Quando se fala em aerodinâmica do carro, parece discussão sobre política ou time de futebol. Afinal, nem sempre os vários lados se entendem. Daí que seja preciso que o grande público entenda as diferenças e utilidades entre spoiler e aerofólio. Confira logo abaixo!
De modo igual, por aqui também já falamos sobre 5 volantes icônicos que fizeram história no Brasil, trazendo fotos e detalhes sobre cada um! E sobre os 10 carros clássicos que são paixão nacional. E até mesmo sobre os hot rods: afinal, o que são esses carros chamativos e por que eles são polêmicos?
Spoiler: arrasto aerodinâmico e seu papel
Tanto o spoiler quanto o aerofólio têm origem nas pistas de corrida, com uma função aerodinâmica muito clara e calculada. Ao saltar das pistas para as ruas, é importante observar que os itens se tornaram eminentemente estéticos. Ou seja, quase sempre perdem sua funcionalidade.
Dito isto, podemos afirmar que o spoiler é instalado em extremidades do carro, para reduzir seu arrasto aerodinâmico. Ele faz isso redirecionando o ar, seja quando opera na traseira ou na dianteira. Sendo que na frente ele fica na extremidade inferior do para-choque, e atrás na superior, seja do vidro ou do porta-malas.
O arrasto aerodinâmico, por sua vez, nada mais é do que a força que o ar exerce num veículo em movimento. Ou seja, o fluxo de ar “pesa” sobre o carro, fazendo resistência e forçando mais seu motor. Isso ocorre especialmente na parte traseira do veículo, mas também é algo geral.
Quando o spoiler é instalado atrás, ele cria um tipo de “bolsão” de ar, que diminui esse fluxo negativo e dá mais força ao carro. Naturalmente, além de aumentar a velocidade do veículo, isso diminui seu gasto em termos de combustível. O spoiler pode ser de plástico ou de fibra (de vidro ou carbono).
Aerofólio: downforce e seu papel
Tecnicamente, o spoiler também pode ajudar no downforce, mas como efeito paralelo. Como vimos acima, não é sua função. Já o aerofólio, também chamado de “asa traseira”, tem essa exata razão de ser. A qual, inclusive, pode ser definida como tendo uma natureza oposta à do arrasto aerodinâmico.
Se a função anterior era de isolar ou diminuir a força do vento, aqui trata-se de explorar essa força a favor da aerodinâmica do carro. Assim, o fluxo de ar não é redirecionado, mas sim reaproveitado. No caso, tudo isso ocorre para gerar forças descendentes, daí o termo “downforce”.
Outra diferença é que o spoiler é 100% fixado no carro, com uma base fechada que não permite passagem do ar (como vimos na foto do tópico anterior). Já o aerofólio é sempre aberto, tendo apenas uma ou duas bases, com um vão livre entre elas. Além de sempre ser instalado no alto.
Tudo isso permite que ele use a força do vento como modo de aumentar a aderência do carro em relação ao chão. Essa vantagem ocorre quando se está em alta velocidade, mas também em curvas, melhorando consideravelmente a estabilidade da direção. O aerofólio também tem sido usado nas ruas, para efeitos estéticos.