O Renault Sandero finalmente encerrou sua carreira no Brasil com o fim das últimas unidades em estoque da versão 1.0 S Edition produzidas em 2022. Agora, apenas a versão Stepway 1.0, que oficialmente não leva a nomenclatura Sandero, continua em linha, pelo menos até o lançamento do novo SUV compacto que a marca vem desenvolvendo.
A marca vai deixar os segmentos de maior volume no Brasil, estratégia anunciada em 2021 com o projeto Renaulution. Como o Sandero era justamente um modelo barato e de grande volume, ele ficou de fora dos novos planos, mesmo com novas gerações à venda em outros mercados.
Além disso, o desempenho em vendas do Sandero já não era muito animador. Os anos de disputa pelo miolo do segmento compacto já tinham ficado para trás e em 2021 o Sandero ficou para trás. Em 2022 ele perdeu até para o Citroën C3, que foi lançado só em setembro, e ainda assim ultrapassou o Sandero.
A terceira geração modelo foi lançada na Europa em 2020, e chegou a ser cotada para vir ao Brasil, mas os novos planos afastaram o novo Sandero do Brasil.
Quem deve ocupar a lacuna deixada pelo Sandero e pelo Stepway, que também sairá de linha em breve, será um novo SUV compacto, abaixo do Duster. O modelo já está em testes no Brasil e teve o desenho registrado em patentes no País. Ele terá uma versão turbinada no 1.0 usado pelo Sandero e Logan.
O sedã aliás, é o único da fase “antiga” da marca que continua em linha, ao menos por enquanto. Acima do Kwid, ele parte de R$ 89.560. Ainda assim, o futuro do Logan é incerto.