Claro que existem problemas e panes completas no veículo, que deixam o usuário comum de mãos atadas. Contudo, também há casos em que podemos tentar algo. Aí é que vem a questão dos reparos rápidos no carro, que você pode tentar fazer. Para isso, confira 5 ferramentas que facilitam a vida!
De modo bem parecido, aqui no blog também já falamos sobre manutenção preventiva: veja 5 vantagens que ela pode trazer. Sobre parafusos antifurto para rodas: entenda o funcionamento e as vantagens. E até sobre uma nova ferramenta do Detran-SP, que identifica peças de carro roubadas. Veja!
1. A chave de roquete
Há quem diga que o roquete é a ferramenta principal de um bom mecânico veicular. De fato, o aperto e desaperto que essa chave permite é consideravelmente ágil. O que pode ajudar qualquer pessoa, mesmo que não seja um mecânico profissional.
Sem falar que ela é ideal tanto para parafusos quanto para porcas. E que seu torque deixa qualquer rosca mais leve, o que também facilita a aplicação e uso rotineiro. Isso graças ao tipo de giro e o esquema de manuseio do item. Alguns ainda reforçam com barras de alongamento.
2. O maço de borracha
Muitos chamariam essa ferramenta simplesmente de “martelo de borracha”, que é mesmo o que ela é. Inclusive, ela também é comum na construção civil e em arquitetura e profissionais de pisos. Seu papel é justamente fazer força sem “machucar” a superfície.
No caso do universo automotivo, o maço ou martelo de borracha pode ajudar e não é pouco. Isso vai desde montagem e desmontagem de peças mais frágeis. Até a instalação de acessórios de borracha e reparos leves na lataria do carro.
3. As chaves de fenda
Para começar, vale lembrar que as chaves de fenda incluem todos os tipos de cabeça de parafuso. Ou seja, estamos falando da tradicional, mas também da chave philips, da chave torx, da chaven allen (ou hexagonal), e de tantas outras.
Inclusive, algumas vezes essas ferramentas podem substituir equipamentos de torque pneumático ou elétrico. Mas, mesmo no uso padrão para parafusar e desparafusar itens comuns, elas já ajudam e muito. Além de serem baratas e ocuparem muito pouco espaço.
4. A chave combinada
Aqui temos a questão dos parafusos que não são cobertos pelas chaves de fenda. Essa chave se chama “combinada” porque ajuda com dois formatos essenciais. O primeiro é o formato U, como vemos na foto acima, à esquerda.
O outro é o formato luneta, também comum no universo automotivo. É o da foto à direita, mostrando tanto a luneta de tipo fechado, quanto a de tipo aberto. Nos dois extremos, a chave combinada tem ótima aderência e aperto facilitado.
5. O kit de reparo para pneus
Aqui gostaríamos de indicar algo que não é exatamente “uma ferramenta”, mas sim um conjunto. Isso graças à sua serventia que é enorme, e ao fato de que também é de fácil aquisição e aplicação. Considerando que é para reparo emergencial em pneus.
Na prática, quem saiba trocar um pneu, saberá manusear o kit. Ele contém as bisnagas de enxerto para tapar o furo, chamadas de “macarrão”, e um tubo de cola. Além do escariador e do aplicador de reparo, para a melhor realização da tarefa. Serve apenas para pneus sem câmera, naturalmente.
Bônus: muito mais que ferramentas
Por fim, vale lembrar que também existem carros de luxo cujas ferramentas se tornaram verdadeiros artigos para colecionadores.
Sim, são Ferraris, Porsches e afins que saem de fábrica com um kit de ferramentas diferenciado, que depois se tornam itens bem valorizados no mercado como um todo.