Durante o Salão de Genebra, o CEO da Renault, Fabrice Cambolive, anunciou uma mudança significativa na estratégia da empresa para os próximos anos. A ideia anterior de vender exclusivamente veículos elétricos na Europa até 2030 foi oficialmente abandonada em favor de uma abordagem mais abrangente.
Veja ofertas de Volkswagen Voyage certificados na Karvi!Agora, a Renault planeja atuar em duas frentes distintas: mantendo os motores tradicionais a gasolina, enquanto também investe fortemente em veículos totalmente elétricos. Cambolive enfatizou a importância de cobrir todos os segmentos do mercado, adaptando-se às demandas dos consumidores.
“Nosso objetivo é ter uma presença significativa em ambos os segmentos: veículos de combustão interna com tecnologia híbrida e modelos totalmente elétricos”, declarou Cambolive. “Não se trata mais apenas de transição para veículos elétricos até 2030. Estamos comprometidos em oferecer duas opções muito competitivas em nossa linha, abrangendo ambos os tipos de motores. Acreditamos que esta estratégia será eficaz nos próximos 10 anos.”
No âmbito da eletrificação, a Renault tem apostado em lançamentos que remetem aos clássicos, mas com tecnologia moderna. Um exemplo é o Renault 5, que já acumula uma lista de espera com mais de 50.000 interessados. O início das vendas está marcado para maio, com a versão de 52 kWh, seguida pela opção mais acessível com baterias de 40 kWh.
Além disso, o Twingo está programado para retornar ao mercado por volta de 2026, totalmente repaginado e elétrico, inspirado nas primeiras gerações do compacto.
Quanto aos motores a combustão, a Renault concentrará seus esforços em modelos híbridos, combinando motores tradicionais a gasolina com blocos elétricos e baterias. Atualmente, a marca já oferece essa tecnologia em diversos modelos europeus, como Clio, Captur, Arkana, Austral, entre outros, e planeja expandir sua gama nos próximos anos.
Além da Europa, a empresa também planeja lançar híbridos em outros mercados, como o Brasil. Especula-se que a tecnologia E-Tech Hybrid possa equipar a picape Niagara (sucessora da Oroch) e um SUV médio inédito, ambos previstos para chegar ao mercado até 2025.