A busca por meios de economizar combustíveis tem várias razões, sejam financeiras ou ecológicas. É aí que surge o sistema start-stop. Ele “desliga” o motor do carro quando ele está parado, para não gastar à toa. Entenda aqui sua origem e suas vantagens!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Sistema Start/Stop: origem e funcionamento
Tudo começou com a Fiat, com o modelo Regata ES (Energy Saving), lá nos idos dos anos de 1980. Muito antes do que muitos imaginam, com certeza. Tratava-se de um sedã executivo, já com o Sistema Start/Stop.
Mas a tecnologia não se disseminou tanto. Em 2004 o Citroën C3 insistiu de novo nisso, até que alguns países começaram a tornar a tecnologia obrigatória. A essa altura a bandeira ecológica já era um fato.
O funcionamento segue sendo o mesmo. Basicamente, no carro com caixa de transmissão manual o sistema se baseia no câmbio e no pedal da embreagem. Assim, quando se está em ponto morto com a embreagem em descanso, o motor entra em “stop”.
Já os carros com caixa de transmissão automática, têm um funcionamento diferenciado. Isso porque é algo bem mais simples: basta que você acione o freio do pedal para o sistema ser ativado. Isso já coloca o motor em “stop”, e já economiza em combustível.
Sistema Start/Stop: vantagens e exemplos
Como vimos, o Start/Stop é um sistema que racionaliza a automatiza o uso do motor do carro. Após alguns segundos, e conforme o comportamento dos pedais e do câmbio, ele é acionado. Isso tem várias vantagens e benefícios, sem dúvida.
A primeira delas é que o Sistema Start/Stop economiza combustível. Isso pode parecer um detalhe em alguns casos. Mas para quem dirige muito nas cidades, torna-se algo incrível. Basta imaginar um itinerário rotineiro de vários quilômetros de tráfego pesado.
Aquela situação em que o carro anda no máximo alguns metros, e já para de novo. Segundo algumas montadoras, a economia pode chegar a quase 20%. Sem falar que o motor se torna mais silencioso, e portanto mais confortável para todos.
Por fim, é preciso frisar a considerável redução de emissão de Gás Carbônico (CO2) por parte do veículo. Claro que hoje em dia a eletrificação promete 0% de emissão. Mas, ainda assim, o Sistema Start/Stop segue como um aliado do condutor e do meio ambiente.
Lembrando que ele também pode ser desligado, caso o motorista não queira mais utilizá-lo. Hoje os modelos mais famosos do Brasil a contarem com ele são vários. Por exemplo, o Fiat Argo, o Fiat Toro (versões 1.8 e 2.4). Além do Renault Logan e do Jeep Compass.