A Renault recentemente tinha comentado sobre uma frase que haviam falado sobre seus veículos e finalmente revelou o que significava o conceito “alimentado a hidrogênio” que foi exposto no Summit ChangeNOW 2022, que possui a placa de identificação Scénic.
O Renault Scénic Vision é diferente de todos os outros que já vieram da marca, pois ele possui uma carroceria no estilo do SUV, com detalhes futuristas. Com faróis de LED, o perfil do veículo é muito dinâmico.
O modelo será equipado com um trem de força híbrido que será combinado a um motor elétrico com extensor de alcance da célula de combustível de hidrogênio. Com relação ao uso do hidrogênio, a Renault está oferecendo LCVs de produção com células de combustível.
A tecnologia é H2-Tech que tem como intuito reduzir o tempo inativo com relação ao carregamento e carbono. O trem de força é uma espécie de motor elétrico montado na parte da frente, produz cerca de 215 cv, ademais, a célula de combustível de hidrogênio tem extensor de alcance com 21 cv e bateria de 40 kWh.
A forma híbrida faz com que o veículo carregue a bateria duas vezes de forma mais leve com a mesma autonomia. De acordo com a Renault, o Scénic Vision tem uma pegada de carbono 75% menor que um veículo elétrico a bateria convencional.
Depois de 2030, esperam que a rede de estações de hidrogênio esteja expandida, pois a empresa alcançará até 800 km de alcance com uma recarga de hidrogênio de aproximadamente cinco minutos.
O veículo mede cerca de 4.490 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.590 mm de altura e distância entre eixos de 2.835 mm. Segundo a Renault o veículo pesa cerca de 1.700 kg.
Renault Scenic fez sucesso no Brasil
Quando era uma minivan, a Scenic foi um dos modelos de sucesso no Brasil no final dos anos 90 e no início dos anos 2000, quando a ideia de carro familiar ainda eram as minivans.
Por aqui foi vendida em 1999 e 2011 na mesma plataforma, mas com uma reestilização e mudanças de equipamentos