O que você sabe sobre esse veículo que desde a década de 1950 vem acompanhando os chefes de Estado brasileiros? Com base no interesse geral, decidimos falar do Rolls-Royce presidencial: um pouco mais sobre o tradicional carro da posse de Lula. Confira!
Por aqui também já falamos sobre papamóvel: veja os principais carros já adaptados para o Papa. Sobre Pelé e os carros: os principais modelos que cruzaram a vida do Rei. E até sobre alguns carros famosos com nomes de locais do Brasil.
Rolls-Royce presidencial brasileiro
Até alguns momentos antes do desfile ocorrido em 1º de janeiro, ainda restavam dúvidas se Luiz Inácio Lula da Silva ia seguir o protocolo de posse. Isso no que diz respeito ao uso do famoso Rolls-Royce presidencial, que é conversível e pode trazer riscos à segurança.
Mas no fim o desfile seguiu o protocolo, e o carrão de modelo Silver Wraith deu o ar da graça. Pouca gente sabe, mas essa unidade é de 1952, tendo vindo para o Brasil de navio, direto de Londres. Na época, ele desembarcou no Rio de Janeiro, então capital do País.
Ou seja, o carro antecede Brasília como capital do Brasil. E desde então ele transportou todos os nossos presidentes no rito de posse. Seu primeiro uso remonta a 1953, época do segundo governo de Getúlio Vargas, mas para comemorar o Dia do Trabalho.
Os cuidados com nosso Rolls-Royce presidencial são semanais, incluindo ao menos uma volta de 20 minutos. Ele também pode ser usado no modo fechado, e chega a transportar 7 pessoas. Ele tem motor de 150 cv de potência, a gasolina, com câmbio manual de 4 marchas.
Outra aplicação especial do carro é nos desfiles de 7 de setembro. Juntando todos os usos que já fez a trabalho, ele já rodou cerca de 30 mil km nesses 70 anos de carreira. Na verdade, seu modelo é uma raridade, tendo sido os primeiros Rolls-Royce do pós-guerra.
Os sites especializados que ofertam o modelo lidam com valores na casa dos R$ 500 mil. Há uma lenda nacional de que o nosso Rolls-Royce presidencial teria sido presenteado pela Rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra. Mas confere, pois ele foi encomendado pelo governo brasileiro.
O que ocorre é que ele já transportou a rainha da Inglaterra em visita a nós, em 1968. Assim como também já conduziu outras personalidades, entre elas o ex-presidente Charles De Gaulle, da França. E até o astronauta Iuri Gagarin, da Rússia.