Muito cuidado quando o frentista do posto perguntar se há necessidade de “completar” o óleo durante o abastecimento. Isso porque verificar o nível do lubrificante no posto de combustíveis, com o motor ainda quente não é a melhor hora, já que boa parte do líquido ainda está banhando as peças móveis do motor, como cabeçote, pistões e virabrequim.
Leva algum tempo até todo o óleo descer para o cárter, reservatório na parte de baixo do motor. Por isso, é muito comum que, ao puxar a vareta enquanto o carro é abastecido, tenha-se a falsa medida de óleo abaixo do indicado. E seguir com o procedimento de “completar” o óleo neste momento pode ser catastrófico para o propulsor, mesmo que em pequena quantidade.
Se o motor do carro estiver operando com uma quantidade excessiva de óleo, isso pode resultar em uma série de problemas e danos ao sistema. Quando há óleo demais no motor, podem ocorrer as seguintes consequências:
Uma delas é o aumento da pressão interna do motor devido à presença de um volume de óleo acima do recomendado. Esse excesso de óleo causa mais atrito e resistência, dificultando o movimento das peças internas. O aumento da pressão pode sobrecarregar as vedações e resultar em vazamentos.
Outro problema é a aerolavagem, que ocorre quando o óleo em excesso é agitado e acaba sendo sugado pelos anéis dos pistões para a câmara de combustão durante a admissão. Isso pode levar à queima do óleo e à emissão excessiva de fumaça pelo escapamento.
Além disso, o excesso de óleo pode causar a formação de espuma no cárter do motor. A agitação excessiva do óleo introduz ar no sistema, resultando na formação de espuma. A espuma de óleo não é eficiente na lubrificação adequada das peças do motor, o que pode causar desgaste prematuro e aumento da temperatura.
Vazamento e quebra de peças
O excesso de pressão interna também pode levar à falha das juntas e vedações. As juntas podem ser danificadas e começar a vazar, resultando em vazamento de óleo para outras partes do motor ou para o ambiente externo.
Outra consequência é a possibilidade de o óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão, formando depósitos de carbono no catalisador e no sistema de escapamento. Esses depósitos podem obstruir os componentes e afetar negativamente o desempenho do motor.
Em geral, o excesso de óleo pode levar à perda de eficiência e desempenho do motor, resultando em perda de potência, aumento do consumo de combustível e redução da eficiência geral do veículo.
Como medir corretamente o óleo
Portanto, a melhor pedida é deixar para verificar o óleo apenas durante as revisões, ou somente quando for verificado algum vazamento visível. Neste caso, espere cerca de 30 minutos até que a maior parte do óleo chegue ao cárter e faça a medição corretamente.
Se for necessário adicionar, verifique no manual do veículo quanto óleo o motor necessita para funcionar corretamente e adicione a quantidade suficiente para chegar ao nível máximo. Mas atente para que se há falta de óleo no cárter, é sinal de que o lubrificante está ou vazando, ou se misturando com a água do radiador – neste caso, veja se a água do radiador tem coloração amarronzada.
Em ambos os casos, será necessária intervenção mecânica para solucionar o problema.