No fim de julho passado o Governo Federal aplicou uma nova redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). Isso resultou na redução de preço de alguns carros, mas isso infelizmente não aconteceu com o Tiggo 5X, que atualmente é um dos modelos mais vendidos da CAOA Chery em território brasileiro.
Governo Federal reduz novamente IPI para carros nacionais
Conjunto mecânico
O Tiggo 5X atualmente traz três versões de acabamento, e cada uma delas utiliza um powertrain um pouco diferente, embora o motor principal seja sempre o mesmo.
A opção mais básica emprega um propulsor 1.5 turboflex que alcança até 150 cv e 147 cv (etanol e gasolina) com torque máximo de 21,4 kgfm independentemente do combustível utilizado.
Com ele está disponível somente a transmissão automatizada de dupla embreagem com seis velocidades.
A configuração intermediária da gama, a única que teve aumento por enquanto neste mês (agosto), conta com a mesma motorização, mas adotando um câmbio CVT que simula nove marchas.
A versão mais cara, que é também a mais recente no nosso mercado, contempla novamente o motor 1.5 turboflex, mas inclui também um sistema híbrido-leve (quando serve apenas como auxiliar e não é capaz de tracionar as rodas sozinho) de 48V, resultando em uma potência máxima de 160 cv com torque máximo de 25,5 kgfm.
Neste caso a transmissão também é CVT de nove velocidades simuladas.
Novos preços
Como citamos anteriormente, somente a versão intermediária sofreu um aumento, enquanto as outras seguem com o mesmo valor praticado anteriormente. Confira a nova tabela e a diferença em relação à anterior:
CAOA Chery Tiggo 5X 2023
Versão | Preço | Com todos opcionais | Diferença |
TXS 1.5 Turbo Automatizado | R$144.990 | R$146.490 | ——— |
Pro 1.5 Turbo CVT | R$159.990 | R$161.590 | +R$5.000 |
Pro 1.5 Turbo MHEV CVT | R$169.990 | R$171.590 | ——— |
MHEV = Mild Hybrid Electric Vehicle (Híbrido-leve).