A RAM 2500 já era considerada um exagero por muitas pessoas, mas a montadora americana acaba de lançar no Brasil uma picape ainda mais potente, luxuosa e cara, embora o tamanho seja praticamente o mesmo. Estamos falando da 3500, que chega para aumentar o portfólio da RAM de 2 para 3 modelos disponíveis em nosso mercado. Veja agora todos os detalhes do mais recente lançamento do Grupo Stellantis!
Design
O visual da nova RAM 3500 pode não te surpreender por ser realmente bem parecido com o da 2500, inclusive mantendo as mesmas dimensões.
Entretanto, alguns pequenos detalhes são alterados, sobretudo na configuração de topo.
Na dianteira o que chama atenção é a imensa grade inteiramente cromada, que na versão mais cara da gama possui detalhes ligeiramente diferentes em relação a sua “irmã menor”.
A lateral é praticamente idêntica, mas na versão Limited LongHorn conta com rodas de liga-leve exclusivas e uma pintura inferior em um tom diferente da carroceria, oferecida como opcional.
O design na traseira também segue as mesmas características, com o nome “RAM” gravado em relevo na tampa da caçamba e badges exclusivos de acordo com a versão.
Vale ressaltar que a versão Night Edition, que aposta em detalhes escurecidos, possui um visual praticamente idêntico à mesma configuração da 2500, inclusive trazendo rodas com o mesmo desenho.
No interior é a versão de topo que mais ganha destaque, pois é equipada com couro de dupla tonalidade nos bancos e em outros detalhes.
Algumas regiões do interior (parte do volante, faixas nas portas, console central e detalhes no painel) possuem acabamento em madeira real, oferecendo uma certa exclusividade para cada unidade da picape, pois a madeira possui características próprias que variam seus detalhes.
Review completo da RAM 3500
Dimensões e especificações
Veja as principais dimensões e especificações da RAM 3500:
Como dissemos anteriormente, em questões de dimensões ela é basicamente igual a 2500, com exceção da altura que é ligeiramente maior, alcançando 2mm a mais no modelo mais recente.
As capacidades de superação de obstáculos também são praticamente iguais, já que a 2500 conta com os seguintes dados:
- Ângulo de entrada: 22,9°.
- Ângulo de saída: 25,8°.
- Ângulo de rampa: 23,9°.
- Peso: 3.448kg.
- Tanque de combustível: 138L.
Vale ressaltar que a 2500 vem sempre equipada com o RamBox, compartimento que fica nas laterais da caçamba oferecendo uma espécie de bagageiro com 102L cada.
Na picape recém lançada ele também é um equipamento padrão para as duas versões de entrada, mas não é compatível com a pré-disposição para a quinta roda (engate de reboques pesados) oferecida na opção mais cara. Ou seja, quando ela está equipada, o RamBox é eliminado, assim aumentando a capacidade volumétrica da caçamba. Neste compartimento o volume sobe para 122L, ou seja, 20L a mais em cada RamBox.
As capacidades de carga também são menores na 2500, que conta com 7.861kg para reboques com freio e 1.088kg para transportes na caçamba.
Também é importante lembrar que tanto a 2500 quanto a 3500 possuem um PBT (Peso Bruto Total) muito alto, por isso acaba se enquadrando como caminhão em nossa legislação brasileira. Isso implica em restrições da picape em uso urbano e a exigência de CNH categoria C ou superior.
A categoria B, utilizada para conduzir automóveis, não é válida para dirigir as camionetes mais caras do país.
Conjunto mecânico
Sob o capô o novo modelo da RAM traz o mesmo 6.7 Cummins turbodiesel de 6 cilindros em linha que equipa a 2500.
A grande diferença é que na camionete mais nova ele rende potência máxima de 377cv aos 2.800rpm e torque máximo de 117,3 kgfm em 1.700rpm, o que representa 12cv e 6,6 kgfm a mais que sua irmã.
A transmissão continua sendo automática convencional de 6 velocidades, acoplado a uma tração 4×4 com reduzida.
Ao contrário da 2500, para estar de acordo com as novas normas de emissões impostas pelo programa Proconve L7, a 3500 traz um tanque de ARLA 32, um reagente líquido composto por 32,5% de ureia, que trabalha para reduzir a emissão de poluentes.
O conjunto de freios trazem disco nas quatro rodas, enquanto a suspensão traz amortecedores preparados (Heavy Duty) também em todas as rodas.
Infelizmente os números oficiais de desempenho e consumo não foram divulgados pela Stellantis até o momento atual.
Versões e equipamentos
Confira agora, todos os preços e os principais equipamentos das 3 versões ofertadas:
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Laramie | R$484.990 | Central multimídia Uconnect de 12”, câmera 360°, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som Alpine, cancelamento ativo de ruído, estribos laterais, faróis full LED com comutação automática, sensor crepuscular, piloto automático, sensor de ponto cego, bancos em couro e Alcântara, 6 airbags, ar-condicionado digital dual-zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento e resfriamento, Hill Holder, câmera de caçamba, chave presencial, controles de tração e estabilidade, alerta de tráfego cruzado traseiro, direção hidráulica, sensor de pressão dos pneus, retrovisores externos elétricos com aquecimento, luzes de cortesia, repetidores de seta e rebatimento elétrico, faróis de neblina em LED, iluminação ambiente, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos com tela de 7”, pedais com ajustes elétricos, rodas de liga-leve R18 com pneus de uso misto, sensor de chuva, tacógrafo, volante em couro com aquecimento e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. | Não há opcionais. |
Laramie Night Edition | R$509.990 | Adiciona retrovisor interno digital, sistema de som Harman/Kardon, estribos laterais elétricos, piloto automático adaptativo com parada total, alerta de colisão com frenagem autônoma, sistema de permanência em faixa, Cab Lights (Luzes no teto, acima do para-brisa), bancos traseiros laterais aquecidos e detalhes escurecidos. | Não há opcionais. |
Limited LongHorn | R$529.990. | Acrescenta faróis full LED com tecnologia Matrix direcionais, revestimento interno marrom e detalhes exclusivos. | Pré-disposição para engate tipo quinta roda na caçamba – R$0,00. Pintura Two Tone – R$10.000. |
Cores
A novíssima RAM 3500 está disponível em um total de 5 cores diferentes, todas elas oferecidas gratuitamente. Veja:
- Metálicas: Granito Crystal e Prata Billet (Exclusiva da versão Night Edition).
- Perolizadas: Branco Pérola, Azul Patriot, Preto Diamond e Vermelho Delmonico (Indisponível para a versão de entrada Laramie).
Para a configuração Limited LongHorn, há um opcional chamado de “Pintura Two Tone”, que indica os dois tons da carroceria.
Disponível apenas com a pintura perolizada Branco Pérola, ele custa R$10.000 e contorna toda a picape com uma pintura marrom na região inferior.
Painel e multimídia
O painel de instrumentos não é totalmente digital, mas possui uma tela de 7” ao centro, com dois mostradores analógicos nas laterais.
Já a central multimídia, chamada de Uconnect, possui uma tela touchscreen de 12” posicionada na vertical, entregando GPS embarcado e conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play.
Mesmo na versão de entrada a RAM equipa a 3500 com um sistema de som assinado pela Alpine, de 10 alto-falantes com subwoofer. A partir da segunda alternativa da gama quem assina o sistema de som é a Harman/Kardon, trazendo 17 alto-falantes com subwoofer.
Conclusão
A nova RAM 3500 traz a maioria dos aspectos que já são conhecidos na 2500, porém com mais sofisticação, potência, torque e também capacidade de carga e reboque.
A diferença de preços em relação a 2500 não pode ser considerada pequena, mas analisando o alto valor cobrado por qualquer uma das duas picapes, o percentual de diferença acaba não sendo muito grande, o que é positivo.
Para efeitos de comparação, estes são os preços atuais da RAM 2500:
- Laramie 6.7 Diesel 4×4 Automática – R$460.990.
- Laramie Night Edition 6.7 Diesel 4×4 Automática – R$485.511.
Visto que a sofisticação, as capacidades e a lista de equipamentos são maiores na 3500, podemos considerar que vale a pena pagar a diferença de preços entre as duas maiores picapes disponíveis oficialmente para vendas no Brasil!
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