A engenharia do carro é tão complexa que ele depende de todo um sistema de lubrificação do motor. Por isso achamos legal explicar melhor o que é e como manter em dia esse mesmo sistema. Assim você evita gastos maiores e dor de cabeça!
Outros artigos que vão na mesma linha incluem o de óleo do motor. Sobre quais os tipos e os melhores do mercado. Ou ainda, sobre motor retificado, e se isso compromete ou não a qualidade do carro. Por fim, o que é a retificação e como evitá-la.
Sistema de lubrificação do motor: o que é
Há várias peças móveis no motor do carro, que para funcionarem precisam de lubrificação. Isso porque elas não podem se tocar entre si. Ou, quando podem, não devem gerar atrito. Assim, sem lubrificação haveria desgaste excessivo e superaquecimento.
Aí é que vem o papel do óleo lubrificante e de toda a engenharia desse sistema. Aqui vamos tratar especialmente das 5 peças e partes essenciais desse sistema. A funcionalidade delas pode variar consideravelmente, mas são bem intuitivas.
As mais importantes dizem respeito à pressão da irradiação de óleo, já que falta ou excesso comprometem tudo. Ou ainda, à filtragem desse mesmo óleo, já que impurezas também podem levar a mau funcionamento. O maior exemplo é o cárter.
Parte essencial do sistema de lubrificação do motor, o cárter fica embaixo dele. Ele é responsável por manter o nível correto e completo de óleo, para o sistema todo. Seu material corresponde a uma liga metálica ideal para essa finalidade.
Sistema de lubrificação: as demais peças
Acima falamos do cárter, as demais 4 peças são o filtro do óleo, a bomba, o pescador e o interruptor de pressão. O filtro é, certamente, a mais popular. Sendo também a que mais exige troca, o que deve ser feito a cada troca completa de óleo do motor.
Sua função é evidente, graças ao seu nome. Depois de filtrado, o óleo segue pelas vias do bloco do motor, impulsionado pela bomba. Esta, por sua vez, tem o papel de distribuir o óleo por todo o sistema do motor.
Ou seja, “bombar” o óleo, literalmente. Estando no eixo central, ela conta com palhetas que funcionam como hélices para cumprir essa finalidade. O pescador de óleo funciona ligado à bomba e também ao cárter. No caso, a função de “pesca” faz isso mesmo.
A peça coleta o óleo desde o cárter e leva até o fim do filtro, na parte chamada “peneira”. Por fim, o interruptor de pressão do óleo faz a vistoria do nível para evitar deficiências no sistema. Também é ele o responsável por sinalizar problemas no painel de instrumentos.