Já não é novidade para ninguém como a tecnologia tem revolucionado o setor automobilístico. As notícias de carros elétricos, autônomos e até voadores não param de chegar. E agora é a vez dos retrovisores digitais.
Claro que não há tecnologia que permita dirigir sem saber como os carros que estão atrás ou em volta se comportam. Sem falar na hora de estacionar. Por isso mesmo, a ideia é tornar os retrovisores mais eficientes. Para isso, deixando de lado o espelho.
Com o retrovisor digital o que temos é, em vez de espelho, uma câmera, que faz a captação de imagem de modo muito mais amplo e eficiente. Assim, as imagens são de alta definição e ajudam a diminuir limitações como o “ponto cego”.
Basicamente, com essa tecnologia o condutor pode melhorar consideravelmente sua visibilidade periférica. A imagem é reproduzida em um display interno do veículo, tornando a interação melhor.
Aerodinâmica melhor
Além disso, o “espelho”, muito menor, também reduz o famoso efeito de “arrasto aerodinâmico”. Trata-se da resistência que os retrovisores comuns causam à passagem do ar. Sem falar no conforto, permitindo uma regulagem mais fácil.
A própria digitalização permite uma série de inovações. Algumas das quais seriam impossíveis caso esse novo retrovisor não substituísse o espelho por uma lente. Ou seja, caso não funcionasse na base da gravação do ambiente externo.
Uma inovação a opção de visão noturna. Ou ainda, a de configurar as características da projeção de imagens como se fosse um vídeo no computador ou no celular.
Isso vai permitir configurar a luminosidade, o brilho, o contraste e todos os demais fatores visuais. Ou seja, além da visão noturna o condutor também não será impactado pelo reflexo do sol, de outros faróis automotivos ou mesmo pelo embaçado comum nos dias de chuva.
Uma vista mais ampla na hora de fazer manobras pode lançar mão de jogos de zoom in e zoom out, além de que o display interior poder ser feito de OLED.
Neste caso, o visor tem uma formação curva, ficando fixado em um ângulo que permite pegar o painel e a lateral da porta ao mesmo tempo.
Já existem carros com retrovisor digital?
Sim, a Audi já tem seu modelo que conta com essa nova tecnologia. É o e-tron SUV 100% elétrico, presente também no mercado nacional, como um dos personagens principais na estratégia de sustentabilidade da montadora.
Outro exemplo é o da Mercedes-Benz. Neste caso, é o caminhão Actros, um dos modelos mais tecnológicos do Brasil e o primeiro a implementar a tecnologia que a marca chamou de MirrorCam.