Já não se trata de filmes “futuristas”, na verdade, os carros voadores estão cada vez mais próximos do dia a dia. Outra notícia que vem movimentar esse segmento é a da japonesa SkyDrive, cujo CEO é Tomohiro Fukuzawa, ex-engenheiro da Toyota.
Divulgada recentemente, a informação dada pela empresa é a de que seu projeto mais novo, o eVTOL SkyDrive SD-05, já conseguiu uma certificação com os órgãos responsáveis.
Sigla para Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical, a conquista deve garantir que o eVTOL da marca japonesa comece a levantar voos comerciais a partir de 2005, se tudo der certo.
Como serão os voos e os “carros”?
Ainda não há detalhes sobre as especificações do SD-05. Mas tudo indica que ele trará tecnologias e design próximos de outros modelos da marca, como o SD-03, que em 2020 já chamava atenção por medir apenas 4 x 4 x 2 metros, sendo o menor “carro voador” do mundo.
No mesmo ano, o SD-03 fez um voo tripulado de 4 minutos, no Campo de Provas japonês da Toyota. Seguindo nessa linha, o SD-05 certificado deverá ter oito hélices, suportar cerca de 500 kg e cumprir uma autonomia de 30 minutos de voo, fazendo até 100 km/h.
No entanto, ainda não podemos imaginar voos livres, tal como alguém que tira seu veículo da garagem de casa. A princípio, ocorrerão voos comerciais como frotas de táxis, que é um modo de garantir que os veículos terão um itinerário pré-definido.
A certificação indica aprovação em uma bateria de estudos e testes, mas ainda não equivale à liberação para voo. Ainda assim, a SkyDrive espera que esta seja anunciada a tempo de a empresa lançar seus serviços na Exposição Mundial de 2025, em Osaka.
Os acordos e parcerias da empresa
O atual acordo de certificação foi solicitado ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), em 2021. E assinado recentemente pela Japan Civil Aviation Bureau (JCAB), que é a grande responsável pelo Manual de Inspeção de Aeronavegabilidade (AIM) do Japão.
Os padrões são, basicamente, os mesmos da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). O papel deles é garantir todas as condições necessárias de aeronavegabilidade.
Isso inclui fatores climáticos e de segurança e logística. Além dos testes de voo e de resistência do próprio carro, que na verdade é classificado como uma aeronave.
Fundada em 2018, até aqui a SkyDrive já contou com vários patrocínios e parcerias, como com a própria Toyota, a Panasonic e a Suzuki. Se a previsão de voos comerciais é para 2025, a produção seriada dos SD-05 deverá começar apenas em 2008.