Muitas vezes, tanto as fábricas quanto os próprios condutores se esquecem de algo fundamental no universo automotivo. Que é o fato de que além de bonito, potente e econômico, um carro precisa ser 100% seguro.
Infelizmente, não é sempre que esse fator pesa na decisão. Por isso mesmo, alguns itens tiveram de se tornar obrigatórios por força de lei. Se não fosse isso, talvez eles ainda fossem meros dispositivos opcionais ou adicionais. Veja abaixo os 5 principais!
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1. De quantos retrovisores você precisa?
É difícil imaginar um mundo cheio de carros mas com poucos retrovisores, não é mesmo? Pois é, mas as pessoas mais antigas vão se lembrar de algo curioso. Que era cruzar na rua com Fiat Mille, Gol 1.000 e outros. Qual era o grande destaque ali?
Muitas vezes, o carro tinha apenas o retrovisor do lado do motorista. O do outro lado era opcional, então muita gente não fazia questão. Se hoje parece óbvio que o item seja necessário dos dois lados, é porque virou lei em 1997.
Isso segundo o próprio CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Também segundo ele, a infração por não cumprimento é grave. O que custa 5 pontos na CNH e uma multa de R$ 195,23 para o motorista infrator.
2. Encosto de cabeça é mero luxo?
Não, não é. Aqui pode se tratar de algo não tão explícito ou chamativo quanto um retrovisor externo. Mas, ainda assim, é preciso lembrar que se trata de um item de segurança. Isso porque colisões podem gerar um tranco grande no pescoço das pessoas.
Assim, se não houver um encosto de cabeça logo atrás, a fratura gerada pode ser grande, ou mesmo fatal. Por isso que ele se tornou obrigatório não apenas na frente, mas também nos bancos traseiros. Inclusive, se o carro tem 3 cintos atrás, exige-se 3 encostos.
3. Sim: até o cinto de segurança!
Pois é. Imagine, até o cinto de segurança seria maltratado se não fosse a força da lei. A primeira obrigatoriedade veio em 1968. É bastante tempo, sem dúvida, porém nessa época só era obrigatório nos bancos da frente. E só a presença era compulsória, o uso, não.
Lembrando que a maioria ainda era composta de cintos de dois pontos apenas. Então, afinal, quando o uso se tornou compulsório em todo o País? Apenas em 1997. Esse ano marca a entrada do CTB que ainda é o atual, embora ele passe sempre por mudanças.
Por fim, foi em 1999 que os cintos de 3 pontos se tornaram obrigatórios, aí sim fechando a questão. Também é curioso registrar que de 2020 para cá até carros de 5 lugares exigem cinto de 3 pontos. O que as fabricantes resolvem instalando uma coluna atrás do banco traseiro.
4. Os diferenciais do freios ABS
Aqui temos um item que demorou ainda mais para ser “normatizado”. Além disso, ele foi sendo imposto em contas, tal como os airbags que veremos abaixo. As campanhas iniciaram a partir de 2010, sendo que em 2014 o freio ABS se tornou compulsório.
Ou seja, de lá para cá todo carro saído de fábrica já tinha de oferecer veículos com ABS. Sigla para Anti-lock Braking System (Sistema de Frenagem Anti-bloqueio), o sistema evita vários acidentes. Já que não permite derrapagem mediante freadas de emergência.
5. O caso dos airbags (frontais)
Como o título acima já sugere, na verdade só podemos falar da obrigatoriedade dos airbags frontais. Mas, certamente, já é alguma coisa, haja vista que até 2010, eles eram exclusivos de carros de luxo.
No começo, as campanhas foram bem fragmentadas. Elas exigiam 8% de carros com o item (em 2010), depois 15% (em 2011), e daí em diante. Até que em 2014 já podíamos falar de obrigatoriedade em todos os carros zero-km.