Ninguém ignora que a tecnologia vem sendo cada vez mais aplicada ao universo automobilístico. Mas e o retrovisor fotocrômico: o que exatamente ele é e como funciona? Ainda tem muita gente que não sabe responder com certeza.
Aliás, como o retrovisor é um dos itens mais importantes do carro, já falamos dele várias vezes aqui. Sobre retrovisores digitais, por exemplo. Ou sobre como ajustar os retrovisores comuns e assim evitar pontos cegos. Sobre os fotocrômicos, siga adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Retrovisor fotocrômico: o que ele faz?
Como vimos, os retrovisores são muito importantes. Ao mesmo tempo, eles podem representar alguns obstáculos, como no caso do ponto cego também citado acima. Ou mesmo casos como o do famoso “golpe do retrovisor”.
Outro problema muito comum é quando a luz de outros carros reflete no retrovisor, ofuscando a visão do motorista. É justamente aí que surge a função do retrovisor fotocrômico. Também chamado de retrovisor eletrocrômico, ele evita isso.
Assim, ele desempenha um papel importantíssimo, que é o de evitar a perda de atenção ou eficiência por parte dos condutores, devido a reflexos de luz. Inclusive, tais empecilhos poderiam ocorrer não apenas por culpa dos faróis de outros carros. Mas também da luz do pôr do sol, ou do nascente.
Por fim, ela evita também o efeito Troxler. É aquele fenômeno ocular famoso de quando uma luz muito forte altera nossa visão. Quando ocorre, passamos alguns segundos vendo aquelas pequenas manchinhas. Ao evitar isso, o retrovisor fotocrômico traz ainda mais segurança.
Retrovisor fotocrômico: como funciona?
Falando de modo vago, a luz é uma energia. No caso, é a única radiação eletromagnética visível pelo olho humano. Deste modo, não é nada fácil simplesmente “filtrá-la” ou “direcioná-la”, que é o que o retrovisor fotocrômico faz.
Por isso que um vidro ou espelho simples não consegue fazer isso. Na verdade, o retrovisor simples reflete a luz de um modo consideravelmente perigoso para alguns motoristas. O que o item fotocrômico ou eletrocrômico faz é bem diferente.
Para realizar esse seu funcionamento, ele conta com um vidro diferenciado e dois sensores especiais. Os dois são responsáveis pelo papel de detectar a luz e transformá-la em corrente elétrica. Para isso, eles ainda medem a intensidade da luz.
Outros dois itens fundamentais incluem um microprocessador e um gel eletrocrômico. Os dois fazem parte do sistema que mensura a luz, com a finalidade de equilibrar o reflexo que chega no espelho. Assim, seja luz de carros ou do sol, o fenômeno positivo ocorre, garantindo a segurança de todos.