O que seria do motor sem seu sistema de arrefecimento, não é mesmo? Sua temperatura seria um enorme problema. Por isso, decidimos falar sobre o radiador. Isto é, sobre os 5 principais cuidados que devemos ter com essa peça que poucos se lembram.
Dada a importância do motor do carro, também falamos sobre o que fazer quando a ventoinha do radiador não desliga. E sobre motor retificado: afinal, isso compromete a qualidade do carro? E até os 5 maus hábitos dos brasileiros que mais prejudicam o seu carro.
1. A água do radiador
Parte integrante do sistema de arrefecimento do motor, o radiador age com base na troca de calor. O que ele faz é “trocar” o calor por meio da substituição entre o ar quente e outras substâncias. Por exemplo, a água do radiador, com a inclusão de seus aditivos especiais.
Na prática, é fácil verificar o nível de água do compartimento. Contudo, é preciso saber qual o indicado, e para isso o melhor é recorrer ao próprio manual do proprietário. Também deve estar ali a indicação do período ideal de troca. Se for o caso, recorra a uma autorizada.
2. O fluido do radiador
Como vimos na dica de número um, o funcionamento essencial do radiador inclui a troca entre o ar quente e outras substâncias. De fato, a água não é a única delas. Aqui temos outra, que é o próprio fluido do radiador, um óleo com seu teor ideal de viscosidade.
Basicamente, eles costumam ter uma cor original, ou inicial. Como a cor verde ou a cor vermelha. Com o tempo de uso passando, essa cor vai se alterando, ou mesmo a viscosidade muda. Então, é hora de realizar a devida troca do seu fluido.
Vale lembrar que esse fluido ou óleo lubrificante do radiador tem uma função essencial no funcionamento do sistema de arrefecimento. Isso porque qualquer pequeno entupimento das vias por onde o líquido passa já pode ocasionar danos graves. Então, fique de olho.
3. A bomba de água
Aqui temos, novamente, o papel fundamental da água. Mas não se trata do líquido que vai diretamente no compartimento referido acima, mas sim na bomba d’água. Ela faz parte do sistema que compreende também mangueiras, pistões e peças afins.
No caso, essa bomba pode conter partes e peças que oxidam, o que representa um grande perigo. Isso porque a oxidação pode causar mau funcionamento no radiador e no próprio motor. Então, fique de olho na cor da água da bomba, e se houver alterações procure ajuda.
4. O sistema de arrefecimento
É sempre importante lembrar que o sistema de arrefecimento do seu carro é um conjunto selado. Por isso, ele não apenas não permite eventuais alterações posteriores (as famosas “ganbiarras”), como também não se comunica com o exterior.
Ou seja, qualquer líquido ou saída de ar por parte do radiador representa um vazamento. Assim como todo vazamento pede urgência na resolução do problema. Novamente, a grande dica aqui é procurar a ajuda de um mecânico, ou mesmo de uma autorizada.
5. A “colmeia“
Acabamos de entender, acima, que o radiador se comunica com o sistema de arrefecimento de modo direto e selado. Contudo, isso não quer dizer que não seja possível intervir no interior das peças e partes. Pelo contrário, é preciso fazer determinadas limpezas.
É o caso da famosa “colmeia”, que compreende praticamente toda a extensão do radiador. Ela tem esse formato para evitar a entrada ou acúmulo de resíduos por parte da aspiração de ar do mecanismo. Por isso, busque o serviço de limpeza periódica da colmeia.