Fazer uma viagem pura e simples é uma coisa. Porém, a popularização das road trips se deve ao fato de que elas prometem ser muito mais do que isso, além da alta das passagens aéreas dos últimos anos. Por esse motivo é que viemos detalhar o assunto: o que elas são e como exatamente fazer a sua? Confira logo abaixo!
De maneira convergente, por aqui também já falamos sobre capotamento em estradas: dicas de ouro para evitar essa tragédia. Falamos sobre condução perigosa: conselhos práticos para você dirigir em estradas sinuosas sem riscos. E até sobre o que significa cada placa de obras de estradas do Brasil. Não perca essas dicas a mais!
Road Trips: o que são essas viagens?
O termo “road trip” é ao mesmo tempo óbvio e enganoso. Isso porque se trata de uma “viagem de carro”, mas não apenas isso. Afinal, ir de um ponto A até um ponto B é algo comum para qualquer motorista. Além de ser uma imposição para muita gente que precisa se locomover.
Desta maneira, podemos dizer que a finalidade de uma viagem é apenas chegar ao ponto B, isto é, ao destino programado. Neste sentido, não há exagero em dizer que a road trip implica toda uma filosofia sobre como e por que viajar. No fim das contas, a viagem pode chegar a ser o motivo em si mesmo.
Ou seja, você pode fazer uma road trip apenas pelo prazer ou desafio de viajar, sem que o destino seja o foco da questão. Neste caso, as paisagens, paradas, descansos, hotéis e pontos turísticos ganham um sentido completamente diferente, não é mesmo? Eis a filosofia que está em questão.
Portanto, a road trip é diferente de uma viagem a trabalho. Ou mesmo de uma viagem em família, que geralmente seria focada apenas no veículo como um meio de transporte. E é radicalmente diferente de uma viagem de avião ou de ônibus, já que nenhum deles permitiria curtir o caminho e “turistar”.
Road Trips: como exatamente se preparar?
Acima ficou claro que a palavra-chave da road trip não é exatamente viajar, e sim “turistar”. Ao mesmo tempo, é preciso que alguns pontos fiquem claros. Especialmente para que você possa definir suas rotas e fazer suas road trips de modo prazeroso, tranquilo e seguro.
A primeira preocupação é, sem dúvida, com sua principal “ferramenta de trabalho”, isto é, seu carro. Se o veículo for próprio, fique de olho na manutenção do carro. Mesmo que você tenha costume de fazer manutenção preventiva, faça outro check-up, para não deixar passar nada.
Depois vem a definição do seu itinerário. Lembre-se que a road trip tem a vantagem de ser uma viagem múltipla, permitindo parar em vários pontos. Isso vai desde hospedagens diversificadas até pontos como cavernas, grutas, cachoeiras e afins. Por outro lado, isso exige mais estudo e dedicação.
Afinal, não existe uma agência de viagem por trás, então você precisa programar cada ponto e cada decisão, passo a passo. Uma dica de ouro é considerar as épocas e estações do ano, já que isso pode mudar consideravelmente as atrações em sua jornada. Depois, é garimpar soluções pela internet.
Planejar um roteiro tranquilo, seguro e econômico implica pesquisar e cotar tudo, cada centavo. Considere sempre um tempo extra na programação, para imprevistos. E conte sempre com orçamento extra também, para não ficar sem margem para eventualidades.
De cara, defina também quem mais irá com você. Parceiros, crianças, amigos, pets? Tudo isso muda consideravelmente o planejamento. A road trip é uma excelente oportunidade para nutrir uma conexão mais prolongada com quem você deseja estar, mas isso também pede esforço e previsibilidade.
Por fim, quando for hora de pôr o pé na estrada, prepare tudo uns dias antes. As bagagens precisam ser no ponto certo, sem levar nada em excesso, nem deixar nada faltar. Afinal, o tempo de permanência no veículo é bem maior nessa modalidade de viagem. O que também exige uma gestão da água e dos lanchinhos.
Então, um dia antes, é só descansar e se alimentar bem. Até aqui, com certeza você já escolheu as melhores companhias. O que obviamente inclui músicas incríveis que você não trocaria por nada, e que agora você poderá ouvir como sempre sonhou. Então, é isso, pé na estrada!