Os carros voadores ainda estão longe de se tornarem padrão no mundo. Mas já há países se preparando para uma possível “virada”. É o caso do Reino Unido, que inaugurou o primeiro aeroporto para esse tipo de veículo.
Esse novo aeroporto foi nomeado como “Air One”, e está autorizado a operar pousos e decolagens de veículos elétricos voadores. A ideia é que ele seja usado pelo menos uma vez ao mês. Ele esteve aberto para visitação entre os dias 28 de abril e 15 de maio.
De acordo com o que foi divulgado, ele é apenas o primeiro de um plano que consiste em 200 “vertiports” que a Urban-Air Port tem planejado abrir ao redor do mundo nos próximos cinco anos.
Ricky Sandhu, fundador e presidente executivo da empresa, comentou sobre os planos: “Os carros têm estradas. Os trens têm trilhos. Os aviões têm aeroportos. Agora, os eVTOLs têm um Porto Urbano-Aéreo. Nossa tecnologia permitirá que Coventry e outras cidades do país e do mundo descarbonizem, permitindo a adoção segura de soluções de mobilidade mais limpas”.
Vertiport: conheça detalhes
A parte interna do Air One, terá salas especiais para passageiros de táxi aéreo, área de gerenciamento e segurança de emergência para que tenham reforços caso ocorra alguma tragédia. Além dessas áreas terá uma de comando e controle e outra de logística.
O vertiport poderá suportar cerca de 400 mil pessoas e está localizado próximo a ferroviária para facilitar o acesso. A ideia do Air One é ter um compilado de serviços: táxis aéreos de passageiros, drones de entrega autônomos, gerenciamento de emergências de desastres e operações de defesa e logística.
Sandhu enfatizou que a inauguração do aeroporto é muito importante para a nova era de transporte.