Pode não parecer, mas as falhas humanas estão entre as principais causas de acidentes fatais no trânsito. Por isso mesmo, cada vez mais a tecnologia vem tentando ajudar a conter esse problema. Como no caso do famoso ADAS.
Mas será possível um sistema identificar variáveis tão complexas quanto o ambiente ao redor e o comportamento do condutor? Na verdade, sim. É o Sensor de Fadiga, que cruza esses dados para evitar acidentes. Adiante você entende como ele atua!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
O que é o Sensor de Fadiga?
Até aqui já ficou claro que essa tecnologia não lida apenas com o comportamento dos motoristas. Na verdade, as opções mais antigas detectam apenas sonolência e fadiga no condutor. Porém, as mais recentes vão muito além disso.
Elas são capazes de identificar fadiga, distração, uso de celular e até se a pessoa fuma enquanto dirige. Sem falar na falta do uso de cinto de segurança e na mudança de faixas. Ou ainda, na distância em relação ao carro da frente.
Para isso, o sistema mais completo conta com sensores, radares e câmeras. Assim é que se torna possível cruzar o que ocorre dentro do carro, com o que ocorre fora. Além disso, há parâmetros com Inteligência Artificial atuando nos sistemas modernos.
Uma vez identificada a situação de risco, o mecanismo dispara alertas visuais e sonoros. Assim, o condutor pode sair da situação ameaçadora ou redobrar a atenção. O sistema é muito comum também em caminhões comerciais.
Vale lembrar que há dados do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) bem pertinentes. Por exemplo, o da situação da pessoa que dorme menos de 6 horas por dia. Ela aumenta, em relação às que dormem 8 horas, em 10 vezes o risco de acidente.
Aplicações do Sensor de Fadiga
O sistema pode dar suporte para todo tipo de condutor. Contudo, ele tem se tornado cada vez mais comum em frotas comerciais. Afinal, com a tecnologia é possível fazer uma ponte com centros de controle operacional.
Ou seja, é possível ter um controle bem maior da ação de colaboradores que atuam em logística e transporte. Nesses casos, o Sensor de Fadiga permite um acompanhamento em tempo real, além de gravar cenas em vídeo.
De cara, isso redobra a segurança no caso do envio de cargas de alta periculosidade. Depois, torna qualquer tipo de logística mais segura, otimizando o processo para a gestão da empresa.
Assim, o foco principal sempre será o de salvar vidas. Mas os bens patrimoniais de qualquer empresa também podem ser resguardados. A tecnologia também emite relatórios que permitem tomar decisões futuras com melhor embasamento.