m | 4,29m |
Largura | 1,76m | 1,79m | 1,78m |
Altura | 1,59m | 1,63m | 1,63m |
Entre-eixos | 2,61m | 2,61m | 2,59m |
Porta-malas | 432L | 422L | 431L |
Vão Livre | 20cm | 19cm | 19cm |
Ângulo De Entrada | 18° | 20,4° | 21° |
Ângulo De Saída | 28° | 28,3° | 28° |
O novo Hyundai ganha em largura e altura, mas perde para o Kicks em capacidade de porta-malas (Que é 10L menor) e ligeiramente no comprimento, com 1cm a menos.
A categoria de crossovers compactos, também chamados de SUVs compactos, é bastante procurada por entregar melhores ângulos de entrada e saída, além do vão livre mais alto, que facilitam a superação de obstáculos diários. Ao comparar estes 3 itens, o Creta só não é superior no vão livre, mas oferece melhores ângulos de entrada e saída.
Painel e Multimídia
Até a versão Limited o Creta utiliza praticamente o mesmo painel de instrumentos, composto pelo velocímetro e conta-giros analógicos nas laterais e uma pequena tela digital ao centro.
O Kicks oferece um painel parecido somente nas duas opções de entrada, já entregando uma tela digital de 7” a partir da versão Advance, mas ainda mantendo o velocímetro analógico na direita.
A partir da versão Platinum, o Hyundai também oferece um painel digital de 7”, mas ao invés de manter o velocímetro analógico, opta por manter o conta-giros.
Enquanto a versão de entrada do Creta traz apenas um rádio com Bluetooth, as duas versões mais baratas do Kicks já possuem uma central multimídia de 7” com 4 alto falantes e Android Auto e Apple Car Play por fio.
Desde a versão Comfort o modelo sul-coreano entrega a central multimídia de 8”, já com Android Auto e Apple Car Play sem fio. O seu sistema de som também possui 4 alto falantes.
As configurações Advance e Exclusive do modelo japonês ganham central multimídia de 8 polegadas, mas com diferenças no sistema de som delas.
Na opção Advance ela permanece com 4 alto falantes, mas a Exclusive traz de série o sistema de som BOSE com 8 alto falantes, e 2 deles são integrados nos apoios de cabeça dianteiros, exclusividade do modelo em toda a categoria.
Já no caso do rival sul-coreano, a central multimídia é de 10,25” nas versões Platinum e Ultimate, e também inclui GPS nativo.
O sistema de conectividade inteligente é exclusivo do Hyundai, chamado de BlueLink e oferecido a partir da versão Limited.
Qual dos dois modelos comprar?
Se desembolsar mais dinheiro não for um problema para quem busca um SUV compacto, o Hyundai Creta pode ser uma ótima opção nas versões Platinum e Ultimate, as duas mais caras.
A alternativa de topo é bem mais cara, entretanto, além de entregar um motor mais eficiente que o 1.6 do Nissan, também dispõe de câmeras para monitoramento de ponto cego com projeção no painel de instrumentos, câmera 360°, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático, sensor de fadiga e alerta de objetos esquecidos no banco traseiro.
Com exceção da câmera 360 graus e da frenagem autônoma (Oferecida como opcional para o Kicks Exclusive), nenhuma opção do japonês entrega esses itens tecnológicos.
Se o limite de compra for em torno de 125 mil reais, o integrante da Nissan oferece itens exclusivos, principalmente na opção de topo. Todavia, o Creta é o único do comparativo a entregar um motor turbo.
Em resumo, ambos são ótimos produtos e merecem atenção no momento de escolha de um SUV compacto. Opte pelo modelo que mais agrada os seus gostos e necessidades!