Recentemente o Governo Federal divulgou uma redução em um dos impostos que são aplicados sobre os automóveis, mas ao contrário do que muitos pensam, nem todos carros ficarão mais baratos, em alguns casos tendo apenas uma redução muito inexpressiva.
O tributo de qual estamos falando é o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), que alcançou uma redução de até 18,5% em automóveis. Porém, infelizmente não significa que um carro ficará 18,5% mais barato em seu valor final, na realidade ficando muito longe disso.
A diminuição do tributo também atingiu outros segmentos de produtos, como os seguintes eletrodomésticos: geladeiras, freezers, fogões e máquinas de lavar.
Entenda, de uma vez por todas, como funciona essa redução feita pelo governo.
Redução de 18,5%?
Foi anunciada uma redução de 18,5% sobre o IPI até então praticado em automóveis. Entretanto, esses 18,5% são aplicados sobre o percentual que já estava em vigor. Isso significa que se o imposto antes era definido em 10%, agora ele passa a ser de 8,15% (exemplo fictício).
Para que fique mais fácil de compreender, veja abaixo uma tabela mostrando algumas alterações no IPI para automóveis:
Automóveis | IPI anterior | IPI novo | Redução IPI |
Com motor até 1.0 | 7% (Gasolina ou flex) | 5,71% | 1,29% |
Com motor entre 1.0 e 2.0 | 13% (Gasolina) e 11% (Flex) | 10,59% e 8,97% | 2,41% e 2,03% |
Com motor acima de 2.0 | 25% (Gasolina) e 18% (Flex) | 20,37% e 14,67% | 4,63% e 3,33% |
SUVs e picapes diesel | 15% | 12,25% | 2,75% |
Para os híbridos também houve redução, mas ela muda de acordo com as especificações do modelo. Veja as novas alíquotas:
Varia entre 7,33% (carros com menos de 1.400kg e 1,10 MJ/km) e 16,3% (carros com mais de 1.700kg e 1,68 MJ/km). A mudança também atingiu os elétricos, agora variando entre 5,7% (até 1.400kg) e 14,67% (Mais de 1.700kg e 1,35 MJ/km).
Os preços vão abaixar?
Infelizmente, mesmo que uma redução no imposto tenha sido aplicada, nem todos os carros receberão preços mais baixos. Isso se deve ao fato de que o repasse da redução não é obrigatório para as montadoras, ou seja, elas podem continuar mantendo o mesmo valor se quiserem.
De toda forma, mesmo que o “desconto” seja repassado ao consumidor, ele é muito pequeno na maioria dos carros, com exceção de alguns modelos de luxo que ficaram mais de 20 mil reais mais baratos. Em carros mais “comuns”, a redução geralmente atinge no máximo 3 mil reais em modelos mais caros, sendo menor que mil reais em muitos veículos de entrada.
Além disso, precisamos levar em conta o frequente aumento de preços praticados pelas fabricantes, na maioria das vezes maiores que a queda nos valores que está sendo aplicada agora. Isso quer dizer que alguns modelos não ficarão mais baratos, apenas mantendo seu preço ou então o aumentando menos do que era planejado pela montadora.
Para os que já tiveram um preço menor divulgado, a diminuição não deve durar muito tempo, pois o próximo aumento provavelmente já irá neutralizá-lo.
Carros em estoque
A boa notícia é que os carros 0km mantidos em estoque também poderão receber o desconto, já que o presidente da república, Jair Bolsonaro, editou o decreto que anteriormente não abria essa possibilidade. Com essa mudança, até mesmo carros já faturados podem ter uma nova nota fiscal emitida, então considerando a queda do IPI.
Quais montadoras já reduziram seus preços?
Algumas marcas já divulgaram os valores menores. Confira as principais:
Kia
Cerato
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
EX 2.0 AT | R$132.990 | R$130.490 | R$2.500 |
SX 2.0 AT | R$146.190 | R$146.190 | R$0 |
Stonic
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
SX 1.0T Hybrid AT | R$149.990 | R$146.990 | R$3.000 |
Sportage
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
2.0 AT | R$182.990 | R$179.590 | R$3.400 |
Carnival
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
3.5 V6 AT | R$534.990 | R$514.990 | R$20.000 |
Toyota
Yaris Hatch
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
XL 1.5 CVT | R$93.390 | R$91.570 | R$1.820 |
XS 1.5 CVT | R$102.790 | R$100.790 | R$2.000 |
XLS 1.5 CVT | R$114.090 | R$111.870 | R$2.220 |
Yaris Sedan
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
XL 1.5 CVT | R$97.590 | R$95.680 | R$1.910 |
XS 1.5 CVT | R$106.290 | R$104.210 | R$2.080 |
XLS 1.5 CVT | R$118.490 | R$116.170 | R$2.320 |
Corolla
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
GLI 2.0 CVT | R$148.290 | R$145.380 | R$2.910 |
XEI 2.0 CVT | R$154.690 | R$151.630 | R$3.060 |
Altis 1.8 Hybrid CVT | R$177.690 | R$174.070 | R$3.620 |
Altis Premium 2.0 CVT | R$177.690 | R$174.170 | R$3.520 |
GR-S 2.0 CVT | R$178.890 | R$175.350 | R$3.540 |
Altis Premium 1.8 Hybrid CVT | R$187.190 | R$183.370 | R$3.820 |
Corolla Cross
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
XR 2.0 CVT | R$161.990 | R$157.780 | R$4.210 |
XRE 2.0 CVT | R$173.690 | R$170.250 | R$3.440 |
XRV 1.8 Hybrid CVT | R$196.390 | R$192.380 | R$4.010 |
XRX 1.8 Hybrid CVT | R$204.329 | R$200.160 | R$4.169 |
RAV4
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
SX Connect 2.5 Hybrid 4WD AT | R$301.990 | R$301.990 | R$0 |
Hilux
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Chassi Cabine 2.8 Diesel 4×4 MT | R$219.190 | R$217.050 | R$2.140 |
Cabine Simples 2.8 Diesel 4×4 MT | R$226.890 | R$224.700 | R$2.190 |
STD Power Pack 2.8 Diesel 4×4 MT | R$242.790 | R$240.380 | R$2.410 |
SR 2.8 Diesel 4×4 AT | R$271.190 | R$268.520 | R$2.670 |
SRV 2.8 Diesel 4×4 AT | R$288.590 | R$285.780 | R$2.810 |
SRX 2.8 Diesel 4×4 AT | R$323.290 | R$320.090 | R$3.200 |
SW4
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
SRX 2.8 Diesel 4×4 AT | R$395.690 | R$380.340 | R$15.350 |
SRX 7L 2.8 Diesel 4×4 AT | R$402.490 | R$386.870 | R$15.620 |
Diamond 7L 2.8 Diesel 4×4 AT | R$419.990 | R$411.770 | R$8.220 |
GR-S 7L 2.8 Diesel 4×4 AT | R$429.290 | R$420.900 | R$8.390 |
Honda
City Hatch
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
EXL 1.5 CVT | R$114.200 | R$112.100 | R$2.100 |
Touring 1.5 CVT | R$122.600 | R$120.300 | R$2.300 |
City Sedan
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
EX 1.5 CVT | R$108.300 | R$106.300 | R$2.000 |
EXL 1.5 CVT | R$114.700 | R$112.500 | R$2.200 |
Touring 1.5 CVT | R$123.100 | R$120.800 | R$2.300 |
Ford
Territory
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Titanium 1.5 Ecoboost CVT | R$219.990 | R$214.700 | R$5.290 |
Maverick
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Lariat FX4 2.0 Ecoboost AWD AT | R$239.990 | R$235.190 | R$4.800 |
Bronco Sport
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Wildtrak 2.0 Ecoboost 4WD AT | R$272.650 | R$266.090 | R$5.650 |
Ranger
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
XLS 2.2 Diesel AT | R$213.590 | R$209.320 | R$4.270 |
XL CS 2.2 Diesel 4×4 MT | R$220.390 | R$215.980 | R$4.410 |
Black 2.2 Diesel AT | R$222.690 | R$218.240 | R$4.450 |
XL CD 2.2 Diesel 4×4 MT | R$234.390 | R$229.700 | R$4.690 |
XLS 2.2 Diesel 4×4 AT | R$254.090 | R$249.010 | R$5.080 |
Storm 3.2 Diesel 4×4 AT | R$257.590 | R$252.440 | R$5.150 |
XLT 3.2 Diesel 4×4 AT | R$294.890 | R$288.990 | R$5.900 |
FX4 3.2 Diesel 4×4 AT | *lançamento* | R$288.990 | *lançamento* |
Limited 3.2 Diesel 4×4 AT | R$319.990 | R$313.950 | R$6.040 |
Mustang
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Mach1 5.0 V8 AT | R$545.000 | R$519.790 | R$25.210 |
Hyundai
HB20
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Sense 1.0 MT | R$71.590 | R$70.690 | R$900 |
Vision 1.0 MT | R$74.790 | R$73.790 | R$1.000 |
Evolution 1.0 MT | R$79.090 | R$78.090 | R$1.000 |
Platinum 1.0T MT | R$92.490 | R$91.290 | R$1.200 |
Platinum 1.0T AT | R$97.890 | R$96.590 | R$1.300 |
Sport 1.0T AT | R$101.990 | R$100.190 | R$1.800 |
Platinum Plus 1.0T AT | R$106.090 | R$104.690 | R$1.500 |
HB20S
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Vision 1.0 MT | R$79.390 | R$78.390 | R$1.000 |
Evolution 1.0 MT | R$83.590 | R$82.490 | R$1.100 |
Platinum 1.0T MT | R$96.390 | R$95.090 | R$1.300 |
Platinum 1.0T AT | R$101.890 | R$100.590 | R$1.300 |
Platinum Plus 1.0T AT | R$109.490 | R$108.090 | R$1.400 |
Creta
Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Redução |
Action 1.6 AT | R$106.490 | R$104.390 | R$2.100 |
Comfort 1.0T AT | R$116.990 | R$115.490 | R$1.500 |
Limited 1.0T AT | R$131.490 | R$129.790 | R$1.700 |
Platinum 1.0T AT | R$145.490 | R$143.590 | R$1.900 |
Ultimate 2.0 AT | R$163.990 | R$160.690 | R$3.300 |
Estes são os principais “descontos” que foram aplicados até o momento, embora outras marcas também tenham reduzido seus preços em razão da queda no IPI, seja em uma fatia mais generosa ou mais modesta.
Citar todas as diferenças de preços anunciadas se tornaria inviável, por isso selecionamos as principais marcas e diminuições.
Vale lembrar que algumas montadoras, como a Volkswagen, ainda não anunciaram uma alteração na tabela atual de preços.
Conclusão
Na prática os valores tiveram uma redução muito mais singela do que muitas pessoas imaginaram ao receber a notícia da coarctação do IPI. Contudo, descontos são sempre bem-vindos, mesmo que eles sejam pequenos ou durem pouco tempo até serem “atropelados” por novos aumentos de valores.