Em todo segmento existem empresas que acabam fechando as portas, deixando muita ou pouca saudade, a depender do caso. Mas poucas áreas são como a automotiva em termos de saudosismo. Alguns modelos deixaram legiões de fãs. Por isso, veja 5 marcas de carro que não existem mais!
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De modo bastante semelhante, por aqui no blog nós também já falamos sobre os 10 carros clássicos que são paixão nacional até hoje, confira! Falamos sobre 5 carros que simplesmente estão entre os mais bonitos da história automotiva. E até sobre os 5 volantes mais icônicos que fizeram história em termos de design e funcionalidade. Não perca!
5. DeLorean (1975-1982)
Esse fez história graças à franquia “De Volta Para o Futuro”. A DMC De Lorean foi uma empresa de origem mista, com sede americana e fábrica irlandesa. Vale notar que a DeLorean conseguiu se imortalizar com apenas um modelo, o DMC-12 (foto acima), jamais tendo lançado outro carro.
É verdade que o modelo foi relançado recentemente em versão elétrica (foto acima), mas foi outra empresa que comprou os direitos e refez o carro, não a antiga DMC. Ao todo, entre os anos de 1975 e 1982, cerca de 9 mil unidades do DMC-12 foram emplacadas. Nem é preciso dizer que elas se tornaram peça de coleção, não é mesmo?
4. Rover (1878-2005)
Esse já foi o maior conglomerado de carros da Inglaterra, e certamente um dos mais antigos. Porém, sua história é proporcionalmente confusa. Nos idos de 1967 a marca foi vendida para a montadora Leyland Motors. Depois, uma fusão fez com que fosse parar na British Motors.
Isso fez a Rover ser do mesmo grupo de marcas como Jaguar e Austin. Mas ainda não era o fim, pois a British Motors também quebrou, forçando o surgimento do Grupo Rover. Por fim, o grupo fracassou e a marca foi absorvida. Hoje o mais perto que temos é a Land Rover, rebatizada e começada do zero.
3. Pontiac (1926-2010)
Aqui temos uma marca americana que era realmente tradicional. Aliás, ela chegou a compor o Grupo GM, que teve outras marcas que também não existem mais. Só que a Pontiac é a que mais fez falta para os fãs do seu estilo inconfundível.
Basta lembrarmos de alguns muscle cars da montadora para entendermos isso. Aliás, o pioneiro deles, de 1964, foi o Pontiac GTO (foto acima). Outros modelos incluem clássicos como o Firebird 1967, no mesmo estilo esportivo, musculoso e marcante.
2. Simca (1934-1978)
Os mais antigos vão se lembrar da música “Eu vou ser o maior, comprei um Simca Chambord”, da banda Camisa de Vênus. A marca atuou no Brasil nos idos de 1950 e 1960. A montadora era francesa, e por lá o modelo Chambord era o Vedette (foto acima), um sedã luxuoso.
Outros modelos famosos incluem o Simca 1000 e o Simca Aronde. Vale lembrar que sua história também é confusa, em vez de linear. Na década de 1970 ela foi vendida para a Chrysler, saindo do Brasil. Já perto de 1980, fez parte da PSA Peugeot-Citroen. Depois, virou Talbot e deixou de existir como Simca.
1. Gurgel (1969-1996)
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar uma marca nacional. Na verdade, a mais genuína e duradoura do Brasil. Porém, ela se desenvolveu até os idos de 1990, ou seja, durante a Ditadura Militar, o que obviamente gerou um descompasso em relação ao mercado automotivo internacional.
Com a redemocratização e a enxurrada de novas opções chegando ao Brasil do dia para a noite, a Gurgel simplesmente não resistiu à concorrência. Curiosamente, a marca tinha modelos que pareciam antever os SUVs (como o X12), e até os minicarros (como o Supermini). Ainda assim, acabou falindo.