Para saber quantos quilômetros dura um pneu é também necessário saber como você dirige seu carro, a seguir preparamos uma tabela:
MODO DE DIRIGIR | DURABILIDADE MÉDIA DOS PNEUS |
Condução moderada | Até 75 mil quilômetros |
Condução normal | Entre 40 e 50 mil quilômetros |
Condução esportiva | Cerca de 10 mil quilômetros |
A qualidade do pneu é importantíssima para o funcionamento do seu carro, afinal, ele assume muitas responsabilidades. Ele fornece aderência, estabilidade, conforto e proteção, entre outras coisas.
A grande questão é que além do tempo de uso, muitos outros fatores contribuem para desgastar os pneus. Fatores como clima, condições das estradas e idade degradam as borrachas, produtos químicos e plásticos que compõem um pneu.
A duração dessa degradação varia de caso para caso, mas existem algumas regras gerais a serem seguidas. Por isso fomos direto à fonte e pegamos informações de uma grande fabricante de pneus para tirar essa dúvida dos nossos leitores: quantos quilômetros dura um pneu? Vamos ao texto!
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Quanto tempo duram os pneus?
A duração da vida de cada pneu será diferente, dependendo do design e de vários fatores de desgaste. Mas os fabricantes e empresas de serviço sugerem limites gerais de quilometragem para te ajudar a observar qual o momento certo de trocar seus pneus. Verifique as garantias e diretrizes do fabricante para obter os detalhes.
A Discount Tire, uma grande empresa de serviços automotivos dos Estados Unidos, sugere a substituição dos pneus, independentemente da profundidade da banda de rodagem, após seis anos de uso, o que parece um exagero, na verdade.
Essa hora pode chegar mais tarde, obviamente. Na verdade, cada pneu também tem um limite de quilometragem sugerido.
A fabricante Pirelli afirma que a média de vida de um pneu está entre 25.000 e 50.000 km. Esses números se aplicam “para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar tudo o que o carro tem a oferecer”.
A marca ainda afirma que, a princípio, os pneus são desenvolvidos para durar entre 40.000 km e 50.000 km, mas a forma que o motorista cuida dos pneus e principalmente como ele dirige é determinante para alongar ou encurtar a durabilidade dos pneus.
O certo é que o próprio pneu dá sinais de desgaste, e o condutor precisa aprender a observar e fazer um diagnóstico se está na hora de trocar o pneu do seu carro.
Quando um pneu precisará de troca?
Muita coisa pode dar errado com um pneu, por isso é importante verificar constantemente se ele está bom. Procure e esteja ciente desses fatores ao examinar a integridade de seus pneus.
Primeiro, observar a profundidade da banda de rodagem é essencial: refere-se à profundidade das saliências externas padronizadas do pneu. Quanto maior o desgaste, maior a necessidade de troca.
Depois, é importante observar se há furos em sua superfície e se há algo que tenha penetrado no pneu e tubo interno que possa causar vazamento de ar.
Por fim, outro elemento que não pode ser desprezado é se o pneu possui rachaduras. Se você encontrar, pode ter certeza que o pneu não é seguro para dirigir e deve ser substituído imediatamente.
Dicas dos especialistas para aumentar o tempo de quilometragem do seu pneu
Sempre substitua os pneus em jogos completos dos pneus do seu carro. Dirigir com pneus incomparáveis pode criar ou resultar em mais problemas no futuro.
Também, não pode se esquecer do pneu sobressalente, o famoso step. A última coisa que você quer é ficar preso com um sobressalente com pouca pressão, ou pior.
Além disso, o motorista precisa sempre observar a forma que ele está dirigindo seu carro e como ele cuida dos seus pneus. Ou seja, não pode se esquecer de:
- Calibrar os pneus com regularidade (uma vez por semana)
- Na calibragem, utilizar a pressão correta indicada pela fabricante do veículo
- Evitar manobras de estacionamento com carro parado, girando volante de forma brusca.
- Evitar, se for possível, dirigir em terrenos muito irregulares.
De forma geral, o asfalto das cidades no Brasil são bem complicados para os pneus. Mas não é só a condição das ruas, a própria dinâmica do trânsito proporciona muitas mudanças de direção, acompanhadas por repetidas acelerações e frenagens. Certamente, isso não é o ideal para os pneus.
Sem dúvidas, o uso dos pneus nas estradas é sempre melhor que no ambiente urbano, onde a velocidade constante e a presença de longas retas garantem condições melhores aos pneus. Desta forma, condutores que utilizam mais o veículo nas estradas podem superar a marca de 50.000km rodados sem precisar de qualquer troca dos pneus.
Por fim, o condutor não deve deixar de observar seus pneus. Eles têm barras de desgaste embutidas. Se sua banda de rodagem estiver nivelada com a barra, é hora de trocar os pneus.
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