Em março deste ano (2022) a Renault havia anunciado que sua fábrica de São José Dos Pinhais (PR), receberia a produção da nova plataforma CMF-B. Também iria acomodar a fabricação de um novo SUV um propulsor 1.0 turbo flex.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Essa nova plataforma é uma versão simplificada da CMF utilizada em vários modelos na Europa. Entre eles a nova geração do Renault Sandero, que infelizmente não deve vir ao Brasil.
Contudo, mesmo que a Renault mantenha isso em segredo, rumores e especulações apontam o futuro SUV anunciado utilizará essa plataforma. Ele será mesmo baseado no novo Sandero.
Com previsão de lançamento para 2024, o crossover estreará em nosso mercado mirando diretamente no Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. Ou seja, será mais um modelo dessa categoria que é baseado em um hatch. Visto que o Pulse compartilha grande parte de seu projeto com o Argo. Já o Nivus com o Polo.
Debaixo do capô o modelo deverá trazer o novo propulsor 1.0 turbo que também faz parte do plano de investimentos. Os detalhes técnicos ainda são completamente desconhecidos, pois a Renault não detalhou seu projeto.
Vale lembrar também que a própria montadora já declarou que buscará fazer parte de segmentos superiores. Ou seja, mais caros e com maior nível de refinamento, quesito em que a Renault ainda peca bastante no Brasil.
O último investimento realizado pela francesa no Brasil foi anunciado em março de 2021 e exigiu cerca de 1,1 bilhão de reais, dando origem aos Zoe E-Tech, Captur 1.3 TCE e também à linha 2023 de Kwid, Master, Duster, Oroch e Kwid E-Tech.
A Renault ainda disse em seu comunicado que a plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro e uma eventual eletrificação.