A Raízen Power, subsidiária da marca Shell Recharge, consolidou uma importante aquisição nesta semana ao adquirir toda a rede de recarga de veículos elétricos da startup Tupinambá. Este movimento estratégico visa fortalecer a presença da Shell no mercado, expandindo sua participação em carregadores de menor potência, uma área anteriormente não explorada pela empresa que já se destacava com carregadores rápidos (DC).
O acordo entre as empresas abrange 204 carregadores de corrente alternada (AC), com potencial para mais de 600 pontos extras, variando de 7,4 a 22 kW de potência. As estações da Tupinambá estão em estacionamentos, shoppings, postos de combustíveis e supermercados.
Por sua vez, a startup Tupinambá concentrará seus esforços no desenvolvimento de tecnologias e softwares voltados para a gestão de estações de recarga elétrica.
Nos últimos 3 anos, a rede Tupinambá registrou mais de 60 mil recargas, totalizando mais de 1 GWh de energia fornecida e evitando a emissão de mais de 1.100 toneladas de CO2 na atmosfera. Com mais de 10.000 usuários ativos em seu aplicativo, a Tupinambá alcançou cerca de 25% do total de veículos elétricos e híbridos plug-in em circulação no Brasil atualmente.
As estações de recarga estão estrategicamente distribuídas em rodovias e locais-chave nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. E a empresa já delineou planos para expansão em estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, com a visão de ampliar a rede nacionalmente no médio prazo.