Logo após lançar oficialmente a nova Oroch no Brasil, a Renault iniciou a pré-venda do seu modelo 100% elétrico mais acessível, já que fica posicionado bem abaixo do Zoe. O Kwid E-Tech também passa a ostentar o título de modelo totalmente elétrico mais barato de todo o mercado automotivo brasileiro, com uma diferença de R$21.910 para o segundo colocado.
Design
No visual, a variante elétrica é bastante parecida com a configuração convencional do Kwid.
Na dianteira, a única mudança de fato chamativa é a grade frontal totalmente fechada, já que por se tratar de um modelo elétrico, não é necessário ter muitas entradas de ar.
Já na lateral, é possível notar as rodas de liga-leve com desenho exclusivo e um inédito adesivo posicionado na região inferior das portas, com o nome da versão gravado.
A traseira também é parecida, mas entrega um para-choque diferente, com maiores adesivos refletivos e um aplique prateado na região inferior, o qual aloca a lanterna traseira de neblina.
Na tampa, antes do nome “Kwid” foi colocado um “E” (de elétrico), além de um badge com o nome da versão na direita inferior.
O modelo estará disponível em somente 3 cores: Branco Glacier Polar, Prata Diamond e Verde Noronha, esta que é exclusiva para ele.
Interior
A cabine também muda. O primeiro ponto de destaque é o novo volante, agora com comandos multifuncionais. O painel de instrumentos é bastante parecido, mas também traz alterações e fica ligeiramente mais refinado.
Curiosamente, a central multimídia do Kwid a combustão é maior e mais moderna que a da variante elétrica.
Outra diferença, além dos bancos, é o seletor de posições do câmbio, já que o carro elétrico não possui marchas.
É importante dizer que o Kwid elétrico é homologado para apenas 4 passageiros, ao contrário do subcompacto a combustão, que leva até 5 pessoas. No mais, os interiores são praticamente idênticos.
Dimensões
As medidas são parecidas, mas também contam com alterações em relação ao subcompacto convencional, veja:
Dimensões | Kwid E-Tech | Kwid 1.0 |
Comprimento | 3.734mm | 3.680mm |
Largura | 1.770m (Retrov. abertos) | 1.579mm (Sem retrov.) |
Altura (Sem barras) | 1.500mm | 1.479mm |
Entre-eixos | 2.423mm | |
Porta-malas | 290L | |
Peso (Ordem de marcha) | 977kg | 818kg |
Infelizmente os dados de superação de obstáculos do Kwid elétrico, como ângulos de entrada e saída e o vão livre, não foram divulgados.
Conjunto mecânico
O Kwid E-Tech utiliza um motor elétrico alimentado por baterias de íon-lítio de 26,8 KWh. Sua potência máxima de 48kW é equivalente a 65cv, disponíveis a partir dos 4.000rpm, enquanto o torque atinge 11,5 kgfm entre 0 e 4.000rpm.
Como comentamos, um carro elétrico não possui marchas, o que significa que sua transmissão apenas fica responsável por alternar entre uma “marcha” à frente ou uma “marcha” à ré.
Carregamento
Infelizmente a Renault não divulgou o tempo de recarga completa do modelo, mas de acordo com ela, em um Wallbox (carregadores especiais instalados em casa) de 7,4kW é possível carregar a bateria de 15% aos 80% de carga em 2 horas e 54min no caso do carregamento AC (corrente alternada, e 40min no carregamento DC (corrente contínua).
Se for utilizado o carregador portátil para recarregar o veículo em uma tomada comum de 220V 10A, a bateria vai de 15% a 80% em 8 horas e 57min.
Freios
O sistema de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. A frenagem regenerativa, que é bem comum nos híbridos e elétricos, também está presente, recuperando energia quando o pedal do acelerador é aliviado ou o do freio é acionado.
Modo de condução
No modo ECO, que pode ser acionado através de um botão no console central, a potência é limitada em 33kW (44,8cv), enquanto a velocidade máxima disponível é de 100 km/h e a ação da frenagem regenerativa se torna mais intensa.
Autonomia
Segundo divulgado pela marca, a autonomia no uso urbano é de 298km, distância que diminui para 265km em percurso misto. Ainda de acordo com a Renault, o Kwid E-Tech conta com o melhor índice de eficiência energética entre todos os elétricos do Brasil, com 0,44 MJ/km. Além disso, a montadora divulga um custo de R$0,06 por cada quilômetro rodado, enquanto um carro equivalente à combustão custaria R$0,48 por cada km.
Desempenho
Por se tratar de um modelo com proposta mais acessível (por mais que o valor seja alto) e de uso urbano, o foco do Kwid elétrico não é desempenho.
A Renault informa uma velocidade máxima de 130 km/h, enquanto o 0 a 100 km/h é realizado em 14,6s. Porém, a marca ressalta que a aceleração de 0 a 50 km/h é feita em 4,1s.
Versões e preços
Se você optar pela compra de um Renault Kwid totalmente elétrico, terá disponível apenas a versão E-Tech, que custa R$142.990. Para efeitos de comparação, até então o carro elétrico mais barato do Brasil era o Jac E-JS1, que atualmente parte de R$164.900.
Durante a pré-venda, é necessário dar um sinal de R$999 para garantir o veículo.
Confira os principais equipamentos que compõem a lista de itens de série do modelo:
Direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, faróis com ajuste de altura, limitador de velocidade, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED, rodas de liga-leve R14, central multimídia Media Evolution de 7”,
O carro também conta com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alerta de pressão dos pneus, câmera de ré, lanternas traseiras em LED, volante multifuncional, sensores de estacionamento traseiros, lanterna traseira de neblina, DRL em LED e chave canivete.
Painel e multimídia
Embora tenha um aspecto ligeiramente mais moderno que o do Kwid convencional, o painel de instrumentos do E-Tech é praticamente idêntico.
Já a central multimídia é basicamente a mesma, chamada de Media Evolution. Porém, no modelo mais caro, curiosamente a tela tem 7”, ao invés de 8”.
Outra inferioridade é que apesar de ambas terem conexão (ainda por cabo) para Android Auto e Apple CarPlay, a do elétrico ainda conta com aquele design mais antigo, onde a entrada USB é localizada na parte superior da moldura, de forma que o cabo fica “pendurado” no meio da tela, atrapalhando sua visualização.
Renault On Demand
Vale lembrar que o subcompacto elétrico também está disponível no “Renault On Demand”, o serviço de assinaturas da montadora.
Se o cliente preferir não se preocupar com os principais custos de um carro como sua manutenção, seguro, valor de revenda, documentação, IPVA e etc, ele pode “alugar” uma unidade com a própria marca. No caso do Kwid E-Tech, há planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com limites de quilometragem de 1.000, 2.000 ou 3.000km mensais.
Como exemplo, o plano de 48 meses com 1.000km mensais possui uma mensalidade de R$3.339, valor que pode ser reduzido para R$2.999 se o cliente fizer um pagamento inicial de R$9.990.