Alguns dos itens mais úteis do universo automotivo surgiram já no começo do século passado. É o caso deste acessório que explicamos abaixo, que existe desde os idos de 1920. Estamos falando do quebra sol do carro: veja agora os básicos, os diferenciados e os do futuro, com tecnologia LCD!
De modo bem parecido, por aqui nós também já falamos sobre tapa-sol automotivo: 5 estilos do básico aos mais inusitados. Falamos sobre os tapetes para seu carro: quais os tipos e como escolher, afinal? E até sobre as capas de volantes, explicando melhor os tipos existentes e as vantagens reais desse acessório. Não perca!
Quebra sol do carro: origem e melhorias
Como referido antes, os primeiros quebra-sóis surgiram por volta de 1920, perto dos primórdios da história automotiva. Isso foi junto com os primeiros para-brisas veiculares, literalmente falando. De fato, não é difícil identificar a relação entre os dois elementos, mesmo na arquitetura automotiva atual.
A principal característica do quebra-sol costumava ser a sua forma de aba retangular, posicionada logo acima dos olhos do motorista. Mas hoje há alternativas, como as que veremos abaixo. Outro traço indispensável é o da sua articulação, que permite ao item ser armado e recolhido, conforme a necessidade.
É digno de nota que no começo os quebra-sóis eram externos e fixos, recebendo o nome de visores de sol. Novamente, a evolução veio junto com os para-brisas, que mudaram radicalmente seu design, inclinando-se para não sofrer a resistência do vento. Aí, os quebra-ventos foram para dentro do carro.
Aí é que surgem as articulações. A forma clássica de hoje é a de dois quebra-sóis, com o retrovisor central ficando entre ambos. Uma aba para o motorista, outra para o passageiro. Todos são articuláveis, alguns são basculantes, outros ainda têm espelho, e daí em diante. Abaixo aprofundamos os itens mais diferenciados.
Quebra sol do carro: atualidade e futuro
Como vimos, há diversos tipos de quebra-sóis atualmente. O básico é que eles sejam articuláveis, permitindo armá-los e desarmá-los no dia a dia de uso. Os basculantes têm uma extremidade que solta, para permitir que a pessoa bloqueie também luzes laterais. Aí é que começam os diferenciais.
Há modelos que são extensíveis, permitindo ampliar a área de cobertura. Por exemplo, aqueles em que você puxa outras abas de dentro da primeira, pegando áreas maiores ao lado e à frente. Nesses casos, bloqueia-se o sol também atrás do retrovisor central, e até à coluna ou pilar B do carro.
Também é comum que os quebra-sóis mais modernos tenham acessórios. Isso vai desde prendedores para documentos como a CNH e afins, até espelhos. Mas tem alguns que dão um passo a mais também, trazendo a opção de iluminação própria. Chamada de “luzes de vaidade”, ela é ativada automaticamente, e permite ajustes de intensidade.
Outro caso que chama atenção é o do Citroen de para-brisa Zenith. Como o vidro do carro é ampliado, há um forro que desce do teto até a altura do retrovisor central, se você quiser reduzir a visão panorâmica. Tal como o forro dos modelos com teto solar. Só que isso tornou o quebra-sol bem menor, e sem nenhum acessório.
Há modelos ainda mais disruptivos, que fogem completamente do padrão. Um exemplo é o quebra-sol à base de ímãs. Você simplesmente coloca a parte ativa do ímã dentro do carro, a passiva fora, e depois pode mover a peça para onde quiser. O uso pode ser no para-brisa ou nas janelas laterais.
O revestimento próprio da peça impede arranhões nos vidros. E a alça interna permite mover o item para onde você preferir. Por fim, temos o projeto de quebra-sol com LCD da Bosch. Com ele é possível você ver “através” do item, o que bloqueia a luz do sol e evita criar pontos cegos para o condutor.
De fato, desde sempre os quebra-sóis foram importantes, mas também sempre tiveram o problema de gerar pontos de abertura ou falha. Ou seja, nenhum impedia realmente 100% da incidência da luz do sol. E quanto maior o item, maior era o risco de cobrir muito o campo de visão e causar acidentes.
O modelo em LCD quer resolver isso. Essa tela é inteligente e interage tanto com a incidência da luz solar quanto com os olhos do motorista. Com isso, as áreas do quebra-sol LCD vão escurecendo ou clareando conforme a demanda. Porém, ainda não há data prevista para a estreia comercial do item.