Quando o assunto é salvar vidas no trânsito, qualquer grande esforço é pouco, não é mesmo? Por isso, decidimos falar sobre o Projeto Rota 2030. Muito mais que ABS e Airbags: veja 10 novos itens de segurança que serão obrigatórios.
Falando em segurança, também já explicamos melhor 5 itens que se tornaram obrigatórios por força da lei. Além de dicas para usar o cinto de segurança corretamente. E até mesmo 4 itens que sumiram dos carros para sua segurança.
Rota 2030: novos itens de segurança obrigatórios
Os mais antigos vão se lembrar de um Brasil em que nem o cinto de segurança era obrigatório. Sim, ele só virou lei em 1997. De lá para cá, muita coisa mudou, não só com o cinto, é claro. Agora, com o Programa Rota 2030, mais mudanças virão.
A ideia é que, entre 2023 e 2030, pelo menos 10 novos itens se tornem obrigatórios. Assim como hoje são o cinto, os airbags frontais, o freio ABS e afins. Claro que alguns desses 10 dispositivos já constam em carros de luxo. Mas passarão a compor todos os veículos novos.
Com isso, os acidentes deverão ter uma redução considerável. E isso vale para acidentes leves como vale para os mais graves e fatais. Por outro lado, também é preciso salientar que o preço dos veículos médios ficará ainda mais inflacionado.
Rota 2030: os sensores e demais dispositivos
Então, vamos à lista. Para começar, ninguém ignora que estamos vivendo a era dos sensores automotivos, não é mesmo? De fato, metade da lista é dominada por essas tecnologias que tornam os carros cada vez mais inteligentes. São eles:
- Alerta de colisão;
- Proteção contra impactos laterais em postes;
- Câmeras de ré (ou avisos sonoros);
- Proteção contra impactos frontais (em utilitários);
- Proteção de impacto ao pedestre.
Além do mais, também podemos falar do Sistema Eletrônico de Controle de Estabilidade. Muito comum em diversas marcas e modelos, antes de 2030 eles estarão presentes até nas opções de entrada. Sua função é, como o nome sugere, corrigir a direção caso a pessoa “coma faixa”.
O cardápio de airbags, por sua vez, vai passar a incluir mais peças. No mínimo, os laterais e os de cortinas serão obrigatórios. Eles protegem a coluna, o tronco e a cabeça dos ocupantes do veículo envolvido em acidentes.
Outro item é o alerta para cinto de segurança desafivelado.Também já comum, ele passará a ser obrigatório. O mesmo vale para aqueles repetidores laterais de luzes de seta, sabe?
Bonitos ou não, passarão a estar presentes por força de lei. Por fim, as não menos famosas DRL. A sigla é do inglês Daylight Running Light, que podemos chamar de Luzes de Rodagem Diurna.