Recentemente a Renault apresentou a linha 2023 do seu subcompacto, embora ainda estejamos no primeiro mês de 2022. O novo Kwid agora se destaca pelo visual mais refinado, além de ter recebido mais equipamentos, mais potência e economia, e claro, um aumento de preços.
Confira agora todas as novidades do mais recente lançamento da montadora francesa em nosso país!
Design do Renault Kwid 2023
A dianteira agora é composta por um para-choque totalmente novo, dividindo o conjunto de iluminação em dois blocos, algo que está cada vez mais comum nos lançamentos automotivos. A Fiat Toro, por exemplo, trouxe essa divisão no conjunto óptico em 2016, posteriormente aparecendo também em outros modelos como o Citroën C4 Cactus.
O bloco superior traz um DRL em LED para todas as configurações, algo inédito no Kwid e também na categoria de subcompactos. A luz de seta continua sendo halógena e fica localizada atrás da luz diurna, desligando-a momentaneamente até a seta ser desativada.
No compartimento inferior ficam alojados os faróis de dupla parábola, enquanto os faróis de neblina foram excluídos, ou seja, nenhuma versão oferece.
A traseira também recebe mudanças, agora com um para-choque renovado e iluminação de lanterna em LED, com nova disposição para as luzes de freio e seta. Vale lembrar que esse conjunto de iluminação mais refinado não está disponível na versão de entrada, que segue com as lanternas antigas.
Infelizmente o brake light continua com uma iluminação convencional, que possui um tempo de acendimento mais demorado e é menos visível em dias com alta claridade.
A Renault adicionou também dois pontos refletivos no novo para-choque.
No interior o design segue praticamente idêntico, com poucas alterações em detalhes de acabamento e novos equipamentos. Os bancos da versão Intense, por exemplo, agora contam com novo revestimento de tecido com detalhes azuis.
Conjunto Mecânico
A motorização continua sendo a mesma 1.0 aspirada de 3 cilindros em linha, batizada de SCE (Smart Control Efficiency). Porém, depois de algumas alterações esse propulsor passou a render até 2cv e 0,2 kgfm a mais.
A potência agora atinge 71cv com etanol (Contra 70cv do anterior) e 68cv com gasolina (Contra 66cv), aos 5.500rpm.
Já o torque alcança 10 kgfm (Contra 9,8 kgfm) com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, entregues em 4.250rpm.
A transmissão continua sendo manual de 5 marchas para todas as alternativas da gama.
Anteriormente a configuração de entrada não contava com nenhuma assistência na direção, mas na nova linha todas as versões trazem direção elétrica, que não rouba potência do motor e tem um funcionamento mais leve.
Consumo do Renault Kwid 2023
De acordo com a Renault, o seu modelo ficou 5% mais econômico em ciclo urbano com etanol e 3% mais eficiente com gasolina.
Para isso foi implantado o sistema Start-Stop, que desliga o motor momentaneamente em paradas de semáforos ou semelhantes. Os pneus também são novos, agora com resistência de rolagem 20% menor.
Outra ação visando o baixo consumo foi a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management), que funciona da seguinte forma: quando o condutor tira o pé do acelerador, o motor segue girando sem consumir combustível, enquanto o alternador passa a recuperar energia automaticamente e a envia para a bateria, que é recarregada sem o consumo de combustível.
Isso significa que ao acelerar novamente o alternador não precisará retirar a energia do motor para recarregar a bateria, pois ela já recebeu carga na desaceleração. A marca diz que o ESM garante até 2% de economia.
Veja os números oficiais divulgados pelo Inmetro:
- Kwid 2023
- Cidade: 10,8 km/l (E) e 15,3 km/l (G).
- Estrada: 11 km/l (E) e 15,7 km/l (G).
Para efeitos de comparação, confira os dados da linha 2022: Kwid 2022
Cidade: 10,3 km/l (E) e 14,9 km/l (G).
Estrada: 10,8 km/l (E) e 15,6 km/l (G).
Desempenho
A montadora diz que o novo Kwid acelera de 0 a 100 km/h em 13,2s com etanol e 13,5s com gasolina, mas não informou a velocidade máxima.
Certamente o veículo ficou mais ágil, pois os números anteriores indicavam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7s (E) e 15,5s (G).
Versões e Equipamentos
Entre as novidades, podemos destacar a adição dos controles de estabilidade e tração para todas as versões, assim como o assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus e o DRL (Daytime Running Light) em LED.
Pela primeira vez o Kwid recebe rodas de liga-leve, embora sejam opcionais na versão Intense e de série apenas na mais cara Outsider.
A antiga configuração de entrada Life 1.0 Manual foi extinta, mas como o seu único concorrente (Fiat Mobi) também perdeu a versão mais acessível, o modelo francês permanece com o título de carro 0km mais barato do Brasil.
Zen 1.0 Manual | |
Preço Inicial | Equipamentos |
R$59.890. | 4 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, sistema start-stop, sensor de pressão dos pneus, DRL em LED, indicador de trocas de marcha, direção elétrica, ar-condicionado manual, rádio com Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, painel de instrumentos em LED e travas elétricas. |
Total com pintura metálica: R$61.390.
Intense 1.0 Manual | |
Preço Inicial | Equipamentos |
R$64.190. | Adiciona retrovisores em black piano, retrovisores elétricos, calotas com acabamento diamantado, chave canivete, câmera de ré, central multimídia de 8”, volante multifuncional e lanternas traseiras em LED. |
Total com pintura metálica + opcionais: R$68.190.
Opcionais
Para essa versão há um único opcional que acrescenta o teto pintado em preto e as rodas de liga-leve R14, custando R$2.500.
Outsider 1.0 Manual | |
Preço Inicial | Equipamentos |
R$67.690. | Acrescenta barras de teto, bancos com detalhes exclusivos, rodas de liga-leve R14 e visual aventureiro. |
Total com pintura metálica: R$69.190.
Cores do Renault Kwid 2023
Qualquer pintura metálica do novo Renault Kwid é ofertada por R$1.500. São elas: Prata Étoile, Vermelho Fogo e Azul Iron (Apenas para Intense e Outsider).
A única oferecida gratuitamente é a cor Preto Nacré, enquanto a sólida Branco Glacier adiciona R$700,00 ao valor total.
Dimensões
Todas as dimensões seguem iguais, embora o novo visual dianteiro dê a impressão de que ele ficou um pouco maior.
- Comprimento: 3,68m.
- Largura: 1,58m (Sem retrovisores).
- Altura: 1,48m (Sem barras de teto).
- Entre-eixos: 2,42m.
- Porta-malas: 290L.
- Tanque de combustível: 38L.
Assim como acontecia no modelo anterior, o Kwid 2023 possui uma boa capacidade de superar obstáculos diários, como lombadas e valetas.
Os números ficaram um pouco maiores, veja: a altura livre em relação ao solo é de 18,5cm (Contra 18cm), maior que muitos carros chamados de “SUVs”.O ângulo de entrada fica definido em 24,1° (Contra 24°), enquanto o de saída atinge 41,7° (Contra 40°).
Painel e Multimídia
Não espere por um painel de instrumentos com uma tela de TFT no Renault Kwid, mas é verdade que ele evoluiu bastante, agora com conta-giros e marcadores de temperatura e nível de combustível em LED.
No centro há uma tela que armazena os dados do computador de bordo, mas que não é colorida.
A central multimídia é a conhecida Media Evolution, agora com tela de 8” e conexão para Android Auto e Apple Car Play, embora ainda necessitem de um cabo.
Outra novidade é que a central recebeu uma nova moldura e agora conta com indicador de temperatura externa e comandos satélites no volante, que ficam posicionados em uma haste na coluna de direção.
Vale a pena comprar um Renault Kwid 2023?
Depende. Tanto o Fiat Mobi quanto o Renault Kwid são modelos que buscam ser mais acessíveis, portanto, são indicados pra quem realmente não pode gastar mais que o cobrado por eles.
Quando o comparamos com seu único rival, o Kwid agora leva vantagem em alguns quesitos sobre, embora a qualidade de construção do concorrente italiano ainda seja ligeiramente melhor.
Em resumo nós podemos dizer que o subcompacto francês evoluiu bastante, principalmente nas duas versões mais caras que agora trazem equipamentos refinados antes nunca vistos no modelo.