A RAM está chamando nada menos que 340.743 unidades das picapes RAM 2500 e 3500 fabricadas entre 2021 e 2023 para um recall por risco de incêndio. São 306 mil unidades nos Estados Unidos, 21 mil no Canadá e 12.500 fora da América do Norte. Todas as unidades envolvidas são equipadas com o motor 6.7 litros diesel da Cummins.
O problema está num aquecedor do ar de admissão, que pode superaquecer e causar um incêndio. Seis casos já foram registrados e a RAM recomenda que os proprietários estacionem suas picapes em lugares abertos até que o recall seja feito.
A solução do defeito é a troca de um conector elétrico. Cinco incêndios começaram com o motor ainda em funcionamento e um com o motor já desligado. Então, todo cuidado é pouco.
Para saber se sua picape está entre as afetadas, basta entrar no site específico de recall da RAM.
Em novembro de 2022, a marca já chamou outras 248 mil unidades Heavy Duty com o mesmo motor que também corriam risco de incêndio. Nelas, o problema estava na caixa de câmbio, que poderia sofrer com calor e pressão excessivos e formar vazamentos do fluído, altamente inflamável.