O Brasil nunca foi o país das picapes igual aos EUA, mas também não somos indiferentes a elas. Por isso mesmo, a RAM 1500 Classic chega com força entre as picapes médias. Obviamente, para brigar com picapes de topo de linha.
Ela ainda não tem um preço exato, mas podemos deduzir suas intenções pelo propulsor escolhido. Que é um V8 5.7, fazendo frente às soluções de turbodiesel já existentes no mercado nacional. Entenda, adiante, qual a estratégia completa para isso!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
RAM 1500 Classic: motorização
Já tínhamos falado, por aqui, sobre quando a Ram 1500 ficou até R$ 4.228 mais barata. E também sobre as opções de picapes grandes além da RAM. Toda essa movimentação mostra o aquecimento da categoria e o interesse da RAM no Brasil.
Agora, a ideia é claramente enfrentar VW Amarok, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e outras picapes médias. Mais que isso, bater de frente com as versões de topo de linha, como ficará claro aqui. Para isso, traz as versões Laramie e Laramie Night Edition.
A segunda se diferencia por não ter os detalhes cromados no design. O motor é sempre o V8 Hemi 5.7 aspirado, movido a gasolina. Ele faz até 400 cv e, de torque, 56,7 kgfm (aliás, é o mesmo da 1500 Rebel).
A cabine também é sempre dupla. Mesmo sendo menor que qualquer outra RAM (5.816 mm de comprimento), é maior que a S10. Que era, até então, a maior picape média em nosso mercado. O que desperta, em alguns, medo de não caber na garagem.
RAM 1500 Classic: itens e valores
Outro alerta que muitos levantam é sobre o consumo, obviamente. Essa informação já saiu, com medida segundo o Inmetro. No caso, são 5,2 km/litro na cidade e, na estrada, 6,4 km/litro. Tudo isso com um tanque de combustível de 98 litros.
Em termos de equipamentos a Laramie e a Laramie Night Edition são bem estratégicas. Já contam com pacote completo de série. O que vai desde bancos elétricos com aquecimento até painel de instrumentos de 7” e, claro, computador de bordo.
Sem falar na central multimídia de 8,4″, para Apple CarPlay ou Android Auto. Os mais exigentes, porém, sentirão falta de alguns itens básicos. Como faróis de LED, que não estão incluídos. Ou mesmo falta de assistentes de condução.
O que, obviamente, não deve deixá-la necessariamente “mais barata”. O valor ainda não foi oficializado pela marca, o que só deve ocorrer em 15 de setembro. Mas todos os indícios apontam algo entre os R$ 350 mil e, talvez, os R$ 400 mil. Agora, é esperar pra ver!