A Renault está se preparando para celebrar os 70 anos de inauguração da fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, com grandes novidades. O presidente da Renault na Argentina, Pablo Sibilla, revelou os planos da empresa para os próximos anos, destacando a produção de uma picape intermediária inédita na planta.
Veja ofertas de Renault usados certificados na Karvi!“Nos últimos anos, colocamos uma forte ênfase estratégica no aumento da produção nacional em nossa fábrica de Santa Isabel. Um reflexo claro dessa abordagem foi a confirmação do projeto com perfil exportador que anunciamos no início do ano passado, a partir do desenvolvimento de uma picape de meia tonelada”, afirmou Sibilla.
A picape em questão é a versão de produção da Niagara Concept, apresentada em outubro do ano passado. O modelo será a sucessora da Oroch, chegando para concorrer comFiat Toro e Chevrolet Montana. A estrutura será monobloco e a plataforma RGMP, a mesma utilizada no Kardian.
A base da nova picape conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração, suportando veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,60 a 3 metros. A picape apresentada em 2023 tem 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos.
Uma das grandes novidades é a possibilidade de versões híbridas no portfólio da picape, graças à nova plataforma. A Renault indicou esse caminho ao equipar o protótipo Niagara com a tecnologia E-Tech Hybrid 4×4, que combina um motor a combustão com sistema híbrido-leve de 48 volts na frente e um motor elétrico adicional na traseira.
A nova picape intermediária será produzida na mesma fábrica onde hoje são produzidas as picapes médias Nissan Frontier e Renault Alaskan. No entanto, a nova caminhonete terá sua própria linha de montagem, visando uma produção altamente exportadora, com pelo menos 70% dos veículos destinados ao Brasil.
Além disso, a Nissan também terá sua versão do projeto, marcando sua entrada inédita no segmento de picapes intermediárias. O esquema seguirá o modelo já estabelecido com os modelos Frontier e Alaskan, prometendo uma competição acirrada e uma oferta diversificada aos consumidores.