Recentemente, a Stellantis anunciou que realizariam um investimento de US$ 99 milhões (aproximadamente R$ 516 milhões) em três fábricas, sendo elas localizadas nos Estados Unidos e Canadá.
O intuito deste investimento é começar a montar um novo 1.6 turbo de quatro cilindros. Esse motor, será utilizado em dois modelos híbridos.
De acordo com o que foi informado, a empresa informou que iniciará a produção no começo de 2025. Além disso, mencionaram que será um propulsor já existente nas marcas da Stellantis na Europa. Segundo algumas informações, há especulações de que seja um motor usado por veículos da Peugeot e Citroën.
O investimento será dividido de acordo com as necessidades de cada local. Com quase US$ 83 milhões (R$ 432 milhões) serão usados no complexo em Michigan (EUA) para realizar a troca de todo o maquinário. Além disso, será nesta fábrica que a montagem final do motor 1.6 turbo híbrido irá ocorrer.
Ainda mais, eles mencionaram que darão continuidade no motor 3.6 Pentastar que é utilizado pelo Jeep Grand Cherokee, porém, em contrapartida terão o encerramento da produção do 2.4 Tigershark em 2023, o qual foi usado pela Fiat Toro no Brasil por alguns anos.
Aproximadamente US$ 14 milhões (R$ 73,2 milhões) serão redirecionados para a fábrica em Indiana, que será responsável por produzir o bloco do motor. Tal investimento será usado para converter as máquinas que já são usadas atualmente, com o intuito de permitir que elas possam ser usadas futuramente para trabalhar com o novo propulsor. E encerrando o valor total, cerca de US$ 2 milhões (R$ 10,4 milhões) serão voltados para o complexo em Toronto, no Canadá, que é responsável pelo cárter.
O anúncio deste grande investimento, foi realizado como parte de um aporte grande da Stellantis na América do Norte. Um exemplo utilizado pela equipe é que a fabricante depositará US$ 2,8 bilhões (R$ 14,6 milhões) no Canadá para produzir as diversas tecnologias para os carros elétricos, sendo elas: plataforma, baterias, motores e diversos outros componentes. Ainda mais, segundo os especialistas os motores a combustão ainda terão futuro dentro da empresa.
Em um futuro próximo a Stellantis investirá mais US$ 24,7 milhões (R$ 129,1 milhões) na fábrica de motores em Michigan para tornar possível a montagem de mais duas variantes do 3.6 V6 Pentastar. O objetivo final da empresa é ter apenas carros elétricos na Europa em 2030 e, nos Estados Unidos, a meta é que 50% dos produtos sejam 100% elétricos.