A Peugeot, representada pelo grupo Stellantis, deu um passo importante para trazer ao mercado brasileiro a nova geração do SUV 3008. Imagens do modelo foram recentemente registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que pode sinalizar o interesse da empresa em lançar o modelo no país. Apresentado oficialmente na Europa no final do ano passado, o novo 3008 chega com tecnologias avançadas e opções variadas de motorização.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O destaque da nova geração é sua plataforma STLA Medium, a primeira do grupo Stellantis a ser utilizada em um modelo de produção em série. O SUV já está à venda vendido na Europa tanto em versões elétricas quanto a gasolina.
Na versão elétrica, o E-3008 conta com uma bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e 73 kWh, que alimenta um motor elétrico dianteiro de 210 cv e 34,9 kgfm de torque, proporcionando uma autonomia de 525 km. Haverá ainda uma versão com motor adicional na traseira, elevando a potência total para 320 cv, mantendo o mesmo alcance de 525 km.
Outra opção, focada em maior autonomia, oferece uma bateria de 98 kWh e motor elétrico de 230 cv, capaz de alcançar até 700 km, embora sem a opção de tração nas quatro rodas.
O modelo com motorização híbrida usa um 1.2 de três cilindros turbo com potência total de 136 cv com um pequeno motor elétrico acoplado à transmissão de dupla embreagem e uma bateria de 0,9 kWh. O sistema já é usado pela Peugeot nos 3008 e 5008 atuais vendidos na Europa.
O interior do novo 3008 traz painel digital, com uma tela de 21″ em alta resolução. Curvada em direção ao motorista, essa tela é complementada pelos i-Toggles, dez botões sensíveis ao toque que podem ser personalizados para atender às preferências do motorista e do passageiro dianteiro.
A tradicional alavanca de câmbio foi substituída um comando no painel, ao lado do botão de partida, liberando espaço no console central e ampliando a área de carregamento sem fio para smartphones.
Com 4,54 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,64 metros de altura, o 3008 2024 tem 470 litros de porta-malas na versão com tração integral e 520 litros na variante com tração dianteira. Toda a produção do modelo é realizada na fábrica da Stellantis em Sochaux, na França.
Atualmente, o Peugeot 3008 vendido no Brasil vem equipado com um motor 1.6 THP de 165 cv e câmbio automático de seis marchas. A expectativa agora gira em torno da chegada da nova geração ao mercado nacional. Com o registro de patente efetuado, a introdução da nova geração do 3008 no Brasil pode mais próxima.